sábado, 28 de novembro de 2009

RUA DA MISERICÓRDIA [ II ]

Rua da Misericórdia - (2009) - Foto de APS (A Rua da Misericórdia com seus edifícios em obras) ARQUIVO/APS
Rua da Misericórdia (s/d) - Foto de Eduardo Portugal (Rua da Misericórdia esquina para o Largo da Trindade onde no número 16 S/Loja, nos anos 50 e 60 do século passado, ali funcionou o «SINDICATO NACIONAL DOS EMPREGADOS DE ADMINISTRAÇÃO E REVISORES DA IMPRENSA» in AFML

Rua da Misericórdia - (entre 1898 a 1908) Fotógrafo não identificado (Antiga Rua Larga de S. Roque hoje Rua da Misericórdia) in AFML


Rua da Misericórdia - (entre 1898 a 1908) Fotógrafo não identificado (Antiga Rua Larga de São Roque) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
RUA DA MISERICÓRDIA [ II ]
«RUA LARGA DE SÃO ROQUE (2)»
Podemos até lançar um breve olhar ao «BAIRRO ALTO», que nos fica bem ao lado da «RUA LARGA DE SÃO ROQUE».
Podíamos dizer que a «RUA DA MISERICÓRDIA» de "Misericórdia" nada lhe assiste dessa notabilíssima instituição.
Mas podemos falar da «RUA DO MUNDO» esse topónimo funcionou enquanto o JORNAL ali habitou.
Ainda sobre a «RUA LARGA DE SÃO ROQUE» tivemos ocasião de analisar as providências que o «MARQUÊS DE POMBAL», depois do terramoto de 1755, procurou introduzir nesta rua.
A «RUA LARGA DE SÃO ROQUE» até ao LORETO.
"Tendo esta Rua em muitas partes uma disforme largura, e excedendo em todas as mais partes os cinquenta e quatro palmos que lhe hão-se dar para ficar em proporção com a «RUA DAS PORTAS DE SANTA CATARINA», e devendo alargar-se as Travessas que vão, por um lado, para a «IGREJA DA TRINDADE», e pelo outro para a «RUA DAS GAVEAS», se podem indemnizar os donos dos terrenos que forem devassados, compensando-se-lhes palmo por palmo naquelas terrenos excessivos, o que se lhes tomar nos que são necessário, e permitindo-se-lhes se avancem até às extremidades da nova Rua, que se deve fundar com cinquenta e quatro palmos de largura somente". (1)

Diz-nos também o olisipógrafo Engenheiro «A. VIEIRA DA SILVA» no seu livro «A CERCA FERNANDINA DE LISBOA», Volume I, 2ª Ed. (CML)- Lisboa - 1987, nas páginas 150 a 151: "«RUA DA MISERICÓRDIA» - A RUA LARGA DE SÃO ROQUE foi mandada abrir por carta de «D.SEBASTIÃO» para o SENADO da CÂMARA, datada de 8 de Janeiro de 1569 (2). Sucedeu a um antigo antigo caminho que das «PORTAS DE SANTA CATARINA» subia pela encosta do monte de «SÃO ROQUE» para os moinhos de vento e arrabaldes ao norte da cidade. Chamava-se, como já vimos, «RUA DIREITA DO MOSTEIRO DE S. ROQUE» ou Rua pública que vai de «NOSSA SENHORA DO LORETO» para «SÃO ROQUE», ou «RUA DE SÃO ROQUE» (3), ou «RUA LARGA DE SÃO ROQUE» (4), denominação esta que perdurou até à implantação do regime republicano. Mudou-se-lhe então o topónimo para «RUA DO MUNDO» e depois para «RUA DA MISERICÓRDIA» (5).

- (1) - TERRAMOTO DE LISBOA DE 1755 - Fundação Luso-Americana (Editora Público/FLAD - Volume 3, página 281 - Lisboa - 2005.

- (2) - Livro 2º de El-Rei D. Sebastião, pág. 49, citado por Matos Sequeira em «O CARMO E A TRINDADE»m Volume I, página 278.

- (3) - «SUMMÁRIO», etc., por C.R. de Oliveira, Rd. de 1755, pág. 22.

- (4) - Corografia Portuguesa, pelo Pe. A. Carvalho da Costa, Tomo III, 1763, página 473.

- (5) - Deliberações Camarárias, respectivamente de 29 de Outubro de 1910 e de 12 de Agosto de 1937, e editais respectivamente de 18 de Novembro de 1910 e de 19 de Agosto de 1937.

(CONTINUAÇÃO) - (PRÓXIMO) - «RUA DA MISERICÓRDIA [ III ] - AS ALTERAÇÕES DO NOME DA RUA».




5 comentários:

Coruja disse...

Boa tarde!

Fiz dois comentários na sua entrada de de Março de 2008 sobre a Rua Garrett... como não sei se é avisado por e-mail, repito-os aqui:

2 comentários:
Coruja disse...
Pois... um anjo eu acabo de encontrar, IPS, o alado lisboeta que se dedica a reunir fotografias e informação de tanto valor e tão bem organizada sobre a nossa Lisboa.

Adoro Lisboa e revigoro-me a calcorrear o Chiado.

Estou a tentar fazer um pouco de voluntariado, e fiquei de organizar uma tarde de entretenimento em Lisboa que inclui uma saída do metro com passeio descritivo pela rua Garrett e mais tarde um jantar numa casa de fados.

O seu blogue caíu-me do Céu... com asas e tudo... :)

Ven ho pedir-lhe se não se importa que utilize a informação que nos proporciona, com os devidos créditos, claro está... :)

Bem-haja.

meu e-mail: sincronia40@gmail.com

2 de Dezembro de 2009 13:13
Coruja disse...
Só um detalhe:

Quando se desce, à direita, não sei bem em que número, encontra-se o engraxador de vão de escada - diz ele que - o mais antigo de Lisboa.

Eu própria já me dei ao luxo de me sentar no cadeirão de braços para engraxar umas botas de cano alto... a primeira e única vez... mas foi lá!!!

Terá, por acaso, alguns dados sobre este estabelecimento??

Muito obrigada.

2 de Dezembro de 2009 13:27
Enviar um comentário

OBRIGADA UMA VEZ MAIS.
Ana da Costa
sincronia40@gmail.com

APS disse...

Cara Ana da Costa

Fico agradecido com as suas amáveis palavras a este blogue.

Está à vontade para utilizar a informação que necessitar.

Quanto ao segundo assunto, existe efectivamente no número 47 da rua Garrett um engraxador de vão de escada, um pouco antes da Casa da Sorte e depois da Livraria Bertrand.
Sobre a sua antiguidade não lhe posso confirmar nem tenho mais elementos do estabelecimento.

Já tinha a sua informação no E-mail.
Desejo-lhe muitas felicidades e sorte na sua entrega de voluntariado.
Volte sempre.
Cumpts
APS

Coruja disse...

Caro APS

Muito obrigada uma vez mais pela sua preciosa ajuda.

Vou 'roubar' algumas coisas e depois mando-lhe os resultados.

Muito obrigada também pela informação sobre o engraxador... por agora já me basta...

Hei-de continuar a vir por aqui.
Um abraço.

Henrique Bastos disse...

No site do Arquivo da Torre do Tombo encontrei o registo do casamento da minha bisavó, na igreja do Sacramento - lida a morada com dificuldade e encontrada a mesma transcrita num estudo genealógico, andei um dia no Largo de São Roque em busca do número 66... Graças a si, sei agora que se trata da Rua Larga de São Roque. Obrigado,
Henrique Bastos

APS disse...

Caro Henrique Bastos
Obrigado por nos visitar. Ainda bem que este blogue vai servindo para alguma coisa útil.
Já agora mais uma achega; o "LARGO DE S. ROQUE" já não tem esse topónimo, chama-se hoje "LARGO TRINDADE COELHO" e em tempos era chamado de "LARGO DA MISERICÓRDIA"(por estar ali instalada essa benemérita organização).
Como eu digo no blogue, a "RUA LARGA DE S. ROQUE", já foi "RUA DO MUNDO" e é hoje "RUA DA MISERICÓRDIA".
Despeço-me com amizade,
Cumprimentos
APS-Agostinho Paiva Sobreira