sábado, 14 de julho de 2012

AVENIDA D. CARLOS I [ XIII ]

 Avenida D. Carlos I - (2012) ("Largo Vitorino Damásio" depois das obras de requalificação do local) in GOOGLE EARTH
 Avenida D. Carlos I - (2012) - ("Largo Vitorino Damásio" com o seu parque subterrâneo) in GOOGLE EARTH
 Avenida D. Carlos I - (2012) - ("Largo Vitorino Damásio" com entrada para o parque de estacionamento subterrâneo) in GOOGLE EARTH
 Avenida D. Carlos I - (2012) - ( O "Largo Vitorino Damásio" no seu lado poente) in GOOGLE EARTH
 Avenida D. Carlos I - (2012) - (A entrada para o Estacionamento Subterrâneo no "Largo Vitorino Damásio") in MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS
Avenida D. Carlos I - (2003) - (Planta geral do projecto de construção de estacionamento subterrâneo do "Largo Vitorino Damásio". Uma equipa de arqueólogos trabalharam de 9 de Abril a 30 de Julho de 2003 na obra do parque, tendo efectuado a identificação de uma estrutura portuária em madeira) in REVISTA PORTUGUESA DE ARQUEOLOGIA

(CONTINUAÇÃO) - AVENIDA D. CARLOS I [ XIII ]

«O LARGO VITORINO DAMÁSIO»

O «LARGO VITORINO DAMÁSIO» era o troço da antiga «RUA VASCO DA GAMA» que tinha os prédios com os número 1 a 51 e 24 a 66. Por edital camarário de 17 de Junho de 1947 passou a ter o presente topónimo. Este «LARGO» fica entre a «AVENIDA D. CARLOS I» e o «LARGO DE SANTOS».
No subsolo do «LARGO VITORINO DAMÁSIO» encontra-se um moderno «PARQUE DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO» inaugurado a 7 de Dezembro de 2004, pelo presidente da autarquia «CARMONA RODRIGUES». O equipamento, cuja construção começou em Março de 2003, tem 3 pisos subterrâneos com capacidade para 315 lugares e representou um investimento de 5,5 milhões de euros, estando aberto 24 horas por dia. "As obras de requalificação do «LARGO VITORINO DAMÁSIO» aquando da reposição das condições à superfície após a edificação do parque de estacionamento, custaram trezentos e treze mil novecentos e trinta e quatro euros".
O parque de estacionamento subterrâneo não tem um valor de superfície conhecido, sendo paga uma renda anual que não foi revelada. Iniciada em Dezembro de 2004, a exploração terminará em Dezembro de 2054. (mais informação ver aqui).
Este lugar tinha más condições de salubridade, devido ao funcionamento de uma zona de industria e a aproximação do RIO. Sabe-se que terá existido no local uma estrutura portuária antiga em madeira, que terá sido posta a descoberto durante as obras de construção do "parque de estacionamento subterrâneo" no referido Largo.
Com o objectivo da divulgação dos resultados da escavação arqueológica de salvaguardar e do acompanhamento arqueológico dos trabalhos de construção do parque de estacionamento, realizada entre 9 de Abril a 30 de Julho de 2003. Os trabalhos efectuados permitiram a identificação de uma antiga estrutura portuária em madeira, contribuíram para o melhor conhecimento da história da zona RIBEIRINHA DE LISBOA e destacando a importância e a responsabilidade que assumem cada vez mais as intervenções arqueológicas preventivas no quadro do acompanhamento de obras de construção nesta área específica de LISBOA. (Para quem estiver interessado nesta matéria, pode ver um trabalho de 32 páginas em PDF, da arqueóloga «MARIA JOÃO SANTOS» com o título: "O Largo Vitorino Damásio" (Santos-o-Velho): contributo para a história da zona Ribeirinha de LISBOA.

Coube a árdua tarefa ao engenheiro «JOSÉ VITORINO DAMÁSIO» em 1858, de proceder ao aterro da margem desde o «BOQUEIRÃO DA MOEDA» até à praia de «SANTOS». Estava previsto cerca de 50 metros de avanço sobre o RIO, através da construção de um paredão armado. Nessa altura são expropriados os jardins do «PALÁCIO DOS MARQUESES DE ABRANTES» e dos terrenos da «CASA DE ASSECA» procedendo-se também à demolição das habitações entre a «PRAÇA D. LUÍS» e a «RUA DAS JANELAS VERDES», para a construção de um paredão que constituiu o primeiro acesso ao troço inicial do ATERRO e que viria mais tarde a receber o nome de «RUA 24 DE JULHO».
Pela sua participação efectiva no «ATERRO» o Engenheiro «JOSÉ VITORINO DAMÁSIO», terá sido esta a causa de a Câmara Municipal de Lisboa lhe ter atribuído um topónimo nesta zona.
«JOSÉ VITORINO DAMÁSIO» nasceu em «SANTA MARIA DA FEIRA» a 2 de Novembro de 1807 e faleceu em LISBOA em 19 de Outubro de 1875. Formado pela Universidade de Coimbra em Filosofia e Matemática(1837). Foi lente da Academia Politécnica do Porto e engenheiro-director de Obras Públicas do Distrito.
Fundou com «FARIA GUIMARÃES» a "Fundição do Bolhão", introduzindo a industria do fabrico de louça de ferro fundido esmaltado e estanhada a banho. Em Lisboa foi Reitor do «INSTITUTO INDUSTRIAL», antepassado do actual «INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA», director da «COMPANHIA DAS ÁGUAS», empresa que veio a dar origem à EPAL, e director-Geral dos Telégrafos, actual «CTT».
Em 1849, «VITORINO DAMÁSIO» encabeça um movimento à criação da «ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL PORTUENSE» (hoje "ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PORTUGAL"), da qual foi mais tarde, o seu terceiro presidente. Esteve também ligado a valiosos estudos sobre o cálculo da resistência de Pontes Metálicas.

(CONTINUA) - (PRÓXIMA)-«AVENIDA D. CARLOS I [ XIV ] - O REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS (1)».

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