quarta-feira, 25 de novembro de 2009

RUA DA MISERICÓRDIA [ I ]

Rua da Misericórdia - (1905) Fotógrafo não identificado (Rua de S. Roque, depois Rua do Mundo e hoje Rua da Misericórdia) (Postal ilustrado de Faustino A. Martins).
Rua da Misericórdia - (1948 ?) Desenho do Engº A. Vieira da Silva publicado no livro «A CERCA FERNANDINA DE LISBOA» ( DO POSTIGO DE S. ROQUE AO POSTIGO DA TRINDADE - MAPA IX - (O tracejado a verde representa a "RUA DA MISERICÓRDIA") uma edição da C.M.L.

Rua da Misericórdia - (1948 ?) Desenho do Engº A. Vieira da Silva publicado no livro «A CERCA FERNANDINA DE LISBOA» ( DO POSTIGO DA TRINDADE ÀS PORTAS DE SANTA CATARINA - Mapa XI - (O tracejado a verde indica a Rua Larga de S. Roque, mais tarde Rua de S. Roque, depois Rua do Mundo e actualmente Rua da Misericórdia) uma edição da C.M.L.
RUA DA MISERICÓRDIA [ I ]
«A RUA LARGA DE SÃO ROQUE (1)»
A «RUA DA MISERICÓRDIA» pertence a duas freguesias. À freguesia da «ENCARNAÇÃO» os números ímpares. Na freguesia do «SACRAMENTO» todos os números pares. Começa na «PRAÇA LUÍS DE CAMÕES» no número 48 e termina no «LARGO TRINDADE COELHO» no número 9.
Á «RUA DA MISERICÓRDIA» foi atribuído este topónimo por deliberação camarária de 12/08/1937 e respectivo Edital de 19/08/1937, para homenagear a «SANTA CASA DA MISERICÓRDIA» que se encontra mais a Norte da rua.
Ainda outras designações tinham conhecido esta artéria. «RUA DO MUNDO» (por deliberação Camarária de 27/10/1910 e edital de 18(11/1910), para perpetuar o nome do Jornal que estava sediado neste arruamento e ainda antes designava-se «RUA DE SÃO ROQUE» (deliberação camarária de 18/05/1889 e Edital de 08/06/1889), sendo esta artéria chamada inicialmente por «RUA LARGA DE SÃO ROQUE», em memória da Igreja e Convento de São Roque, que tinha dado nome ao sítio.(1)
A «RUA LARGA DE S. ROQUE», chama-se hoje «RUA DA MISERICÓRDIA». Mas existe uma diferença: enquanto a rua actual termina no «LARGO TRINDADE COELHO» (vulgarmente também conhecido por «LARGO DA MISERICÓRDIA», a antiga rua prolongava-se até sensivelmente ao sítio onde temos agora o «ELEVADOR DA GLÓRIA».
Diz-nos «NORBERTO DE ARAÚJO» mas suas «PEREGRINAÇÕES EM LISBOA» livro VI, página 52 que: "Recuando ao século XVI, ao tempo em que isto era uma encosta a urbanizar-se, ainda com arvoredos e lombas secas, à época em que D. Sebastião fez abrir, municipalizada, esta serventia solene a-par da «TRINDADE», da Casa professa, e à ilharga dos Carmelitas. Então era a «RUA LARGA DE SÃO ROQUE»".
Podemos concluir que de «S. ROQUE» não encontramos quaisquer vestígios na Toponímia local. Quanto ao «LARGO», chama-se «DE TRINDADE COELHO», a nossa RUA hoje tratada chama-se da «MISERICÓRDIA», a outra parte da rua que lhe pertencia até ao elevador passou a chamar-se de «S. PEDRO DE ALCÂNTARA».
Os prédios que bordejam esta rua (mandada abrir por D. SEBASTIÃO) são quase todos do século XIX, (chamado de «POMBALINO TARDIO» alguns mesmo construídos sobre os escombros do terramoto do século XVIII, não possuindo interesse de referência.
No século de Quinhentos uma boa parte destes terrenos urbanos em paralelo com o «BAIRRO ALTO», parece que pertenciam aos frades da Trindade.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DA MISERICÓRDIA [ II ] - A RUA LARGA DE SÃO ROQUE (2)»

7 comentários:

Luísa A. disse...

Gosto imenso do seu blogue, APS, com que tenho aprendido muitíssimo. E na Rua da Misericórdia, que calcorreio várias vezes por semana, estou com redobrado interesse. :-)

APS disse...

Cara Luísa

Agradecido pelo seu comentário.
Espero continuar a merecer a sua visita.
Cumpts.
APS

Anónimo disse...

um amigo meu que veio viver para Lisboa nos anos 60 contou-me que nessa altura ele conhecia e toda a gente chamava á rua da misericórdia como rua do mundo!e só muito mais tarde descobriu que o que ele sempre chamou rua do mundo era na realidade a rua da misericórdia!

Unknown disse...

Caro amigo

Obrigado pelo comentário.
Tudo tem uma explicação: os sítios por vezes têm esse condão de começarem a ser chamados de acordo com o que está instalado de mais relevante. No antigamente era a IGREJA DE S. Roque(embora ainda lá permaneça) a seguir à 1.ª República era o "JORNAL O MUNDO"(que acabou), e a partir de 1937 a SANTA CASA DA MISERICÓRDIA. Assim, RUA LARGA DE SÃO ROQUE até 1910; RUA DO MUNDO de 1910 até 1937 e RUA DA MISERICÓRDIA de 1937 até hoje.
Despeço-me com amizade,
APS

Isabel Magalhães disse...

Boa tarde. De vez em quando passo por cá... Venho rever, recordar. Grata pela partilha.

APS disse...

Cara Isabel Magalhães

Agradeço a sua visita... já faltou mais para eu colocar uma placa idêntica à sua do seu Blogue.
Despeço-me com amizade,
cumprimentos
APS

Isabel Magalhães disse...

Muito bom dia, APS

É pena mas entendo... Agora as "guerras" e as informações mudaram de local e embora o FB tenha uma interacção mais rápida e directa a procura/consulta é complicada e morosa. No caso do seu blog é mesmo uma tristeza se decidir colocar a placa.

Saudações amigas.

IM