quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O POÇO DO BORRATÉM [IV]

Poço do Borratém, 6 e 7 - (1971) -Fotógrafo não identificado (O Poço do Borratém) in AFML
Poço do Borratém - (195_) Foto de Judah Benolier ( Poço do Borratém, vendo-se o eléctrico em direcção à Rua do Arco Marquês do Alegrete) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa

(CONTINUAÇÃO)
O POÇO DO BORRATÉM
«O SÍTIO DO POÇO DO BORRATÉM (2)»
Nos dois terços do Rossio que ficam livres, está situado o Hospital de Todos-os-Santos, vulgarmente chamado de el-Rei, por ter sido el-Rei D. João II quem o mandou construir sendo uma obra sumptuosa.
Foi acabado por el-Rei D. Manuel I que o dotou de muitas rendas e privilégios.
O edifício tinha a forma de Cruz.
Depois do Terramoto o vasto terreno do Hospital Real de Todos-os-Santos, contido entre as quatro largas serventias foi doado a três entidades. Aos padres Camilos, à Misericórdia e ao Hospital de São José.
Nos últimos meses do ano de 1778, o Arquitecto civil e militar da Mesa da Consciência e Ordens, medidor e avaliador oficial, media a mando do Conde de Valadares, escrivão da mesa da Santa Casa da Misericórdia, os terrenos de toda esta "ilha", de que se acharam de posse os religiosos de S. Camilo.
Foi dividida em duas partes desiguais, no sentido leste-oeste, a enorme fatia: o quinhão do Norte com 2/3 da área total coube aos frades; o quinhão do Sul dividiu-se em duas parcelas: a do poente e torneando para a Rua Oriental da Praça da Figueira, foi distribuída à Misericórdia; a do Borratém, foi doada ao Hospital de S. José, que tinha então anexa a Misericórdia, ficando-lhe porém, o «POÇO DO BORRATÉM» de fora, numa reentrância, que era logradoiro público.
Os religiosos de S. Camilo estabeleceram-se na parte que lhes foi concedida, fazendo o seu Templo na Ermida de S. Mateus, que passou a chamar-se também «IGREJA DOS CAMILOS», e que durou até à extinção das ordens religiosas em 1834, ficava mesmo defronte ao actual Beco dos Surradores.
Depois da extinção das Ordens Religiosas, a parte que lhes pertencia foi vendida em vários lotes ao Tesouro Público.
(CONTINUA) - Próximo «O SÍTIO DO POÇO DO BORRATÉM-(3

Sem comentários: