quarta-feira, 16 de maio de 2012

RUA VÍTOR CORDON [ XV ]

 Rua Vítor Cordon - (2008) -Foto de autor da  não identificado ("Débora Nogueira" em Pequim, atleta do G.C.P. na modalidade de esgrima) in NEWS LETTER 
 Rua Vítor Cordon - (2010) Foto de autor não identificado ( Ginasta actuando perante um júri no G.C.P., na modalidade de "Ginástica Artística") in O PRATICANTE
 Rua Vítor Cordon - (2011) - Foto de autor não identificado (Atuação de "Joana Cardoso" atleta do G.C.P. em "São Domingos de Rana" no torneio de aparelhos "1ª Divisão") in RECORD
 Rua Vítor Cordon - (2011) (O emblema do G.C.P. associação que durante muitos anos esteve instalada na "RUA SERPA PINTO" convergente com a "Rua Vítor Cordon") in CLUBE SAÚDE
Rua Vítor Cordon - (2010) (Foi na "RUA SERPA PINTO" neste edifício à nossa direita que o "GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS" esteve instalado até ao ano de 1973) in SKYSCRAPERCITY

(CONTINUAÇÃO) - RUA VÍTOR CORDON [ XV ]

«O GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS»

O «GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS» fundado em 1875 por «LUÍS MONTEIRO», entusiasta de ginástica amadora, o «GYMNÁSIO CLUB» (conforme era designado na época), teve a primeira sede num pequeno Palacete na «CARREIRINHA DO SOCORRO» (hoje "RUA FERNANDES DA FONSECA", na freguesia de "Santa Justa"). 
A inauguração do CIRCO PRICE no SALITRE, em 1860, tinha entusiasmado alguns amadores a imitar os números arrojados dos artista de circo. «LUÍS MONTEIRO» foi o seu grande impulsionador logo em 1861, da primeira  ESCOLA DE GINÁSTICA DE LISBOA, perto do Castelo. Foi também o primeiro instrutor de classes de ginástica em escolas do Estado como o «REAL COLÉGIO MILITAR» e a «ESCOLA NORMAL DE LISBOA», a partir de 1863. Data de 1869 o primeiro espectáculo exclusivamente oferecido por amadores, no «CIRCO PRICE».
O primeiro sarau ginástico do clube efectuou-se logo no ano da fundação, no local já consagrado, o "CIRCO PRICE". Aí teve também lugar o segundo sarau, em 1877, organizado em favor das vítimas do ciclone desse Inverno. Em 1878 o rei «D. LUÍS» encarregou o «GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS» e «LUÍS MONTEIRO» da montagem de um ginásio para os seus filhos, «D. CARLOS» e «D. AFONSO».
O rei promoveu, desde então, algumas iniciativas de propaganda ginástica e outorgou em 1882, com a aprovação do Governo, o título de «REAL» ao «GINÁSIO CLUBE».
Dois anos depois, o clube mudou-se para a nova sede, na «RUA 16 DE OUTUBRO» (depois "RUA SERPA PINTO"). Várias datas da história do clube são datas da história do desporto em Portugal, como as da organização do 1º Concurso público de ginástica à moda da Suíça, no Hipódromo de Belém (1885), da primeira competição velocipédica(1887), da formação do primeiro grupo de futebol legalizado (1889) e da publicação do primeiro jornal desportivo português, intitulado «O SPORT»(1894).    
Foi no «REAL GINÁSIO CLUBE» que pela primeira vez se jogou o "jogo do pau" enquanto disciplina de cultura física;outras novidades do clube foram a ginástica feminina (1900) e a ginástica sueca (1901). 
A sede actual foi inaugurada em 1973, na «PRAÇA DAS ÁGUAS LIVRES», (desde o ano 1981 com o nome de) «PRAÇA GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS», perto do «LARGO DO RATO» na freguesia de «SANTA ISABEL». Foi depois acrescentado de um parque desportivo em 1982, e muito ampliado em 1986. As piscinas localizam-se na «RUA CORREIA TELES», 103-A em «CAMPO DE OURIQUE».
O fundador do «GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS» «LUÍS MARIA DE LIMA DA COSTA MONTEIRO» nasceu em LISBOA em 1843 e faleceu em 1906.
O «GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS» foi o primeiro clube português promotor da prática metódica e ordenada da ginástica, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento da educação físíca e sobretudo da ginástica no nosso país.
O «GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS» é considerado o 1º clube de ginástica em PORTUGAL e um dos mais antigos do Mundo.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«RUA VÍTOR CORDON [ XVI ] -A F.N.A.T. DEPOIS INATEL»


Sem comentários: