sábado, 9 de fevereiro de 2013

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ VII ]

 Rua Alfredo Pimenta - (2012) (Desenho de Miguel Salazar) (Caricatura do ilustre VIMARANENSE "Alfredo Pimenta) in MIGUEL SALAZAR
 Rua Alfredo Pimenta - (início do século XX) (Foto do Dr. "ALFREDO PIMENTA" no início da sua carreira) in PONTE VERTICAL
 Rua Alfredo Pimenta - (2007) (Panorama da "RUA ALFREDO PIMENTA" no "Bairro de Santa Cruz" na freguesia de "Benfica") in GOOGLE EARTH
 Rua Alfredo Pimenta - (2009) foto de Joseolgon (Uma frase de "ALFREDO PIMENTA" retratada num painel de azulejos de "Jorge Colaço" in WIKIPÉDIA
Rua Alfredo Pimenta - (1948) - (Um livro de "ALFREDO PIMENTA" composto e impresso no "JORNAL DO COMÉRCIO" nos anos quarenta para a "Livraria Sá da Costa") in ARQUIVO/APS

(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ VII ]

«RUA ALFREDO PIMENTA ( 1 )»

A «RUA ALFREDO PIMENTA» pertence à freguesia de «BENFICA», começa na «RUA JÚLIO VAZ JÚNIOR» no número três e finaliza na «RUA EDUARDO SCHWALBACH» no número sete, é atravessada pela «RUA ALBINO SOUSA CRUZ» e «RUA MOREIRA ALMEIDA». Por Edital de 10.04.1969 foi atribuído à antiga «RUA 1» do (Bairro de Santa Cruz) o topónimo de «RUA ALFREDO PIMENTA».

Nas redacções dos jornais existe um fraquinho por jornalistas polémicos. A tendência é facilmente compreensível: pode um honesto repórter andar a coligir, com trabalhos afamados e espírito de sacrifício, elementos para construir a sua "peça" - e, no final das contas, quedar-se o resultado pela mediania do interesse; pode um editorialista alinhar conceitos luminosos e justos, a elevar a Pátria ou a consagrar os bons sentimentos - e o leitor comentar apenas num bocejo.
Diferente é o caso do articulista com disposição natural para a polémica: a ele, que está praticamente e sempre no contra, nascem-lhe argumentos como cogumelos, tem a língua afiada e o verbo pronto para uma boa trepa naqueles que opinam de forma diferente. Usando da ironia fina ou do vocabulário mais grosso, todo ele se pela por contradizer, por demonstrar como o adversário é pequenino e mal pensante ou, pelo menos, mal informado. 

Uma boa polémica num jornal por ser razão de aumento de vendas. Claro que a polémica tem de ser limitada no tempo e não escambar no insulto puro e simples. Prolongadas, enjoa; afastando-se muito do tema central, enfastia. E por isso seja tão escassa a espécie do bom polemista. Rara avis in terra" (1).

«ALFREDO PIMENTA» um escritor portador de convicções e de contradições, disposto a bater-se por elas, é sempre bem aceite numa redacção. «ALFREDO PIMENTA» tinha pois êxito assegurado, este minhoto (natural de GUIMARÃES, onde nasceu a 3 de Dezembro de 1882), logo deu em COIMBRA, (onde cursou DIREITO), ideia do que viria a ser: esteve sempre mais ou menos ligado a meios extremistas. Uma vez formado, veio para LISBOA, onde foi professor no «LICEU PASSOS MANUEL». E, entretanto, ia dando corpo à sua carreira literária.
Mas é da sua relação com os jornais que especialmente aqui vamos tratar. Assim, «ALFREDO PIMENTA» emprestou aos órgãos em que trabalhou, algum turbilhão em que o seu espírito se revolvia.

(1) - Rara avis in terra - (loc. Latina) = ave rara na Terra. (Aplica-se extensivamente a tudo o que é singular e extraordinário).

(CONTINUA) - (PRÓXIMO)-«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ VIII ]-RUA ALFREDO PIMENTA(2)». 

Sem comentários: