domingo, 24 de fevereiro de 2008

RUA SANT'ANA À LAPA

Rua Sant'Ana à Lapa - (s.d.) Foto Eduardo Portugal (Casa dos Possolos) in AFML
Rua Sant'Ana à Lapa - (1939-08) Foto Eduardo Portugal ( Palácio dos Possolos ) in AFML

Rua Sant'Ana à Lapa - (1967) Foto João H. Goulart in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa


Rua Sant'Ana à Lapa - (s.d.) Foto Augusto de Jesus Fernandes (Fábrica Couraça) in AFML


A RUA SANT'ANA À LAPA (antiga Rua Direita de Santa Ana) pertence à freguesia da LAPA começa na Rua da Lapa no número 72-B e termina na Rua de Santo António à Estrela no número 39-A
Esta rua encontra-se na freguesia de Nossa Senhora da Lapa, actualmente designada por Rua Sant'Ana à Lapa, perpendicular à Avenida do Infante Santo, mesmo por detrás da Basílica da Estrela.
Uma rua estreita com vários edifícios de construção do princípio do século XIX.
A Rua Sant' Ana à Lapa era uma pequena rua, que segundo o Itinerário Lisbonense «fica na direcção da Porta Principal do Convento da Boa Morte e termina na Rua Direita de Buenos Aires».
Transitou deste sítio uma das mais antigas Olarias de Sant'Ana (1741), certamente a mais afamada, que trabalhou também em faianças artísticas.
A Câmara Municipal em 1928 retirou-lhe o terreno para nele implantar uma rua.
É agora Norberto de Araújo que nos conta nas suas "Peregrinações em Lisboa" «a Olaria das Terras de Sant'Ana - assim se chamava - passou então para a Junqueira, de onde logo transitou para a Boa-Hora, número 96 à Ajuda e ali subsiste com o seu título antigo, sob a fórmula "Fabrica de Faianças e Azulejos de Sant'Ana».
Data de 1741 que neste local, segundo tradições locais, que um modesto oleiro ali fundara uma pequena oficina para fabrico de loiça vermelha, da qual ascendeu para loiça fina.
Achei muito interessante esta passagem do Bairro da Lapa, pelo que não resisti em transcrever parcialmente. «a freguesia da Lapa tem 234 anos e 15000 habitantes. Nos seus 75 hectares de Lapa, ricos e pobres sobem e descem as mesmas ruas, contornando as mesmas esquinas, olham-se mas não se cumprimentam.
A principal diferença entre um e outro é que o pobre é mesmo pobre e o rico nem sempre o é.
Mário Fonseca, dono do Minimercado da Lapa, na Rua das Praças , diz: "90% dos residentes da Lapa fazem uma vida da qual não fazem parte. São ricos pobres, ricos só de fachada» (1).
Embora a Lapa de outrora podia ser classificada como uma "Lapa popular" e outra "Lapa Aristocrata", uma Lapa das gentes do mar e da classe média, aqui e ali salpicada do seu Palácio ou aparência de Solar Burguês, hoje não é bem assim...
(1) - fora da linha (Bairros Históricos)

2 comentários:

João Celorico disse...

Curioso que julguei que a Fábrica Sant'Ana, teria esse nome porque a rua da Aliança Operária se terá chamado de rua de Santa Ana. É que na rua D. João de Castro, 25A, paralela à rua da Aliança Operária, há uma das entradas para uma "Vila Sant'Ana". Tudo muito próximo e depois de ler o post da rua Aliança Operária, foi a ideia com que fiquei. Afinal nem tudo era assim tão claro como eu pensava.

APS disse...

Caro João Celorico

Efectivamente a «RUA ALIANÇA OPERÁRIA» já teve designação anterior de «RUA SANTANA», aconteceu a sua mudança em 1915.
Quanto à "FABRICA SANT'ANA" é como nos conta o olisipógrafo "NORBERTO DE ARAÚJO".
Cumprimentos
APS