domingo, 3 de fevereiro de 2008

RUA NOVA DO ALMADA

Rua Nova do Almada - (2000) Foto Luís Pavão in AFML
Rua Nova do Almada - (196-) Autor desconhecido

Rua Nova do Almada - (1965) Foto Armando Serôdio in AFML


Rua Nova do Almada - (1965) Foto Armando Serôdio in AFML



Rua Nova do Almada - (1961) Foto Arnaldo Madureira in AFML




Rua Nova do Almada - (195-) Foto Firmino Marques da Costa (Demolição da Igreja da Conceição Nova para aí se instalar a C.G.D.) - in AFML





Rua Nova do Almada - (Ant. 1947) Foto Paulo Guedes - Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa






Rua Nova do Almada - (1918-11) Foto Joshua Benoliel (Cortejo a caminho do Paço de Belém e das legações dos paises aliados, para festejarem o final da I Grande Guerra) in AFML





A RUA NOVA DO ALMADA pertence a duas freguesias. À freguesia de SÃO NICOLAU os números pares, à freguesia dos MARTIRES os números ímpares.
Começa na Rua de São Julião no número 23 e termina na Rua Garrett no número 1.
Para obviar a tão graves e inconvenientes entraves à circulação citadina entre a Baixa e a cidade alta, (1) foi decidido abrir uma nova Rua.
No "Mercurio Português", publicação periódica iniciada no ano de 1663 mas de curta duração, numa notícia de Maio de 1665, encontra-se o seguinte artigo sobre a RUA NOVA DO ALMADA: «e porque o cuidado da guerra ( da Restauração) não embaraça o do Governo político, em 13 deste mês se começou, em Lisboa, a abrir uma formosa Rua, de 30 a 35 palmos de largura, que começa na Rua da Calcetaria e sai ao Espirito Santo, muito convenientemente para formosura e serventia do Bairro Baixo para o Alto da cidade e sobe tão invisível, e sensivelmente, que quase parece que tudo fica plano. Por esta razão, há muitos anos que era desejada e se intentou. Nunca se conseguiu porque era necessário comprar, e derrubar muitas casas que, naquele lugar, faziam vários becos estreitos, conforme a fábrica antiga das cidades. Pode-se conseguir, com a resolução que tomou Rui Fernandes de Almada, que entrou a ser presidente do Senado da Câmara, e por memória, ao autor da obra tão útil, quis o Senado que a Rua ficasse com o seu nome e se chama a RUA NOVA DO ALMADA»(2).
A Igreja da CONCEIÇÃO NOVA era apenas um dos edifícios nobres de Lisboa(...) E o que hoje parece mais chocante é ter-se tratado de uma Igreja na zona nobre do Chiado. Aqui a vemos à direita na sua parcial demolição. Datava de 1698, tendo sido reedificada em 1766 (após sofrer danos com o Terramoto), ainda inocente dos perigos que a espreitavam, foi demolida nos anos 50 (do século XX), deu lugar a um prédio neopombalino para aí se instalar a Caixa Geral dos Depositos.
Recorda-se ainda que esta área, no fundo da Rua Nova do Almada, era vulgarmente conhecida pelo topónimo «Pote das Almas»(3).
A nova rua de Lisboa, que muito justamente veio a ter o nome de quem tomou a iniciativa de concretizar a sua construção, por dificuldades no derrube de um prédio existente na esquina com a actual Rua Garrett, que só o terramoto de 1755 teve força para o deitar a baixo sem protesto, após a reconstrução pombalina da Baixa adquiriu o actual traçado.
(1) - Que se estendia até às Portas de Santa Catarina, Largo das Duas Igrejas, hoje Largo do Chiado.
(2) - Lisboa de Alfredo Mesquita - 1903
(3) - Sanchesjose-jams.blogspot.com - Imagens de Lisboa Antiga e Desaparecida.






























Sem comentários: