sábado, 7 de março de 2009

RUAS - RELACIONADAS COM O BRASIL, NA TOPONÍMIA DE LISBOA [IV]

Rua Rui Barbosa - (195_?) - Foto de Artur Goulart (A Rua Rui Barbosa na freguesia de Santa Engrácia) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
Rua Rui Barbosa - (s/d) (Autor não identificado) (Busto de Rui Barbosa) in http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/rui-barbosa
Rua Rui Barbosa - (s/d) - (Fotógrafo não identificado) (Fotografia de Rui Barbosa) in http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/rui-barbosa/imagem
(CONTINUAÇÃO)
«RUAS (4)»
RUA RUI BARBOSA (1924) - (Jurista, Político, Diplomata e Jornalista)
Pertence à freguesia de «SANTA ENGRÁCIA», começa na Rua Washington no número 49-A e finaliza na Rua do Mato Grosso no número 51.
Com deliberação Camarária de 25.11.1918 e Edital de 17.10.1924, teve como designação anterior o nome de «RUA 3 DO BAIRRO AMÉRICA».
Assim, neste arruamento do Bairro América está consagrado o Político e orador brasileiro «RUI BARBOSA DE OLIVEIRA SALVADOR» (05.11.1849-01.03.1923).
Jornalista fogoso e orador torrencial teve um importante papel na luta contra a ditadura e na defesa do principio da igualdade das nações (1).
«SANTA ENGRÁCIA» não é autarquia muito exigente, mas o que tem é de primeira. Por isso lá fica o «PANTEÃO NACIONAL» e, quanto ao Brasil, apanhou nos anos vinte, esta RUA dedicada ao homem que foi JURISCONSULTO, ESCRITOR e JORNALISTA, e que não contente com isso arranjou ainda espaço para homenagear todo o «MATO GROSSO» não cuidando de saber se é do Norte ou do Sul. Estranhas artes terá tido este estado brasileiro para se fazer representar em Lisboa, em detrimento de outras que, aparentemente, seriam mais conhecidos. Mas lá está com todo o direito.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - (RUAS-RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [V] - RUA PADRE ANTÓNIO VIEIRA)



2 comentários:

Popelina disse...

Caro APS,

Nunca pensei que houvesse tantas ruas relacionadas com o Brasil, em Lisboa!

Um grande abraço

APS disse...

Cara Popelina

Poderá eventualmente existir mais ruas, só que de momento não estão "tratadas".
Com a próxima, fecha o ciclo do Brasil, e vamos partir para outras paragens (Rua da Cruz da Pedra).
Estou a seguir o seu Blog, deve SFF activar o sistema. OK?
Um abraço
APS