sábado, 2 de julho de 2011

RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ XIV ]

Rua do Cais de Santarém - (2009) Foto de APS (Antiga Cozinha Económica Nº 5. actual departamento do I.N.P.I. desde a década de oitenta do século XX, na Rua do Cais de Santarém, 15A) in ARQUIVO/APS

Rua do Cais de Santarém - (1953-06) Foto de Eduardo Portugal (Edifício da Cozinha Económica Nº 5 no lado sul, vista da Avenida Infante D. Henrique) in AFML


Rua do Cais de Santarém - (1953-06) Foto de Eduardo Portugal (Edifício da Cozinha Económica Nº 5, na Rua do Cais de Santarém, 15A à RIBEIRA VELHA) in AFML


Rua do Cais de Santarém - (Século XIX) Foto de autor não identificado (A 3ª Duquesa de Palmela, D. Maria Luísa de Sousa Holstein, na sua juventude) in GENEALL

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ XIV ]

«A COZINHA ECONÓMICA Nº 5 ( 1 )»

Na parte Sul da «RUA DO CAIS DE SANTARÉM» mesmo em frente ao «ARCO DE JESUS», existiu um edifício modesto que representava até meados do século passado, uma das «COZINHAS ECONÓMICAS» iniciativa da sua fundadora em 1893 a «DUQUESA DE PALMELA».

Esta «COZINHA ECONÓMICA» foi mandada construir pela «SOCIEDADE PROTECTORA DAS COZINHAS ECONÓMICAS DE LISBOA», sendo inaugurada em 16 de Julho de 1897 com a designação de: «COZINHA ECONÓMICA Nº5» da «RIBEIRA VELHA».

Deve-se a iniciativa desta prestigiosa acção de beneficência a «MARIA LUÍSA DE SOUSA HOLSTEIN» 3ª Duquesa de Palmela, neta do primeiro «DUQUE DE PALMELA».

Nasceu em LISBOA na freguesia dos «MÁRTIRES» a 4 de Agosto de 1841 e faleceu na sua QUINTA DE SINTRA a 2 de Setembro de 1906. Dama de grande cultura, tinha estudado em FRANÇA e conhecia vários países, privava com embaixadores, falando-lhes normalmente na língua deles. Interessada por tudo o que a rodeava, estava sempre bem informada. Daí, podemos afirmar que conhecia bem o que se passava no resto do Mundo e a evolução que a Sociedade portuguesa iria sofrer.

A 8 de Dezembro de 1893 foi inaugurada a primeira «COZINHA ECONÓMICA» na «TRAVESSA DO FORNO» aos «PRAZERES», zona de grande população operária na época.

Depois desta cozinha, outras se lhe seguiram: Em -1894 a Nº 2 nos «ANJOS»; - 1895 a Nº 3 em «ALCÂNTARA»; - 1896 a Nº 4 em «XABREGAS»; - 1897 a Nº 5 na «COZINHA VELHA»; - 1898 a Nº 6 e última na «RUA DE SÃO BENTO».

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ XV ] - A COZINHA ECONÓMICA Nº 5 ( 2 )»









Sem comentários: