quarta-feira, 9 de maio de 2012

RUA VÍTOR CORDON [ XIII ]

 Rua Vítor Cordon - (15.08.1886) - Desenho de "Júlio Castilho"  (Fachada Meridional do" Palácio dos Condes de Vila Franca" depois "Condes da Ribeira Grande", antes do terramoto de 1755) (Frente à Igreja dos Mártires no Ferragial, segundo o quadro a Óleo de "Simão Gomes dos Reis" na "Academia de Belas-Artes") in LISBOA ANTIGA - JÚLIO CASTILHO
 Rua Vítor Cordon - (c. 1953) Foto de Judah Benoliel (Obras de reparação na "Rua Vítor Cordon", e o Palácio dos antigos "Condes de Vila Franca depois Condes da Ribeira Grande") in AFML
 Rua Vítor Cordon,1 (finais do século XX) Foto de Vasques (Prédio onde habitaram os "Condes de Vila Franca depois Condes da Ribeira Grande", hoje Sede da INTERSINDICAL) in AFML
Rua Vítor Cordon - (Século XVII) (Brasão dos Câmaras, "Condes da Ribeira Grande") in WIKIPÉDIA

(CONTINUAÇÃO) - RUA VÍTOR CORDON [ XIII ]

«CONDES DE VILA FRANCA depois CONDES DA RIBEIRA GRANDE ( 1 )»

Quem sobe a «CALÇADA DE SÃO FRANCISCO» no primeiro prédio à esquerda, para quem entra na antiga «RUA DIREITA DOS MÁRTIRES» mais tarde «RUA DO FERRAGIAL DE CIMA» e actualmente «RUA VÍTOR CORDON» no número um, existiu um grande Palácio (que eventualmente terá caído com o Terramoto de 1755), onde moravam os «CÂMARAS» que foram «CONDE DE VILA FRANCA» de 1583 a 1662, ano em que este título foi substituído pelo de «CONDES DA RIBEIRA GRANDE».
Não sabemos ao certo se os primeiros e segundos «CONDES DE VILA FRANCA» terão habitado este Palácio, nem quem o mandou edificar, sabemos sim, que nele terá habitado «D. RODRIGO DA CÂMARA - 3º CONDE DE VILA FRANCA»,   que faleceu em 30.04.1672, filho dos segundos Condes, foi 9º Capitão donatário da «ILHA DE SÃO MIGUEL» (AÇORES), Comendador da Ordem de Cristo, Gentil-homem da Câmara de «FILIPE III» (IV de ESPANHA). O título que lhe foi concedido, para ele e seus descendentes por carta de Mercê de «FILIPE III», datado de 1 de Junho de 1628.
Foi casado duas vezes. Primeiro com «D. MARIA DE FARO», que nasceu em Maio de 1591 e faleceu em 1626, filha do primeiro Conde de «VIMIEIRO» (D. FRANCISCO DE FARO), sem deixar descendência.
O segundo casamento realizou-se a 01.04.1628 em «MADRID», com «D. MARIA COUTINHO» que nasceu a 12.09.1607, filha dos 4ºs. Condes da «VIDIGUEIRA», tendo sido dama da Rainha «D. ISABEL DE BOURBON». 
Deste último casamento terá existido oito filhos, sendo quatro do sexo masculino. O seu filho varão «D. MANUEL LUÍS BALTAZAR DA CÂMARA» foi o primeiro «CONDE DA RIBEIRA GRANDE», título usado pela família «GONÇALVES DA CÂMARA» entre 1662 a 1946. Os «CONDES DA RIBEIRA GRANDE», primeiro «CONDES DE VILA FRANCA», trazem por armas: De verde, com uma torre coberta de prata, rematada por uma  cruzeta de ouro, e sustida por dois lobos rampantes de sua cor afrontados, usam por divisa: Pela Fé, pelo Príncipe, pela Pátria.
«D. RODRIGO DA CÂMARA» por graves culpas de que o acusaram, foi preso pela «INQUISIÇÃO» em 26.05.1651. Julgado a 20.12.1652, ficou em prisão até ao resto dos seus dias. (Processo número 3529 da Inquisição de Lisboa, na Torre do Tombo).
A confirmação da sua permanência no Palácio, prende-se a um episódio que ocorreu com o «CONDE DE VILA FRANCA», relacionado com a «IGREJA DOS MÁRTIRES» muito próxima do Palácio. Quem nos conta é o mestre «JÚLIO CASTILHO» no seu livro «LISBOA ANTIGA»: "O Conde de Vila Franca, «D. RODRIGO DA CÂMARA», tratou com o ferreiro «ANDRÉ GONÇALVES», para lhe fazer umas grades para o adro da Igreja dos Mártires, por sessenta mil réis, dando-lhe logo trinta mil réis por conta, e os outros trinta depois da obra acabada, marcando-se um prazo para a conclusão da obra com a multa de dois tostões por cada dia que excedesse o dito prazo; o ferreiro terá excedido tanto, que não chegou a receber o dinheiro final". Isto consta do depoimento do dito Conde em 10.06.1652, pelo ferreiro ter vindo à «INQUISIÇÃO»  reclamar os segundos trinta mil réis ( 1 ).

( 1 ) -Processo do «CONDE DE VILA FRANCA», na Torre do Tombo, fl,15 da 2ª parte.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA VÍTOR CORDON [ XIV ] - CONDES DE VILA FRANCA depois CONDES DA RIBEIRA GRANDE ( 2 )»  

Sem comentários: