sábado, 11 de dezembro de 2010

RUA BRANCA DE GONTA COLAÇO [ III ]

Rua Branca de Gonta Colaço - (1930) (Fotografo não identificado) (Uma das obras de BRANCA DE GONTA COLAÇO da Parceria António Maria Pereira) in GALERIA DA FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES)
Rua Branca de Gonta Colaço (Primeiro quartel do século XX) fotógrafo não identificado (A poetisa BRANCA DE GONTA COLAÇO) in GENEALL

Rua Branca de Gonta Colaço - (Finais do século XIX) Fotografo não identificado (TOMÁS ANTÓNIO RIBEIRO FERREIRA - Parada de Gonta - TONDELA - (1831-1901), era pai de BRANCA DE GONTA COLAÇO. Mais conhecido por "TOMÁS RIBEIRO" foi político, publicista, poeta e escritor) in REPÚBLICA ERASMUS


Rua Branca de Gonta Colaço - (s/d) Fotografo não identificado (Placa Toponímica em Tondela da "RUA BRANCA DE GONTA COLAÇO" (hoje Avenida), freguesia do Concelho de Tondela "PARADA DE GONTA" in PARADA DE GONTA
.
(CONTINUAÇÃO)
.
RUA BRANCA DE GONTA COLAÇO [ III ]
.
«BRANCA DE GONTA COLAÇO - SINOPSE DA SUA BIOGRAFIA»
.
«BRANCA EVA DE GONTA SYDER RIBEIRO COLAÇO», nascida em Lisboa no dia 8 de Julho de 1880, viria a falecer no ano de 1945.
Mais conhecida pelo nome de «BRANCA DE GONTA COLAÇO», foi escritora, declamadora e poliglota, mas ficou mais conhecida como poetisa, dramaturga e conferencista.
Filha do político e poeta (Ultra-Romantico) «TOMÁS RIBEIRO» e da poetisa inglesa «ANN CHARLOTTE SYDER». Descendendo de uma família ligada às actividades intelectuais da época, quando nova conviveu com grandes nomes de relevo das Letras e das Artes Nacionais.
No ano de 1898 casou-se com o pintor e azulejista «JORGE REY COLAÇO», adoptando o nome de «BRANCA DE GONTA COLAÇO».
O apelido «GONTA», está ligado à aldeia de seu pai «PARADA DE GONTA» uma freguesia do Concelho de Tondela.
Embora tenha revelado talento para as letras, é na poesia que se inicia. Colabora em publicações literárias e em grande número de jornais e revistas, deixando dispersos muitos dos seus trabalhos.
Por iniciativa sua, a «ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA» promoveu no ano de 1918 uma homenagem a «MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO».
Distinguiu-se também, nessa ocasião como conferencista.
Tinha dotes de poliglota, escrevia correctamente o inglês, sendo responsável por algumas traduções de grande prestígio.
Na sua obra multifacetada engloba vários géneros como a poesia, o drama e as memórias. Procura dar um valioso retrato das elites sociais e intelectuais portuguesas do seu tempo, com as quais conviveu fazendo parte.
Pela a sua obra conhecida em PORTUGAL, no BRASIL, FRANÇA, e ESPANHA, foi distinguida por várias sociedades cientificas e literárias portuguesas e estrangeiras. O Estado Português agraciou-a com a «ORDEM DE SANTIAGO E ESPADA».
Faleceu em Lisboa a 22 de Março de 1945. [ FINAL ]
BIBLIOGRAFIA
- Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa 1943-1974 - Edição da CML - 2000
.
(PRÓXIMO) - «LISTA DE ARTÉRIAS PUBLICADAS DURANTE O ANO DE 2010»



Sem comentários: