quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CALÇADA DAS LAJES [ IX ]

Calçada das Lajes - (2005) Foto de APS (Uma parte da "Quinta do Manique" e o que resta do "BALUARTE DE SANTA APOLÓNIA" ou "BATERIA DO MANIQUE") in ARQUIVO/APS


Calçada das Lajes - (2010) (Terrenos que pertenciam ao "BALUARTE DE SANTA APOLÓNIA" na "QUINTA DO MANIQUE") in GOOGLE EARTH



Calçada das Lajes - (s/d) - (Desenho de J.P.Barros) ("Quinta do Manique" - Fragmento da Planta de Lisboa que contém o sítio da "Calçada das Lajes" - Escala 1:1000 - Sobreposta a vermelho as plantas do "BALUARTE DE SANTA APOLÓNIA" e do desaparecido "FORTE DA CRUZ DA PEDRA") (DISPERSOS de Augusto Vieira da Silva - Vol. I - página 163-A - Publicações Culturais da CML - 1968) in DISPERSOS


Calçada das Lajes - (194_)? foto de Eduardo Portugal (Parte da "Quinta do Borda de Água" e "Quinta do Manique", ao longe o "Baluarte de Santa Apolónia") in AFML


Calçada das Lajes - (196_)? Foto de Henrique Coyolla (Antiga "Quinta do Borda de Água" junto da "Quinta do Manique") in AFML

(CONTINUAÇÃO) - CALÇADA DAS LAJES [ IX ]

«A QUINTA DO MANIQUE»

A «QUINTA DO MANIQUE» que em 1755 era propriedade do desembargador «PEDRO GONZAGA CORDEIRO», pertenceu em meados do século XIX ao «1º VISCONDE DE MANIQUE» «PEDRO ANTÓNIO DE PINA MANIQUE NOGUEIRA MATOS ANDRADE», filho do célebre «INTENDENTE DA POLÍCIA», «DIOGO INÁCIO DE PINA MANIQUE». Seguiram-se, porém, outros proprietários da Quinta como: os «CONDES DE S. VICENTE» que terão depois alienado à firma «G & H. HALL, Lda.». Outro nome popular foi dado a esta Quinta durante as décadas de 40 e 50 do século XX, quando ali funcionava a «FÁBRICA HALL» que se dedicava à fabricação de saborosas "limonadas naturais" gaseificadas, das quais destacamos o «PIROLITO», introduzido em Portugal por esta firma, dai ter nascido a designação popular de «QUINTA DOS PIROLITOS» (Nessa época era costume os jovens irem buscar gratuitamente os limões à «QUINTA DOS PIROLITOS» depois de na fábrica lhes terem retirado a casca).

A «QUINTA DO MANIQUE» apresentava, em planta, a forma aproximada de um triângulo isósceles, com o vértice do ângulo agudo para sul, e era circundada, a poente pela «CALÇADA DAS LAJES», e na parte nascente pela «CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA» e parte da antiga «ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO» hoje «RUA NELSON DE BARROS». No troço na parte norte da QUINTA a chamada «ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO» hoje «AVENIDA D. AFONSO III». A nordeste fazia fronteira com a «QUINTA DO BORDA DE ÁGUA» que a separava pela já desaparecida «TRAVESSA DO GARGALAXO» que ligava a «CALÇADA DAS LAJES» à «ESTRADA DE CHELAS», tangenciando com a «QUINTA DO MANIQUE». Esta «TRAVESSA DO GARGALAXO» separava-a da «QUINTA DO BORDA DE ÁGUA», de um pequeno talhão que foi depois incorporado na «QUINTA DO MANIQUE», do qual resultou o seu aumento de área para norte onde tem por limite a citada «ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO».

A QUINTA era fechada em volta, e o "muro de gola" ( 1 ) do baluarte faz parte do muro divisório da propriedade. Dentro da «QUINTA DO MANIQUE» encontra-se o já bastante destruído «FORTE ou BALUARTE DE SANTA APOLÓNIA», que já nos referimos anteriormente. Na parte sul da QUINTA com entrada pela «CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA» e junto do início da «CALÇADA DAS LAJES» existia o «PALACETE DO MANIQUE», parte desse espaço está hoje ocupado pela «ESCOLA DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Nº 15», com entrada principal pelos números 2 e 4 da «CALÇADA DAS LAJES». [ FINAL ] - ( 1 ) - Muro de gola - (Arquitectura) Moldura convexa na parte superior e côncava na parte inferior -Fonte: LELLO UNIVERSAL Página 1140 (1976).

BIBLIOGRAFIA

- ARAÚJO, Norberto - 1933 Peregrinações em Lisboa - Volume XV-Vega - Lisboa

- ATLAS DA CARTA TOPOGRÁFICA DE LISBOA - Sob a direcção de FILIPE FOLQUE:1856-1858-2000-CML-Departamento do Património Cultural - Arquivo Municipal de Lisboa.

- MACEDO, Luiz Pastor de -1985 LISBOA DE LÉS A LÉS - Volume III 3º Ed.-Publicações Culturais da CML.

- MATOS, José Sarmento de - e PAULO, Jorge Ferreira - CAMINHO DO ORIENTE - GUIA HISTÓRICO I - 1999 - LISBOA - Livros Horizonte.

- ROTEIRO DE LISBOA - 1987 - 8ª Edição - EPNC-Empresa Pública dos Jornais de NOTÍCIAS e CAPITAL.

- SANTANA, Francisco e SOUSA, Eduardo - Dicionário da História de Lisboa - 1944 - 1ª Ed. - SACAVÉM - Carlos Quintas & Associados - Consultores.

- SILVA, Augusto Vieira da - 1968 - DISPERSOS - Volume I - Biblioteca de Estudos Olisiponenses - Publicações Culturais da CML.

INTERNET




(PRÓXIMO) - «RUAS DE LISBOA COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ I ] - RUA PRESIDENTE ARRIAGA - RUA TEÓFILO DE BRAGA». 

Sem comentários: