quarta-feira, 1 de junho de 2011

RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ V ]

Rua do Cais de Santarém - (2009) - (Palácio dos Condes de Coculim, na Rua do Cais de Santarém, bastante degradado) in RUIN'ARTE



Rua do Cais de Santarém - (2009) Foto de APS (Fábrica Portuguesa de Encerados-Florentino, que também esteve instalada no Palácio dos Condes de Cocutim) in ARQUIVO/APS



Rua do Cais de Santarém - (2009) (uma perspectiva do antigo Palácio dos Condes de Coculim, na rua do Cais de Santarém) in SKYSCRAPERCITY



Rua do Cais de Santarém - (2004) Foto de Maria Domingos e Orlando de Jesus (O Palácio dos Condes de Coculim que caiu pelo terramoto de 1755, transformado no século XX em armazém de ferro) in AS DEFESAS DE LISBOA




Rua do Cais de Santarém - (1968) Foto de Serôdio (Portal seiscentista do antigo palácio dos Condes de Coculim) in AFML



(CONTINUAÇÃO)



RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ V ]



«PALÁCIO DOS CONDES DE COCULIM (2)»



Diz-nos o mestre «CASTILHO» que não sabe bem explicar como este palácio, que era da «CASA DE FRONTEIRA», representantes dos «CONDES DE COCULIM», tenha pertencido aos antigos «CONDES DE LINHARES-NORONHAS», é certo que estes «NORONHAS» tinham residência na «RIBEIRA». Com o falecimento do «2º CONDE DE COCULIM» no ano de 1735, (filho primogénito dos primeiros Condes) o palácio passa para a posse do «3º CONDE DE COCULIM - D. FRANCISCO DE MASCARENHAS» nascido no ano de 1702. Este Conde foi General-de-batalha, Governador das Armas de Trás-os-Montes, Gentil-homem da Câmara do «INFANTE D. ANTÓNIO». Casou em 24.09.1719 com «D. TERESA DE LENCASTRE», filha dos «4ºs. CONDES DE VILA NOVA DE PORTIMÃO».



O terramoto de 1755 causou danos profundos no Palácio, tendo também a parte mais baixa ficado cheia de entulho proveniente do desmoronamento dos prédios da «RUA DE S. JOÃO DA PRAÇA».



No início do ano de 1858 é a transformação das ruínas do antigo «PALÁCIO DOS CONDES DE COCULIM» em armazéns de ferro da firma «SOMMER & Cª.». Entre os anos de 1896 e 1898 deram entrada na CML alguns pedidos para a reabilitação do edifício, mas nada ficou decidido por nessa altura se ter descoberto no solo, vestígios arqueológicos.



A «EMPRESA DE CIMENTOS DE LEIRIA» instala-se no edifício, nos anos de 1923-1949, tinha a sua sede no número 64 da «RUA DO CAIS DE SANTARÉM». De 1923 a 1942 estava instalado no número 2 do «ARCO DE JESUS» a «FÁBRICA PORTUGUESA DE ENCERADOS-FLORENTINO», tendo mais tarde ocupado outro espaço no palácio. Sabe-se que por essa ocasião na altura das escavações efectuadas na década de quarenta, são recuperadas peças arqueológicas manuelinas que hoje se encontram no «MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO».



Apesar de ainda se encontrar em estado degradante este palácio, existiu um projecto de «REABILITAÇÃO» para nele ser instalado um HOTEL de cinco estrelas.



(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ VI ] - PROJECTO DE RECUPERAÇÃO DO PALÁCIO DOS CONDES DE COCULIM»











2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Reparei ontem de manhã que estavam a montar andaimes no edifício. Irão, finalmente, dar-lhe algum destino mais nobre que o actual?

APS disse...

Caro Ricardo Moreira

Neste momento não sei qual a situação, mas em 2008 o projecto tinha sido reprovado pela CML.
Como o problema dizia respeito à volumetria, pode ser que esse problema esteja ultrapassado.

No próximo sábado vou "postar" 4 foto-montagens do resultado final do projecto, que, (na minha modesta opinião) poderia embelezar um pouco aquela zona.
Um abraço
APS