quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

NOTAS BIOGRÁFICAS

Finalmente chegámos ao virar de mais um capítulo, mas não ao fim do seu conteúdo, porque Lisboa, com o seu feitiço, (apesar das críticas dos velhos do Restelo do século XVIII) seduz-nos pelo místico dos seus Becos, Largos; Travessas e Ruas, onde desde há séculos, tem passado a nossa história.

RESUMO DE NOTAS BIOGRÁFICAS DOS AUTORES SETECENTISTA CITADOS

BARITI (Giuseppe) - Nasceu em Turim em 25 de Abril de 1719. (...) em 1760 atravessa Portugal, Espanha e França. Publíca alguns livros e vem a falecer na cidade de Londres em 1789, aos 70 anos.

BECKFORD (William) - Nasceu a 29 de Setembro de 1760, sendo seu pai o Lorde Mayor de Londres e um dos homens mais ricos de Inglaterra, ex-negociante londrino e membro da Câmara dos Comuns. Nesta cidade de Lisboa conhece o Marquês de Marialva, favorito da Rainha e, com ele, trava ràpidamente uma sólida amizade. Permanece em Portugal de Maio a Setembro de 1787. Durante esses meses regista tudo o que se lhe é dado observar (...) com uma espontaneidade que não exclui um estilo atraente.

CARRÈRE (J.B.F.) - Nasceu em França e veio para Portugal em 1796, fugido ao terror, mas a contas com o Intendente Pina Manique, para quem todo o françês era um jacobino. Com uma visão de tal modo preconceituada não prejudica, no entanto, o pitoresco e animadíssimo quadro que traçou da vida lisboeta.

COSTIGAN (Arthur William) - Oficial Escocês, de seu verdadeiro nome coronel JAMES FERRIER, serviu até 1776 o exército português, lugar de que foi compulsivamente destituído. O livro que escreveu sobre Portugal, aparece vinculado ao seu azedume no que respeita ao nosso país.

GORANI (José) - Nasceu em Milão a 15 de Fevereiro de 1740. De origem aristocrata, ingressou no exército logo após os estudos secundários. Percorre a Europa chega a Portugal em 1765, provavelmente em missão de espionagem. Provido de boas cartas de apresentação, conseguiu facilmente acesso à Corte e à amizade de Pombal. Deixa o país em 1767. (...) em missão diplomática secreta ao serviço do Marquês do Pombal.
As suas críticas são comuns no resto da Europa. Nelas se refere ao mau estado geral das estradas e à má qualidade das hospedarias; no caso concreto salienta ainda a falta de policiamento e sujidade das ruas não calcatadas da Capital Portuguesa.
Morre em Genebra no ano de 1819.

SOUTHEY (Robert) - Nasceu em Bristol a 12 de Agosto de 1774. De origens burguesas (seu pai e seu tio eram negociantes) foi educado por uma tia. A sua primeira viagem a Portugal em 1795, desperta-lhe a curiosidade pela nossa cultura, com a qual contactara apenas através de algumas leituras. Publíca a obra SPAIN AND PORTUGAL, que obteve algum sucesso. Morre em Londres na década de 20, sem ter voltado a ver a nação a cuja cultura dedicou tão larga parte da sua vida.

SÉCULO XVIII - LISBOA SETECENTISTA VISTA POR ESTRANGEIROS
Piedade Braga Santos - Teresa Rodrigues - Margarida Sá Nogueira

Sem comentários: