sábado, 6 de novembro de 2010

AVENIDA DA LIBERDADE [ XVIII ]

Avenida da Liberdade , 184 - (05.03.2008) Foto de Dias dos Reis (Cinema TIVOLI na Avenida da Liberdade) in DIAS DOS REIS
Avenida da Liberdade - (200_) Fotógrafo não identificado (Fachada do Cine-Teatro Tivoli) in CINEMA AOS COPOS

Avenida da Liberdade - (Entre 1990 e 1991) Foto de Michel Waldmann - (Fachada do Cinema TIVOLI na Avenida da Liberdade) in AFML

(CONTINUAÇÃO)

AVENIDA DA LIBERDADE [ XVIII ]

«O CINE TEATRO TIVOLI»

Localizado na esquina da «RUA MANUEL DE JESUS COELHO» com a «AVENIDA DA LIBERDADE» sítio da nova área elegante da cidade de Lisboa, foi durante muito tempo o cinema de referência para os "cultos" da cinefilia, sendo igualmente frequentado por várias personalidades do mundo das artes e da cultura.

O «CINE TEATRO TIVOLI» nasceu no ano de 1924, após quatro longos anos de obras, concebido segundo um projecto do Arquitecto «RAUL LINO», afirma-se de um finíssimo gosto "NEOCLÁSSICO", um exemplo único no género, que na época, era uma das melhores salas de LISBOA. A sua capacidade inicial de 1114 lugares, faziam do «TIVOLI» o maior cinema da Capital.

No ano de 1930 foi equipado com "fonocinema" e começou a projectar filmes sonoros, tendo nesse ano sido apresentado o primeiro filme sonoro «A PARADA DO AMOR». Depois da morte do seu proprietário «FREDERICO LIMA MAYER», seu filho «AUGUSTO» instalou no «TEATRO» um palco e camarins.
.
A partir dos anos 60 do século XX, começou a adquirir um carácter mais popular. Está na memória de muitos o filme musical «MÚSICA DO CORAÇÃO» que foi um "record" de permanência neste cinema.
.
No ano de 1973 o «TIVOLI» é adquirido por «JOÃO ILDEFONSO BORDALO» deixando assim, de pertencer à família «LIMA MAYER».
.
Em 1989 era novamente adquirido, desta vez pelo empresário espanhol «EMILIANO REVILLA» que, pouco tempo depois, vendeu a maioria das suas acções a uma empresa de capitais espanhóis.
.
No início dos anos 90 do século XX o «TIVOLI» encerrou e chegou a ser alvo de uma tentativa de demolição do seu interior, mas felizmente prevaleceu o bom senso e acabou por se proceder ao restauro de todo o edifício respeitando a traça original. No entanto, a sua capacidade de lugares, foi ligeiramente reduzida para 1088 lugares.
.
Em 1999 o «TIVOLI» reabriu as suas portas, funcionando como teatro e concertos, e desde esse período tem prosperado nesta nova actividade.
.
No ano de 2004 esta casa de espectáculos foi adquirida pela «LxSkene» empresa de capitais portugueses, actual proprietária do «TIVOLI».
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «AVENIDA DA LIBERDADE [ XIX ] - TEATRO AVENIDA - CINEMA S. JORGE - HOTEL VICTÓRIA».



4 comentários:

Luisa disse...

Cinema Tivoli, mais um edifício emblemático de Lisboa, em particular, da Av. da Liberdade.


Abraço

Luísa

Ricardo Moreira disse...

Impressiona o efeito que dá aquele monstro que construíram à volta do Cinema Tivoli. Antes via-se o céu!

APS disse...

Cara LUISA

Esperamos que seja conservado por muitos e bons anos!

Abraço
APS

APS disse...

Caro Ricardo Moreira

Embora o que lhe fica em redor... não lhe tira o esplendor!

Abraço
APS