terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RUA DA MISERICÓRDIA [VII]

Rua da Misericórdia - (2009) - Foto de APS ( O 2º prédio na nossa direita a contar de cima para baixo nesta rua -hoje com mais pisos- funcionou o jornal "REPÚBLICA") ARQUIVO/APS
Rua da Misericórdia - (2009) Foto de APS ( No 1º andar onde ostenta o aviso "Este parque encerrará a partir de 1 de Março de 2006", foi a redacção do "República" de 1930 a 1976) ARQUIVO/APS

Rua da Misericórdia - (1974-04) Foto de Ana Hatherly (O Jornal "República" na Rua da Misericórdia no dia 25 de Abril de 1974) in AFML


Rua da Misericórdia - (1969) - Foto de H. Goulart (Jornal "REPÚBLICA" na Rua da Misericórdia no 1º andar do número 116, alguns anos antes de fechar) in AFML
---//---
(CONTINUAÇÃO)
RUA DA MISERICÓRDIA [ VII ]
«JORNAL "REPÚBLICA"» e «JORNAL "NOVIDADES"»
===
«JORNAL REPÚBLICA»
O jornal «REPÚBLICA» foi fundado pelo «Dr. ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA» em 15 de Janeiro de 1911. Relevante protagonista do ideário liberal e laico do 5 de Outubro, combatível juntamente com o «DIÁRIO DE LISBOA», na luta contra a ditadura Salazarista.
O jornal «REPÚBLICA» ligado desde início a figuras da Maçonaria Portuguesa, tem como protector o «Dr. ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA» (ver mais aqui) chefe do partido republicano evolucionista. Na «RUA GARRETT» no número 48 primeiro andar foi constituído em 1914, como uma Empresa de Propaganda do Jornal «REPÚBLICA», por elementos ligados ao partido.
No ano de 1915 é transferido para o «LARGO DA TRINDADE» no prédio com o número 16 a redacção do jornal, contíguo à sede do «CENTRO EVOLUCIONISTA».
Em 1919 o «Dr.ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA» é eleito presidente da «REPÚBLICA PORTUGUESA», e seu nome foi retirado da direcção do jornal.
Outros directores tomaram conta da vida do «REPÚBLICA», entre eles os Drs. «EDUARDO DE SOUSA», «PEREIRA JÚNIOR», «ANTÓNIO GRANJO» e «RIBEIRO DE CARVALHO».
Quando em 1921 «ANTÓNIO GRANJO» assumio a pasta do «COMÉRCIO» no Governo da Nação, foi o «Dr. RIBEIRO DE CARVALHO» quem assumiu a Direcção do jornal, cargo que manteve até 1924.
O jornal «REPÚBLICA» nesse ano de 1924 termina a sua primeira fase, ainda no «LARGO DA TRINDADE».
Com a morte do «Dr. ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA» em 31 de Outubro de 1929, por volta de 1930, «RIBEIRO DE CARVALHO» empenha-se no reaparecimento do jornal «REPÚBLICA», que havia enfrentado um período de suspensão.
O jornal «REPÚBLICA» passava para as instalações na «RUA DA MISERICÓRDIA» no número 116, em 20 de Março de 1930, tendo começado neste período sob a Direcção e propriedade do «Dr. RIBEIRO DE CARVALHO», que deixou estas funções no ano de 1941.
Embora ligado a pessoas da Maçonaria, consegue sobreviver à instauração do «ESTADO NOVO».
Passa por uma profunda transformação no ano de 1972, onde teve um papel de destaque o jornalista e Maçon o «Dr. RAUL REGO» (ver mais aqui) (antigo jornalista do "JORNAL DO COMÉRCIO"), que substituiu «CARVALHÃO DUARTE» na Direcção do jornal. É neste período que o «REPÚBLICA» passa a contar com grandes nomes da oposição portuguesa, nomeadamente MÁRIO SOARES, GUSTAVO SOROMENHO, MÁRIO MESQUITA, ALBERTO ARONS DE CARVALHO, JAIME GAMA, ANTÓNIO REIS, JOSÉ JORGE LETRIA, ÁLVARO GUERRA entre outros.
Entretanto, dá-se o 25 de Abril de 1974 e, com ele, desencadeia-se uma forte agitação interna no «REPÚBLICA».
Com o seu último número publicado em Janeiro de 1976, o jornal «REPÚBLICA» suspende a sua publicação, pertencendo hoje à história da Imprensa Portuguesa que esteve instalada na «RUA DA MISERICÓRDIA».
---//---
Ainda no «LARGO DA TRINDADE» no número 16 s/loja esteve instalado nos anos 50 e 60 do século passado, o «SINDICATO NACIONAL DOS EMPREGADOS DE ADMINISTRAÇÃO E REVISORES DA IMPRENSA»(1), do qual eu era associado, presidido por «SAPHRA DA COSTA», sendo o mesmo número de porta, onde anos atrás esteve instalado o jornal «REPÚBLICA».
---//---
JORNAL «NOVIDADES»
O jornal «NOVIDADES» fez parte do dia a dia na «RUA DA MISERICÓRDIA» como um jornal de inspiração cristã, sendo seus proprietários a Igreja Católica.
Numa notícia recentemente divulgada por «JOÃO AGUIAR» Presidente do Conselho de Gerência da Renascença, poderá brevemente este título ser reactivado, estando em estudo a possibilidade de reanimar o «NOVIDADES», quer sob o formato impresso, de periodicidade, quer em regime de edição electrónica, correspondendo, assim, a uma hipótese que a Igreja amiúde coloca.
(1) - Inserido hoje no «SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS INDUSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL, GRÁFICA E IMPRENSA».
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DA MISERICÓRDIA [ VIII ] - (RESTAURANTE TAVARES)»


Sem comentários: