domingo, 20 de setembro de 2009

CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [III]

Campo dos Mártires da Pátria - (200_) Foto de autor não identificado (Faculdade de Ciências Médicas) in SKYCRAPER CITY
Campo dos Mártires da Pátria - (Início do século XX) Foto de Joshua Benoliel (Embaixada da Alemanha e Instituto Alemão) in AFML

Campo dos Mártires da Pátria (1906-03) Foto de Joshua Benoliel (Ministério da Educação Nacional ) in AFML


Campo dos Mártires da Pátria - (entre 1900 e 1945) - Foto de José Artur Leitão Bárcia (Igreja do Convento de Santana, porta lateral para a antiga Rua do Convento de Santana) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [III]
«CAMPO DE SANTANA (2)»
A antiga «CARREIRA DOS CAVALOS» (hoje chamada de) «RUA DE GOMES FREIRE» era um verdadeiro picadeiro público, assim denominado por permitir galopar e correr à rédea solta até ao «CAMPO DE SANTANA».
O «CONVENTO DE SANTANA» que deu nome ao local, (ver mais aqui), pertencia às Religiosas Terceiras da Ordem de São Francisco, fundado em 1561 pela rainha Dona Catarina (mulher de D. João III). Estava instalado na antiga «RUA DO CONVENTO DE SANTANA», hoje «RUA DO INSTITUTO BACTERIOLÓGICO», onde funciona o «INSTITUTO BACTERIOLÓGICO DE CÂMARA PESTANA», criado em 1892, começou a ser construído neste local em 1898 tendo ficado concluído no ano de 1900.
Conforme LISBOA se ia transformando o «CAMPO SANTANA» chamado de «QUINTA COLINA DE LISBOA», ia crescendo com prédios. (ver aqui uma reportagem fotográfica magnifica)
Ao fundo do Largo ajardinado o da «PRAÇA DE TOUROS» foi edificada a nova «ESCOLA MÉDICA-CIRÚRGICA», uma obra dos arquitectos «JOSÉ MARIA NEPOMUCENO» e «LEONEL GAIA». No ano de 1906, em Abril, realizou-se em Lisboa o Congresso de Medicina e foi inaugurado o magnífico edifício em frente do qual foi erguida a estátua do grande professor «JOSÉ TOMÁS DE SOUSA MARTINS».
A crítica apontou como indigna do mestre e do local a obra do escultor «ALEIXO QUEIRÓS RIBEIRO», que apresentou o sábio sentado em banal cadeira, o que levou a jocosos gracejos e até a vibrantes protestos.
Ordenou-se a demolição do monumento, o que se fez de noite. No dia seguinte, nem o entulho se via por perto.
O encarregado pela nova cinzelagem da segunda estátua foi o escultor «COSTA MOTA (tio)», tendo sido inaugurada em 7 de Março de 1907, no dia do aniversário do médico, que falecera em 18 de Agosto de 1897.
A Faculdade de Direito também teve a sua sede no «CAMPO DE SANTANA». Foi fundada no ano de 1913, pelo «DR. AFONSO COSTA», na Escola Politécnica. Próximo deste edifício escolar está o «PATRIARCADO». Depois da Lei da separação da Igreja do Estado, os prelados olisiponenses foram obrigados a deixar o edifício do antigo Convento de S. Vicente de Fora e foi este o escolhido para residência do cardeal «D. ANTÓNIO MENDES BELO» a moradia onde residia o Conde de «TATTENBACH», ministro da Alemanha.
O Palacete foi construído pelo arquitecto de Mafra «JOÃO LODOVICE», mas sofreu muitas modificações.
O patriarca de Lisboa «D. JOSÉ POLICARPO», transferiu em Outubro de 1998 os serviços diocesanos para o antigo «MOSTEIRO DE SÃO VICENTE DE FORA» no «CAMPO DE SANTA CLARA», lugar que já tinha sido residência patriarcal entre 1834 a 1910. (ver mais aqui)
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [IV] - CAMPO DE SANTANA (3)»




Sem comentários: