segunda-feira, 23 de março de 2009

CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [IV]

Calçada da Cruz da Pedra - (1956) -Foto de Armando Serôdio (Inicio da Calçada das Lajes frente para a Calçada da Cruz da Pedra, onde esteve instalado parte do Palácio dos Viscondes de Manique, hoje Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico Nº 15, com entrada pela Calçada das Lajes) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
Calçada da Cruz da Pedra - (1942) - Foto de Eduardo Portugal (Baluarte de Santa Apolónia dentro da Quinta que pertenceu ao Visconde de Manique) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
(CONTINUAÇÃO)
CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA
«PALACETE DO MANIQUE (1)»
O Palacete ao fundo da Calçada das Lajes do lado direito de quem sobe, (era visível na verga do portal em letra de pedra - dos anos setecentos - o número dois antigo) com frente para a Calçada da Cruz da Pedra, pertencia em meados do século XIX ao 1º Visconde de Manique do Intendente, (Pedro António de Pina Manique Nogueira Matos de Andrade), nascido no ano de 1774 em Lisboa, faleceu nesta cidade a 05.11.1839.
Era filho do célebre Intendente da Polícia (Diogo Inácio de Pina Manique) 1ºsenhor da Vila da Manique.
Anos mais tarde foi este Palacete vendido pelos Maniques, ao Conde de São Vicente, que o possue em 1893 e que nele residiu poucos anos(1).
No tempo em que este Palacete era pertença dos Condes de S. Vicente, muitas histórias correram por Lisboa protagonizadas principalmente, pelo 6º Conde de S. Vicente D. Manuel Carlos da Cunha e Távora, que contarei mais à frente noutros episódios.
Os herdeiros do último Conde de S. Vicente que tinham habitado este palacete resolveram alienar o património.
Foi adquirido em haste-pública, o bloco urbano do Palacete, com seus amplos terrenos pelo industrial de bolachas senhor Eduardo da Conceição e Silva.
No último quartel do século XIX foi adquirida toda a propriedade por «GEORGE ALEXANDER HALL JÚNIOR», da qual mais tarde, vendeu parte restrita ao Palacete, ao pai de João da Fonseca Vinha.
Já no século XX o Palacete estava novamente para venda, apresentava alguns azulejos do século XVIII, e estes mesmo muito triviais.
(1) - A Ribeira de Lisboa de Júlio Castilho, Volume I, página 94 (1893)
(CONTINUA) - ( PRÓXIMO) - «CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [V] - PALACETE DO MANIQUE (2)»

Sem comentários: