quarta-feira, 24 de outubro de 2012

RUAS DE LISBOA COM DATAS [ II ]

 Ruas de Lisboa com DATAS - (2012) - (A "RUA 5 DE ABRIL" antiga "RUA DO PRÍNCIPE" na freguesia de "Alcântara") in GOOGLE EARTH 
 Ruas de Lisboa com DATAS - (2012) - (A "Rua 5 de Abril" antiga "Rua do Príncipe" na freguesia de "Alcântara") in GOOGLE EARTH
 Ruas de Lisboa com DATAS - (2012) - A "Rua 5 de Abril" na freguesia de "Alcântara", podemos ainda observar a placa toponímia na esquina do prédio) in GOOGLE EARTH
 Ruas de Lisboa com DATAS - (2007) - (O "JARDIM 9 de ABRIL" antigo "JARDIM DAS ALBERTAS" junto do "Museu Nacional de Arte Antiga" e a "Cruz Vermelha", antigo Palácio dos Condes de Óbidos) in GOOGLE EARTH
Ruas de Lisboa com DATAS - (2012) - (O "Jardim 9 de Abril" entre o "Museu Nacional de Arte Antiga" e a "Cruz Vermelha", junto da "Ria Presidente Arriaga", na freguesia de "Santos-o-Velho") in GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO) - RUAS DE LISBOA COM DATAS [ II ]

«AS DATAS DE ABRIL NAS RUAS DE LISBOA ( 1 )»

RUA CINCO DE ABRIL
O mês de ABRIL parece ter nascido fadado para as efemérides famosas e, por via disso, é o mais representado nas «RUAS DE LISBOA».
Começamos hoje pela «RUA 5 DE ABRIL» celebrado numa rua da freguesia de «ALCÂNTARA», que inicia na «CALÇADA DA TAPADA» e finda na «TRAVESSA FIUZA».
Mais uma vez se tratou de  substituir uma rua ligada à Monarquia, por um acontecimento Republicano.
Era aquela rua chamada de «RUA DO PRÍNCIPE», não sendo possível determinar a que alteza real se dirigia. Em Edital de 7 de Abril de 1911 pôs termo a essa tradição e deu à via o nome de «RUA CINCO DE OUTUBRO». 
Embora não esteja especificada a razão da mudança, tudo leva a crer que tenha sido de comemoração ao «CONGRESSO NACIONAL DO LIVRE PENSAMENTO», iniciado em 5 de Abril de 1908, na Sede da "CAIXA ECONÓMICA OPERÁRIA" e que inspirou a futura legislação republicana, particularmente em matéria de separação entre a «IGREJA» e o «ESTADO».

JARDIM 9 DE ABRIL
Segue-se o dia 9 de Abril. Aqui os motivos são fáceis de encontrar: a «BATALHA DE LA LYS», travada durante a primeira grande guerra 1914-1918, foi uma página de heroísmo escrita pelo Exército Português, embora amplamente funesta.
Em 9 de Abril de 1918, caíram cerca de 60 mil obuses de guerra e 70 mil granadas, durante três horas e meia, sobre as tropas portuguesas e esse bombardeamento traduziu-se numa verdadeira catástrofe, já que o «CORPO EXPEDICIONÁRIO PORTUGUÊS» perdeu nas terras da "Flandres" perto de onze mil homens. Muitas terras dedicaram uma rua ou um largo à data fatídica. 
LISBOA, obviamente, também quis prestar a sua homenagem.
Um edital de 14 de Fevereiro de 1925 mandou que o antigo «JARDIM DAS ALBERTAS», entre o «MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA» e a «CRUZ VERMELHA PORTUGUESA», fosse dado o nome de «JARDIM NOVE  DE ABRIL» que se situa na freguesia de «SANTOS-o-VELHO». 

TRAVESSA 9 DE ABRIL
Relacionado com o mesmo acontecimento histórico, existiu  uma «TRAVESSA 9 DE ABRIL» na freguesia de «CAMPOLIDE», no "BAIRRO DA LIBERDADE"

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUAS DE LISBOA COM DATAS [ III ] -AS DATAS DE ABRIL NAS RUAS DE LISBOA ( 2 )».   

3 comentários:

Rafael disse...

Travessa 9 de Abril no Bairro da Liberdade (Campolide)?

Sabe-me dizer onde fica? Qual a localização?

Obrigado

APS disse...

Caro Rafael
A indicação vinha em dois Roteiros que consultei.
"ROTEIRO DE LISBOA" Guia Cultural Ruas, Serviços Públicos - Edições ANUÁRIO - 8ª Edição-Novembro de 1987 - Página 261-"NOVE DE ABRIL"(Travessa)-Freguesia de Campolide - Bairro da Liberdade - CP 1000.
No "ROTEIRO CULTURAL DE LISBOA" -Editorial NOTÍCIAS-10ª edição-Janeiro de 2003 - também indica na sua página 213 a existência da "NOVE DE ABRIL"(Travessa).
Já o livro "Pelas Freguesias de Lisboa" da CML pelouro da Educação de 2000, não faz alusão a essa travessa, mas refere-se a uma "TRAVESSA RUA A"(Bairro da Liberdade) e outra "TRAVESSA DA ESCOLA"(Bairro da Liberdade).
Possivelmente a "TRAVESSA DA RUA A" do Bairro da Liberdade, terá sido apadrinhada de «NOVE DE ABRIL» e não chegou a ser consagrada.
Como a travessa neste momento não se consegue identificar oficialmente, vamos optar que existiu, para não surgir mais confusões.
De qualquer maneira quero agradecer o seu comentário e a sua disponibilidade e interesse pelo assunto das "Ruas de Lisboa".
Despeço-me com amizade
APS

Rafael disse...

Nasci no Bairro da Liberdade, vivi lá 38 anos e ainda continuo ligado ao bairro por laços afectivos, familiares e outros. A minha familia foi para em 1930 e posso-lhe garantir que essa travessa nunca existiu. A Travessa da Rua A e a Travessa da Escola nunca tiveram outro nome. De qualquer modo o erro não é seu e aprecio o seu trabalho.
Cumprimentos