sábado, 23 de julho de 2011

CALÇADA DAS LAJES [ V ]

Calçada das Lajes - (2005) - Foto de APS (A "Calçada das Lajes" ao fundo a urbanização na antiga "Quinta dos Apóstolos" dividida pela "Estrada da Circunvalação", depois "Avenida D. Afonso III") in ARQUIVO/APS
Calçada das Lajes - (2005) Foto de APS (Local de convergência da "Calçada das Lajes" com a "Avenida D. Afonso III", próximo do Cemitério dos Judeus na antiga "Quinta dos Apóstolos") in ARQUIVO/APS Calçada das Lajes - (2010) - ("Calçada das Lajes", lado esquerdo a "Quinta do Coxo" ao fundo e direita, as urbanizações na antiga "Quinta dos Apóstolos") in GOOGLE EARTH
Calçada das Lajes - (1961) - Foto de Artur Goulart (Prédios da "Avenida D. Afonso III" na antiga "Quinta dos Apóstolos") in AFML
Calçada das Lajes - (1961) - Foto de Artur Goulart (Prédios da "Avenida D. Afonso III" na antiga "Quinta dos Apóstolos") in AFML

(CONTINUAÇÃO) - CALÇADA DAS LAJES [ V ]

«QUINTA DOS APÓSTOLOS»

Na parte norte da «QUINTA DO COXO» e no final da «CALÇADA DAS LAJES», encontramos a «QUINTA DOS APÓSTOLOS» que nos registos paroquiais de «SANTA ENGRÁCIA» aparece citado no ano de 1666 ( 1 ). A entrada para a «QUINTA DOS APÓSTOLOS» era feita pelo número 63 da «CALÇADA DAS LAJES», isto antes de se ter iniciado a construção da «ESTRADA DE CIRCUNVALAÇÃO», que deu lugar à «AVENIDA D. AFONSO III».Os mesmos registos paroquiais aludem a umas "casas dos Apóstolos" do "Vale de Chelas" em 1751 ( 2 ) e também no ano de 1761 ( 3 ), que devem ser as mesmas, mas que ao certo não sabemos onde ficam; e por várias vezes se menciona a "RUA DOS APÓSTOLOS" ou "RUA DIREITA DOS APÓSTOLOS" (1744) ( 4 ) e ao "LARGO DA RUA DOS APÓSTOLOS" (1748) ou o "LARGO DOS APÓSTOLOS" (1798) ( 5 ) (o Largo deveria ter sido a forma por que designariam a parte superior da Calçada e que era o sítio por onde a Quinta tinha serventia principal). Mas no nosso entender a rua deveria ter sido depois o «CAMINHO DA QUINTA DOS APÓSTOLOS», o qual ligava a parte superior da «CALÇADA DAS LAJES» com o «ALTO DE SÃO JOÃO» (onde desembocava defronte do Cemitério) e que hoje já não existe, devido ao plano de urbanização local que tem sido executado.

Esta «QUINTA DOS APÓSTOLOS» aparece em 1850 como toda murada em volta e foi assim descrita na 1ª Conservatória sob. o Nº 831. A «QUINTA DOS APÓSTOLOS» contígua à «QUINTA DO COXO», designação uma e outra ainda na oralidade. Ambas pertenciam em 1854 a «JOAQUIM ANTÓNIO MOREIRA DE SÁ», que nelas projectou construir nessa época, um «MATADOURO MUNICIPAL», para substituir o da «PRAÇA JOSÉ FONTANA».

No ano de 1868 é concedida pelo Governo uma licença à «COMUNIDADE ISRAELITA» para adquirir e instalar um Cemitério numa parcela da «QUINTA DOS APÓSTOLOS», com entrada (antiga) pela «CALÇADA DAS LAJES», hoje a entrada é feita pela «AVENIDA D. AFONSO III».

Em 1930 a «QUINTA DOS APÓSTOLOS» foi adquirida por «FELISBERTO DIAS DE CARVALHO»; os últimos compradores da quinta constituíram uma sociedade, para a urbanizar e nela construir com o nome de «PAIVA, SANTOS & Cª.», que a foi retalhando para edificação. Em 1933 o restante da Quinta era vendido a «BONIFÁCIO LÁZARO», morador em Setúbal.

Os padres da «COMPANHIA DE JESUS», (que seriam possivelmente os APÓSTOLOS citados), primitivos donos da quinta, já nada têm ali que os recorde.

( 1 ) - Livro A de Óbitos, fl, 200 - Santa Engrácia. ( 2 ) - Livro IV de Óbitos, fl, 98 - Santa Engrácia. ( 3 ) - Livro IV de Óbitos, fl, 249 - Santa Engrácia. ( 4 ) - Livro III de Óbitos, fl, 282 e 291 - Santa Engrácia. ( 5 ) - Livro IV de Óbitos, fl, 66 e Liv. VI, fl, 117.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CALÇADA DAS LAJES [ VI ] - CEMITÉRIO DOS JUDEUS»

Sem comentários: