quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RUA DA BICA DE DUARTE BELO [VI]

Rua da Bica de Duarte Belo - (2009) - (O elevador da Bica) Foto gentilmente cedida por Rafael Santos, autor do blogue DIÁRIO DO TRIPULANTE
Rua da Bica de Duarte Belo - (2005) - Foto de MAF.COM - (Entrada Sul do Ascensor da Bica na Rua de São Paulo) in A MINHA BICA

Rua da Bica de Duarte Belo - (194_) Foto de Manuel Tavares ( O elevador da Bica) in AFML


Rua da Bica de Duarte Belo - (1921) Fotógrafo não identificado ( O elevador da Bica nos anos 20 do século passado) in RESTOS DE COLECÇÃO
(CONTINUAÇÃO)
RUA DA BICA DE DUARTE BELO [ VI ]
«O ELEVADOR DA BICA»
A necessidade da existência de veículos que ajudassem os pobres humanos a subir os íngremes caminhos da cidade de Lisboa foi sentida sempre. Basta olhar para ela: toda aos altos e baixos, Lisboa mete respeito a quem tenha de a percorrer.
Um sacerdote sonhador e amigo das coincidências descobriu-lhe sete colinas, tantas como as de ROMA - «CASTELO», «GRAÇA», «SANTO ANDRÉ», «SANTANA», «SÃO ROQUE», «CHAGAS» e «SANTA CATARINA».
Para além da confusão que faz a qualquer mortal distinguir por exemplo, entre as colinas de «SÃO ROQUE» e das «CHAGAS» (que, afinal, em rigor fazem parte da mesma elevação), cedo se tomou consciência de que as elevações são muito mais; basta lembrar, assim de repente, a «ESTRELA», a «AJUDA», a subida para as «AMOREIRAS» e tantas outras...
Os elevadores, fosse qual fosse a sua natureza, apareceram assim como a naturalidade de quem olha para os que necessitam.
Os elevadores que existem, nasceram todos entre os finais do século XIX e o princípio do século XX.
Fica na zona da «BICA» o mais típico destes veículos, inaugurado em 28 de Junho de 1892 (embora a sua exploração pela -COMPANHIA DE CARRIS DE FERRO DE LISBOA-tenha sido iniciada em 1927).
Deve o seu pitoresco ao facto de atravessar um "velho" bairro de Travessas e prédios na sua maioria do século XVIII, passando na «RUA DA BICA DE DUARTE BELO», aberta pela natureza.
Começa por ser curiosa logo a entrada no transporte, que é feito por um vulgar prédio de rendimento de cinco andares na «RUA DE SÃO PAULO».
Inicialmente movido por contrapeso de água, passou, quatro anos mais tarde, à locomoção a vapor. Devido a um acidente, por ocasião dos trabalhos para a sua electrificação iniciada em 1914, o «ASCENSOR DA BICA» esteve encerrado até 1923.
Deve-se a sua concepção ao Engenheiro «RAOUL MESNIER DU PONSARD», (Ver mais aqui)
responsável por este e outros existentes, bem assim como alguns já desaparecidos. Apesar do nome francês, era bem português, natural do «PORTO».
Foi este engenheiro o homem que mais poupou os pulmões dos alfacinhas, arranjando forma de lhes facilitar as subidas e descidas.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DA BICA DE DUARTE BELO [ VII ] - A HISTÓRIA DO ELEVADOR DA BICA (1)»




2 comentários:

Marcia Faria disse...

Gosto muito de ver as fotos antigas e comparar as imagens com os dias de hoje.

É sempre muito prazeiroso visitar o seu blog.

Tenha um bom final de semana.
Um abraço!!!

APS disse...

Cara Márcia Faria

A «BICA» tem magnificas imagens para desfrutar dessa beleza.

Sou eu que fico grato pela sua visita a esta blogue.

Tenha um bom início de semana!

Um abraço
APS