sábado, 2 de outubro de 2010

AVENIDA DA LIBERDADE [ VIII ]

Avenida da Liberdade - (2006) - Foto de APS - ("Parque Eduardo VII" ao cimo da Avenida da Liberdade, antigo "PARQUE DA LIBERDADE" antes de 1903) in ARQUIVO/APS
Avenida da Liberdade - (2005) Foto de APS (Parque Eduardo VII num dia de FEIRA DO LIVRO) in ARQUIVO/APS

Avenida da Liberdade - (2005) - Fotógrafo não identificado (Parque Eduardo VII, anteriormente designado «PARQUE DA LIBERDADE» in WIKIPÉDIA


Avenida da Liberdade - (1943) Foto dos Estúdios Mário Novais (Projecto do Parque Eduardo VII e Prolongamento da Avenida da Liberdade) (Planta de Pavimentos e Arborização, Escala 1:1000, 1932 - Engº António Emídio Abrantes - Arquivo Municipal-Arco do Cego -A.M. - A.C.)
in AFML
.
(CONTINUAÇÃO)
.
AVENIDA DA LIBERDADE [ VIII ]
.
«PARQUE EDUARDO VII»
.
A Câmara de Lisboa procurou substituir o «PASSEIO PÚBLICO» por outro jardim no parque público.
Organizou em 1887 um concurso internacional destinado a seleccionar um projecto de parque paisagista a construir nos terrenos do «CASAL DO MONTE ALMEIDA», a NORTE da «AVENIDA DA LIBERDADE». O novo parque a rematar a AVENIDA, deveria chamar-se «PARQUE DA LIBERDADE».
O programa do concurso elaborado pela CML fundamentava-se nos princípios do parque paisagístico. O estilo tido como modelo pelas realizações parisienses executadas entre 1853 e 1870, era considerado, então, como o paradigma da modernidade na arte dos jardins urbanos.
O estudo do «PARQUE DA LIBERDADE», (como se chamou inicialmente) foi rebaptizado em «PARQUE EDUARDO VII), por ocasião da visita do »REI DE INGLATERRA» a LISBOA no ano de 1903.
Quase todos os terrenos pertenciam, na sua maior parte ao capitalista «CARLOS MARIA EUGÉNIO DE ALMEIDA (1846-1914)», começavam na «PENITENCIÁRIA» e estendiam-se até «SÃO SEBASTIÃO DA PEDREIRA».
Desde 1888 que a Câmara pensava ajardinar este local, mas só no século XX se lhe daria destino paisagístico.
A «ESTUFA FRIA» foi criada no ano de 1920, e no lado nascente podemos encontrar um "PALÁCIO" no local do antigo «PAVILHÃO DAS EXPOSIÇÕES» ou «PAVILHÃO DAS FESTAS» como inicialmente lhe chamaram.
Por ocasião do ano de 1932 foi construído pelo arquitecto «ALEXANDRE SOARES» e o Engº. «DIOGO SOBRAL» sendo inaugurado a 3 de Outubro desse mesmo ano, coincidindo com a abertura da «SEGUNDA EXPOSIÇÃO INDUSTRIAL PORTUGUESA», que por esse motivo, lhe deram o nome de «PALÁCIO DE EXPOSIÇÕES E FESTAS». A arquitectura do "PALÁCIO" é do estilo «D. JOÃO V», tocada aqui e ali de barroco. Tem dois torreões em cada extremo, um corpo central de larga varanda, sobre o pórtico e terraços abalaustrados que ligam estes elementos principais ao todo arquitectónico.
Uma deliberação Camarária de 27 de Agosto de 1984, passou a designar este recinto Desportivo de «PAVILHÃO CARLOS LOPES», em homenagem ao atleta «CAMPEÃO OLÍMPICO DA MARATONA» nos Jogos Olímpicos de «LOS ANGELES» de 1984.
Neste «PAVILHÃO» nos anos 50 e 60 do século passado, realizaram-se os mais diversos eventos. Podemos destacar alguns: Torneio de hóquei em patins; Boxe; Luta livre; Marchas Populares de Lisboa, e foi ainda palco de muitos serões para trabalhadores, realizados pela F.N.A.T. em colaboração com E.N..
Presentemente continuamos a assistir "religiosamente" neste espaço do «PARQUE EDUARDO VII», à tradicional exposição da «FEIRA DO LIVRO».
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «AVENIDA DA LIBERDADE [ IX ] - PRAÇA DO MARQUÊS DE POMBAL».

Sem comentários: