terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PRAÇAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [III]

Praça Olegário Mariano - (195_) Foto de Artur Goulart in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
Praça D.Pedro IV(vulgo) Rossio - (2005) Foto de APS (Vista do Rossio na parte Sul)
(CONTINUAÇÃO)
«PRAÇAS (3)»
PRAÇA OLEGÁRIO MARIANO (Poeta) - PÁTIOS
PRAÇA OLEGÁRIO MARIANO (1959)
Esta Praça pertence à freguesia de SÃO JORGE DE ARROIOS, fica entre a Rua Pascoal de Melo, Rua Cavaleiro de Oliveira e Rua Francisco Sanches.
Na sua designação anterior era chamada de Praceta da Rua Pascoal de Melo. Com edital Municipal de 04.05.1959 passou a chamar-se «PRAÇA OLEGÁRIO MARIANO».
Este topónimo sugerido pelo Diário de Notícias na sua edição de 15 de Dezembro de 1958, homenageia OLEGÁRIO MARIANO CARNEIRO DA CUNHA, o poeta brasileiro (Recife/24.03.1889 - 28.11.1958/Rio de Janeiro) que em 1938 foi eleito, em concurso promovido pela revista «FON-FON», Príncipe dos Poetas Brasileiros. (...). A sua ligação a Portugal começou como ministro plenipotenciário nos Centenários de Portugal, em 1940, seguida do facto de ser delegado da Academia Brasileira na Conferencia Inter-Académica de Lisboa para o Acordo Ortográfico de 1945 e finalmente, embaixador do Brasil em Portugal nos anos de 1953 e 1954 (1).
«PÁTIOS»
«PÁTIO DO BRASILEIRO»
Como curiosidade existem três «PÁTIOS» em Lisboa com a referência de «PÁTIO DO BRASILEIRO». Um na freguesia de «CAMPOLIDE» outro na freguesia de «NOSSA SENHORA DE FÁTIMA» e o terceiro na freguesia do «SANTO CONDESTÁVEL». O Pátio da freguesia de CAMPOLIDE tem entrada pela Calçada do Baltazar no número três no Bairro da Calçada dos Mestres. O que pertence à freguesia de Nª.Sª. DE FÁTIMA, está instalado na Estrada das Laranjeiras no número 138. O último Pátio, este na freguesia do «SANTO CONDESTÁVEL», tem a sua entrada pela Rua Tomás da Anunciação no número 108.
(1) - Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da C.M.L.
(CONTINUAÇÃO) - (PRÓXIMO) - (RUAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [I] - RUA CECÍLIA MEIRELES - RUA CARDOSO DE OLIVEIRA)

Sem comentários: