quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ IV ]

Avenida Marechal Craveiro Lopes - (Entre 1951 e 1958) - Retrato de Eduardo Malta (Foto do quadro a óleo de «CRAVEIRO LOPES», no Museu da Presidência da República) in MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA



Avenida Marechal Craveiro Lopes - (2010) (Um troço da Avenida Craveiro Lopes na direcção poente, também chamada de 2ª Circular) in GOOGLE EARTH


Avenida Marechal Craveiro Lopes - (2010) (Um troço da Avenida Marechal Craveiro Lopes no sentido Rotunda do Aeroporto) in GOOGLE EARTH
Avenida Marechal Gomes da Costa - (2010) (A Avenida Marechal Gomes da Costa vista do rio para norte. No lado esquerdo os armazéns do J.B.FERNANDES) in GOOGLE EARTH

Avenida Marechal Gomes da Costa - (2010) (A Avenida Marechal Gomes da Costa no seu percurso para a zona sul) in GOOGLE EARTH

Avenida Marechal Gomes da Costa - (Depois de 1926) Foto de autor não identificado (Foto de GOMES da COSTA militar das comissões em África e Índia, mentor do golpe de Estado de 28 de Maio de 1926) in A REPÚBLICA EM S. MAMEDE DE INFESTA

(CONTINUAÇÃO) - (RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ IV ]) - «AVENIDA MARECHAL GOMES DA COSTA» e «AVENIDA MARECHAL CRAVEIRO LOPES» - PRESIDENTES DO ESTADO NOVO

- GOMES DA COSTA (1926)

Deste presidente do Estado Novo, temos uma Avenida de longo tamanho. A «AVENIDA MARECHAL GOMES DA COSTA» pertence a duas freguesias; à freguesia de «MARVILA» e à freguesia de «SANTA MARIA DOS OLIVAIS», começa em «CABO RUIVO, na AVENIDA MARGINAL (RUA CINTURA DO PORTO DE LISBOA» e finaliza na «PRAÇA DO AEROPORTO».

«MANUEL DE OLIVEIRA GOMES DA COSTA» nasceu em LISBOA, na «RUA DO SOL AO RATO» número 205 a 14 de Janeiro de 1863. Em 1886 casa com «HENRIQUETA JÚLIA DE MIRA GODINHO».

Algum do seu percurso militar é desenvolvido em comissões no ESTADO DA ÍNDIA e ÁFRICA. Foi um dos intervenientes na «BATALHA DE LA LYS» a 9 de Abril de 1918. Foi filiado em vários partidos e aproximou-se do grupo SEARA NOVA e, com um seu artigo valeu-lhe 20 dias de prisão correccional, mas o governo, decidiu enviá-lo em missão à CHINA e à ÍNDIA sem qualquer conteúdo militar ou político, para onde embarcou em Agosto de 1922 e se manteria até 1924.

O golpe de 28 de Maio de 1926 foi decisivo para a NOVA REPÚBLICA. No dia 17 de Junho de 1926, o «GENERAL GOMES DA COSTA» desencadeou o golpe de Estado. De SACAVÉM escreve a todos os ministros afirmando que, em face da oposição sistemática de «MENDES CABEÇADAS» e do falhanço de todas as tentativas de conciliação, se decidira pelo uso da força. Cerca das 20 horas do dia 17 de Junho, tomou posse da presidência e do governo, numa recambolesca cerimónia realizada no MINISTÉRIO DO INTERIOR. No dia seguinte «GOMES DA COSTA» acumulava a PRESIDÊNCIA dos MINISTÉRIOS com a CHEFIA DO ESTADO e instala-se com toda a sua numerosa família no «PALÁCIO DE BELÉM».

Na madrugada de 9 para 10 de Julho, o velho General foi preso e conduzido a CAXIAS. No dia 11 seguia para o exílio, em ANGRA DO HEROÍSMO nos AÇORES, não sem antes declarar aos jornalistas: "Levo comigo os poderes de Presidente".

Fundador do regime o «MARECHAL GOMES DA COSTA», falecido em 17 de Dezembro de 1929 depois de ter caído em desgraça politicamente, só veio a ter nome de RUA em Maio de 1966, para comemorar os 40 anos da REVOLUÇÃO de 1926.

CRAVEIRO LOPES (1951, 1958)

A «AVENIDA MARECHAL CRAVEIRO LOPES» pertence a quatro freguesias; «SANTA MARIA DOS OLIVAIS», «CAMPO GRANDE», «LUMIAR» e «SÃO JOÃO DE BRITO», começa na «ALAMEDA DAS LINHAS DE TORRES» e finda na «PRAÇA DO AEROPORTO». «CRAVEIRO LOPES» tem o seu nome ligado a esta avenida por Edital de 12 de Fevereiro de 1970.

«FRANCISCO HIGINO CRAVEIRO LOPES» nasceu em LISBOA a 12 de Abril de 1894 e faleceu também em LISBOA a 2 de Setembro de 1964, era filho, neto e bisneto de oficiais generais do Exército. Frequenta o COLÉGIO MILITAR, entra voluntariamente no REGIMENTO DE CAVALARIA 2, tira o curso de cavalaria na ESCOLA DO EXÉRCITO. Em 1926 é incorporado na AERONÁUTICA ramo recém-criado das FORÇAS ARMADAS, dirige a DIVISÃO DE INSTRUÇÃO de pilotagem da ESCOLA MILITAR onde permanecerá até 1929. Em 1939 é promovido a TENENTE-CORONEL com 45 anos. No ano de 1945 era BRIGADEIRO e em 1949 chega a GENERAL. Tinha 57 anos e nada lhe permitia supor que viria a ser o sucessor de «ÓSCAR CARMONA» no ano de 1951. A sua nomeação foi realizada no maior secretismo possível, e estavam certos que o GENERAL, jamais levantaria problemas ao ditador. E no entanto, por ironia do destino «CRAVEIRO LOPES» ia ser uma desagradável surpresa para SALAZAR.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO) - «RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA-[ V ] - AVENIDA MARECHAL ANTÓNIO DE SPÍNOLA»

















2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Os armazéns da J.B.Fernandes que se vêm na foto foram demolidos já este ano para as obras de alargamento da via férrea. Neste momento o que existe naquele local é um enorme buraco, com o solo à mesma cota da linha do norte.

Só mais um pormenor. a Av. Marechal Gomes da Costa começa na Rua de Cintura do Porto de Lisboa e não na Rotunda de Cabo Ruivo (também conhecida como Rot. do Baptista Russo). Essa rotunda é atravessada por esta avenida e ainda pela Infante D. Henrique.

APS disse...

Caro Ricardo Moreira

Obrigado pela observação, nomeadamente do início da «AVENIDA». Em dois roteiros foi encontrada esta indicação, pensei ser verdadeira, finalmente verifico (e vou rectificar) que não corresponde à realidade.
Conheci esta artéria com o nome de «AVENIDA DE CABO RUIVO», isto na década de cinquenta do século passado, e sempre tive a ideia de que ela nascia próximo ao rio.
Volte sempre!
Um abraço
APS