quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

RUA DO GRILO [ I ]

 Rua do Grilo - (2014) - (Desenho adaptado da "RUA DO GRILO" e seu enquadramento - s/escala - APS - LEGENDA - 1) Rua do Grilo - 2) Convento dos Grilos - 3) Igreja dos Grilos - 4) Convento das Grilas - 5) Manutenção Militar - 6) Palácio dos Duques de Lafões - 7) Cine-Pátria - 8)  Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais - 9) Antigo chafariz do Grilo)  in  ARQUIVO/APS
 Rua do Grilo - (1938) Foto de Eduardo Portugal (O antigo local da "Rua do Grilo", onde só passava um veículo de cada vez, devido ao estreitamento da rua) in  AFML
 Rua do Grilo - (1939) Foto de Eduardo Portugal ( O chafariz do Grilo e escada no lado esquerdo que dava acesso à "Rua da Manutenção Militar" (hoje demolidos), em frente da escadaria da "Igreja do Beato" ou dos "Grilos") in AFML 
 Rua do Grilo - (1940) Foto de Eduardo Portugal (A parte final da "Rua do Grilo", junto da "Calçada do Grilo")  in  AFML 
 Rua do Grilo - (1969) Foto de Arnaldo Madureira (A "RUA DO GRILO" próximo da parte mais estreita da rua e frente ao antigo Convento dos Grilos e Igreja, que podemos deduzir pela  configuração dos carris dos eléctricos) in  AFML
 Rua do Grilo - (1986) Foto de APS (Porta com o número 129, ornamentada com a "Caravela" seiscentista)  in  ARQUIVO/APS
 Rua do Grilo - (1986) Foto de APS (O espaço onde existia o "CHAFARIZ DO GRILO" e o casebre onde  está afixada a "Caravela em pedra" de feição seiscentista) in  ARQUIVO/APS
Rua do Grilo - (2013) - (Vista panorâmica do "Sítio do Grilo", na zona Oriental de Lisboa)  in  GOOGLE EARTH


RUA DO GRILO [ I ]

«A RUA DO GRILO E SEU ENQUADRAMENTO»

A "RUA DO GRILO" (antiga "RUA DIREITA DOS GRILOS") pertence à freguesia do "BEATO". Tem o seu início na "ALAMEDA DO BEATO" e finaliza na "CALÇADA DOM GASTÃO".
São convergentes a esta rua, de Norte para Sul no seu lado direito; "CALÇADA DUQUES DE LAFÕES", "BECO DO GRILO" e "CALÇADA DO GRILO", no lado esquerdo temos unicamente a "TRAVESSA DO GRILO".
A "RUA DO GRILO" uma artéria não muito longa, foi privilegiada com dois "CONVENTOS" e um "PALÁCIO" de magníficos Jardins.
Na "RUA DO GRILO", mesmo em frente da "IGREJA DO GRILO" ou "IGREJA DO BEATO", a parte que fica virada para o rio na reentrância da rua, existia um pequeno chafariz (conforme foto que apresentamos, do final dos anos trinta). O chafariz visto de frente, tinha no seu  lado direito uma escadaria em lances que nos conduzia ao Rio passando pela "RUA DA MANUTENÇÃO". Ainda nos recordamos que essa escada estava quase sempre inundada com a água que corria do chafariz, tornando-se perigoso transitar por ela. Foi a primeira a ser tapada e depois destruída.
Igualmente passado uns anos o velho chafariz era também desactivado e depois demolido.
No lado direito do "VELHO CHAFARIZ" podemos ainda observar por cima da porta com o nº 129, de um casebre que lhe ficava contíguo (e ainda se mantém) pertença na época da "COMPANHIA DOS TABACOS", um interessante baixo-relevo simbolizando uma CARAVELA, esculpido em pedra de feição seiscentista.
A representação da CARAVELA ou GALEÃO (com ou sem corvos, atributo de SÃO VICENTE), apareceu em algumas "RUAS" ou "CHAFARIZES" da cidade de LISBOA.
Sabemos que a CARAVELA é uma peça muito vulgar na heráldica de domínio, para assinalar povoações de COSTA de MAR. Este tipo de embarcação também figurou nas armas de influência de povos com portos de mar, e esse interessantíssimo aspecto, está bem vincado nos elementos de "LISBOA ANTIGA" que chegaram até nós.
Baseado-nos ainda na "CARAVELA" que ornamentava o "CHAFARIZ  E TANQUE" de "XABREGAS" ( na "RUA DE XABREGAS") presentemente no "MUSEU DA CIDADE". Esta que ainda hoje se encontra por cima da porta, "olhará" provavelmente para o lugar do desaparecido "CHAFARIZ DO GRILO", certamente para assinalar que aquele lugar ficava junto do RIO.
Nesta sitio da "RUA DO GRILO" um ou dois metros no sentido do "BEATO" e próximo do "CHAFARIZ", a rua tornava-se estreita (hoje os armazéns foram demolidos para o alargamento da rua) e a circulação rodoviária (embora não tão intensa como hoje) tornava-se desagradável por um eléctrico ter de esperar que o outro passasse, para continuar o seu percurso.
Na história desta freguesia, existiram vários  acontecimentos marcante no século XIX, como a inauguração do "CAMINHO-DE-FERRO" em 1856,  também  pela ocupação de CONVENTOS e IGREJAS que vinha acontecendo (depois de 1834), como uma dinamização da Industria local e a grande modificação na paisagem.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO GRILO [ II ]O CONVENTO DOS GRILOS (1)»

Sem comentários: