quarta-feira, 14 de março de 2012

RUA AUGUSTA [ XX ]

Rua Augusta - (Anos 80 do século XX) (Fotografia de autor não identificado) (O imponente edifício do "BANCO NACIONAL ULTRAMARINO" antes de Julho de 1984) in RESTOS DE COLECÇÃO
Rua Augusta - (2010) -Fotografia de autor não identificado (Primeira Sede Social do BNU no "LARGO DAS DUAS IGREJAS", hoje "LARGO DO CHIADO") in BNU
Rua Augusta - (1959-06) - Foto de Fernando Manuel de Jesus Martins (BNU, na "RUA DO COMÉRCIO" ao fundo a SÉ) in AFML
Rua Augusta - (1913?) - Foto de Joshua Benoliel (BNU na "RUA DO COMÉRCIO" antiga "RUA NOVA D'EL-REI") in AFML
Rua Augusta - Foto de António Duarte - (Busto do Barão "Francisco de Oliveira Chamiço", fundador do BNU e primeiro Governador-(1820-1888) in AFML

(CONTINUAÇÃO) - RUA AUGUSTA [ XX ]

«O BANCO NACIONAL ULTRAMARINO ( 1 )»

Um grupo de capitalista do qual fazia parte «FRANCISCO OLIVEIRA CHAMIÇO» seu primeiro Governador, fundava em 16 de Maio de 1864 o «BANCO NACIONAL ULTRAMARINO».
Era na vigência do último Governo do «MARQUÊS DE LOULÉ» que este Banco foi fundado, sendo detentor da pasta da fazenda «JOAQUIM TOMÁS LOBO DE ÁVILA» (discípulo de "FONTES PEREIRA DE MELO") e Ministro da "MARINHA E ULTRAMAR" «JOAQUIM DA SILVA MENDES LEAL» cuja concepção integralista do espaço Colonial português foi decisiva para a fundação do "BNU".
A carta de Lei de 16.05.1864 é assinada pelo rei «D. LUÍS» e subscrita pelo (Ministro da Marinha e Ultramar) e (Ministério das Obras Públicas), que autorizava a criação do «BANCO NACIONAL ULTRAMARINO» por tempo indeterminado com sede e direcção em LISBOA. Este banco era destinado a investimentos no ULTRAMAR, propondo-se também, favorecer as operações de crédito nas possessões portuguesas de além-mar, bem assim como na Metrópole e Ilhas Adjacentes.
Outro propósito era a tentativa de se criar uma unidade monetária nos territórios da Monarquia e a possibilidade de se atingir uma uniformidade.
Assim em 1864 surgiu o Banco com o privilégio de emissão para os territórios Ultramarinos portugueses. Relembramos que este não foi o primeiro banco emissor para os territórios portugueses. Outros bancos antes deste tiveram esse mesmo privilégio.
«FRANCISCO DE OLIVEIRA CHAMIÇO» tinha necessidade de arranjar uma sede condigna para o seu estabelecimento bancário. Assim, a primeira sede do Banco teve lugar num prédio no «LARGO DAS DUAS IGREJAS» (hoje "LARGO DO CHIADO") no número 10, ocupando todo o edifício. O arrendamento assinado a 20.06.1864, tinha a duração de 9 anos. Sabe-se que «FRANCISCO CHAMIÇO» considerava a sede provisória, sempre na expectativa de se poder transferir para a «BAIXA», como mais tarde veio a acontecer.
«FRANCISCO DE OLIVEIRA CHAMIÇO» nasceu em 1820 no seio de uma família do PORTO que contava na sua linhagem sangue "inglês e germânico". O seu pai, era proprietário de uma abastada firma de comércio e mantinha estreitas relações com o REINO UNIDO. Em 1830 (Francisco de Oliveira Chamiço) foi estudar para Londres, para desenvolver conhecimentos no ramo mercantil. Regressa ao PORTO em 1840, onde se integra numa firma familiar. Depois de se ter destacado em várias firmas, foi governador do BNU entre 1864 e 1888, sendo a sua actividade à frente do Banco desenvolvida num clima de grande confiança.
Sempre com a vontade de se transferir para a «BAIXA POMBALINA» «FRANCISCO CHAMIÇO» põe termo ao contrato de arrendamento com «JOSÉ FERREIRA PINTO BASTOS» o proprietário do prédio do «LARGO DO CHIADO» número 10, e adquiria um prédio na esquina da «RUA NOVA D'EL-REI» (hoje "RUA DO COMÉRCIO") com a «RUA BELA DA RAINHA» (hoje "RUA DA PRATA") do número 66 a 74 na primeira fase e de 23 a 31 da segunda etapa. A compra do edifício, mediante o encargo de 30:000$000 réis, foi escriturada em 23 de Novembro de 1866.
A nova sede permitiu ao BNU conhecer um novo e decisivo impulso. Assim, a política praticada por «FRANCISCO CHAMIÇO» foi cumprir os privilégios dados ao BNU na "Carta de Lei de 1864".
O ano de 1868 é marcado por uma difícil situação económica a nível nacional.
Em Setembro de 1871 foi chamado «FONTES PEREIRA DE MELO», chefe do Partido Regenerador, para chefiar o poder executivo. Graças a um empréstimo contraído em Londres, tornou-se possível restituir a confiança à moeda nacional e equilibrar o Tesouro. A cobrança de impostos começa a fazer-se de forma mais pontual, garantindo a liquidez para satisfazer os encargos públicos.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO) - «RUA AUGUSTA [ XXI ] - O BNU (2)»


Sem comentários: