quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RUA DA JUNQUEIRA [ XII ]

 Rua da Junqueira - (2008) Foto de Dias dos Reis ( A entrada do "Hospital Egas Moniz" na "Rua da Junqueira, Lisboa) in  DIAS DOS REIS
 Rua da Junqueira - (2013) (Panorâmica do "Hospital Egas Moniz", na "Rua da Junqueira" no número 126  antiga "Quinta do Saldanha") in GOOGLE EARTH
 Rua da Junqueira - (1961) Foto de Arnaldo Madureira (Antigo "Hospital do Ultramar", antes de lhe terem acrescentado o novo edifício de 8 pisos) in AFML 
Rua da Junqueira - (1961) Foto de Arnaldo Madureira (A "Capela" do antigo "Hospital do Ultramar", hoje "Hospital Egas Moniz", com  entrada pela  "Rua da Junqueira") in AFML


(CONTINUAÇÃO) - RUA DA JUNQUEIRA [ XII ]

«O HOSPITAL EGAS MONIZ»

O "HOSPITAL COLONIAL" foi criado por carta de Lei de 24 de Abril de 1902, ficando inicialmente instalado na ala nascente da "CORDOARIA NACIONAL", onde também funcionava o "INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL".

O objectivo principal era dar assistência médica a funcionários civis e militares, que eventualmente regressassem do ULTRAMAR em condições físicas lastimáveis com doenças infecciosas.

O ESTADO no ano de 1919 adquire a «QUINTA DO SALDANHA» na "JUNQUEIRA" para aí poder construir um "PAVILHÃO DE INTERNAMENTOS". Este foi inaugurado no ano de 1925, construído a expensas de MACAU, tendo recebido o seu nome. Noutros edifícios espalhados pela QUINTA funcionava a enfermaria tropical que se destinava a tratar indigentes vindos do ULTRAMAR.
No ano de 1948, por despacho do "MINISTRO DO ULTRAMAR" o Hospital passa a designar-se "HOSPITAL DO ULTRAMAR", ficando também decidido aumentar os serviços com cirurgia, um pavilhão de doenças infecto-contagiosas, sistemas de radiologia e análises clínicas.
O Pavilhão de Doenças Infecto-Contagiosas, concluído em 1953 ficou separado do edifício principal. Actualmente está ligado ao restante hospital por um corredor de acesso designado por "manga".
Em 1957, é inaugurado o "HOSPITAL DO ULTRAMAR" com a conclusão das obras do edifício de "MEDICINA" e "CIRURGIA" e restantes serviços. A sua construção aproveitou o então "PAVILHÃO DE MACAU" que actualmente não é visível.
Em finais da década de 60 o "HOSPITAL DO ULTRAMAR" já não conseguia corresponder às muitas solicitações, pelo que se decidiu construir um novo edifício de 8 pisos, que lidado ao edifício velho faz desaparecer a sua entrada.
Este edifício entrou em actividade em 6 de Março de 1975 e por força da extinção do "MINISTÉRIO DO ULTRAMAR", passou para a dependência do "MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS SOCIAIS", passando a designar-se por «HOSPITAL EGAS MONIZ» uma vez que, nesse ano, corria o centenário do Professor Dr. "EGAS MONIZ".
Em 2002 através do decreto-Lei Nº 278/2002 de 9 de Dezembro, o Hospital é transformado em Sociedade Anónima de Capitais exclusivamente públicos.
Em 29 de Dezembro de 2005 o Hospital foi integrado no "CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA OCIDENTAL E.P., juntamente com os Hospitais de "SANTA CRUZ" e de "SÃO FRANCISCO XAVIER". 
O «HOSPITAL EGAS MONIZ» está situado na "RUA DA JUNQUEIRA", 126.

PAVILHÕES NEOGÓTICOS
Nos terrenos do «HOSPITAL EGAS MONIZ», na extremidade de cada canto do terreno ajardinado, encontram-se dois pequenos pavilhões mal enquadrados no conjunto moderno. São duas construções iguais e simétricas, de calcário e de planta quadrada, com janelas neogóticas sobre a rua e porta do mesmo estilo dando para o restante HOSPITAL.
As janelas com arco quebrado, de perfil lanceolado, são amaineladas com tímpanos rendilhados, igual ao das portas. O conjunto encontra-se enquadrado por pilastras construídas por três colunelos terminados por capitéis estriados. A "QUINTA DA EGA" era muito vasta e ia até à "RUA DA JUNQUEIRA" e ao "ALTO DE SANTO AMARO", pelo que é perfeitamente natural terem os seus proprietários mandado executar na cerca da sua quinta, sobre a rua, aqueles mirantes.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA JUNQUEIRA [ XIII ]-O CHAFARIZ DA JUNQUEIRA OU DA CORDOARIA»

Sem comentários: