quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RUA AUGUSTA [ IV ]

Rua Augusta - (2010) Foto de Lampião (O Hotel Duas Nações na "RUA AUGUSTA" esquina com a "RUA DA VITÓRIA") in SKYSCRAPERCITY
Rua Augusta - (2011) (HOTEL INTERNACIONAL, na esquina da "RUA AUGUSTA" com a "RUA DA BETESGA") in GOOGLE EARTH
Rua Augusta - (2010) (Panorâmica da Baixa Pombalina parte sul, na parte central encontramos a "RUA AUGUSTA") in GOOGLE EARTH
Rua Augusta - (1964) Fotografo não identificado (Medalhão de bronze, representando o logótipo do BNU, inspirado na obra do escultor "Leopoldo de Almeida", numa das esquinas da "RUA AUGUSTA") in BANCO NACIONAL ULTRAMARINO
Rua Augusta - (1963) Foto de Armando Serôdio (A "RUA AUGUSTA" nos anos 60 do século passado in AFML
Rua Augusta - (1890) Foto de Louis Levy (A "RUA AUGUSTA" ainda com os carros "chora" na última década do século XIX) (Colecção de Eduardo Portugal) in PROVAS ORIGINAIS 1858-1910.

(CONTINUAÇÃO)

RUA AUGUSTA [ IV ]

«A RUA AUGUSTA ( 4 )»

A «RUA AUGUSTA» (hoje a principal rua pedonal de LISBOA), onde diariamente por ela circulam centenas de turistas estrangeiros e nacionais, entre esplanadas, artesãos, vendedores ambulantes, música de rua e homens estátua, numa magnífica "CALÇADA PORTUGUESA" que já foi via de acesso onde circulavam os "choras", muito antes do aparecimento da C.C.F.L..

Existem ainda duas unidades hoteleiras com suas janelas e varandas viradas para a "RUA AUGUSTA". A primeira, o «HOTEL INTERNACIONAL» (hoje "INTERNACIONAL DESIGN HOTEL LISBOA") instalado num edifício projectado pelo arquitecto «J.C.P. FERREIRA DA COSTA» em 1909, cuja entrada é feita pela «RUA DA BETESGA» número 3.
O «HOTEL INTERNACIONAL» era propriedade de «FRANCISCO F. GONÇALVES Júnior & Cª. (Irmãos), inaugurado provavelmente no ano de 1914, sabendo-se (por fotos) que em 1911 ainda não existia neste edifício. Existiu ainda uma antiga unidade hoteleira neste mesmo local, o «HOTEL CAMÕES», antecessor do «HOTEL INTERNACIONAL».

A segunda é o «HOTEL DUAS NAÇÕES» fundado em 1875, com entrada pela «RUA DA VITÓRIA» número 41 de janelas e varandas viradas para a «RUA AUGUSTA». Num anúncio publicado no "ALMANAQUE-GUIA de TURISMO de 1946", o «GRANDE HOTEL DUAS NAÇÕES» anunciava que estava situado no centro da cidade, tinha água corrente quente e fria em todos os quartos e casas de banho em todos os andares. Possuía cozinha excelente a preços módicos. Existia caixa de correio e elevador. Também se falavam três línguas: alemão inglês e espanhol.
A «Companhia I.B.M. Portuguesa», bastante conhecida hoje nos meios informáticos, estava instalada em 1955 na «RUA AUGUSTA» no número 27, com a sua representação de "Máquinas de Contabilidade" e "Máquinas de Escrever Eléctricas". A «Companhia de Seguros Tranquilidade» fundada em 1871 no Porto, estava no ano de 1955 na «RUA AUGUSTA» nos números 39 a 41. No ano de 2011 completou 140 anos de existência. Actualmente está instalada na «AVENIDA DA LIBERDADE», 242.
O sector bancário desde muito cedo procurou instalar-se também nesta rua, "Casas de Câmbios", "Bancos" que mais tarde foram incorporados ou adquiridos por outros Bancos. O ano de 1864 foi fértil na criação de instituições financeiras. Nesse mesmo ano foi celebrada a escritura de constituição da sociedade designada por: «COMPANHIA GERAL DO CRÉDITO PREDIAL PORTUGUÊS», com sede na «RUA AUGUSTA», 233 a 241 (desde o ano de 1925). Depois de nacionalizada em 1974 no ano de 1992 através de uma "oferta pública de venda", foi privatizada sendo o seu adquirente o «BANCO TOTTA & AÇORES».
Também esteve instalada a sebe do «BANCO NACIONAL ULTRAMARINO» fundado em 16 de Maio de 1864 e assimilado em 2001 pela «CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS».
O «BANCO INDUSTRIAL PORTUGUÊS» que se iniciou em 1920, teve uma vida curta devido à sua falência em 1924, sendo incorporado no «BANCO PINTO & SOTTO MAYOR» no ano de 1925.
Não podia deixar de assinalar um episódio interessante de «JOSÉ MARIA DO ESPÍRITO SANTO e SILVA», "um cambista que chegou a banqueiro". No ano de 1880 abre uma "Casa de Câmbios" na «RUA AUGUSTA» números 11 e 15 com esquina para a «RUA NOVA D'EL-REI» (actual "RUA DO COMÉRCIO"), tendo os seus herdeiros em 1920 constituído o «BANCO ESPÍRITO SANTO».
É notório que por estas paragens da «RUA AUGUSTA» ainda exista o "poder financeiro", representado não só pelo "BPI", "BES", "SANTANDER", "Millennium-BCP" e seria também a "CGD" se não tivesse alienado as instalações do "BNU" à CML.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA AUGUSTA [ V ] - A RUA AUGUSTA ( 5 )»

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola blogueiro. Queria saber se vc ja se interesspu em saber da rua da boa morte em Lisboa onde Leonor de Almeida viveu com os pais. Danny

APS disse...

Olá Danny
Sobre a "Rua da Bela Morte" ainda não me debrucei, mas de «D. LEONOR DE ALMEIDA PORTUGAL DE LORENA E LENCASTRE» (se é que estamos a falar da mesma pessoa), era chamada de "ALCIPE" mas mais conhecida pela «MARQUESA DE ALORNA». A esta ilustre figura já lhe dediquei uma artéria «RUA MARQUESA DE ALORNA», publicados em 16, 19 e 23 de Fevereiro de 2010.
Obrigado pela visita.
Cumprimentos
APS