quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RUA DO GRILO [ V ]

 Rua do Grilo - (2005) - Foto de APS (Vista do conjunto do antigo "Convento dos Grilos" e "Igreja dos Grilos" também chamada de "Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Beato" na "Rua do Grilo") in ARQUIVO/APS
 Rua do Grilo - (2009) Foto Dias dos Reis ( "Igreja do Grilo" ou "Igreja do Beato" na "Rua do Grilo") in DIAS DOS REIS
 Rua do Grilo - (2011) Foto de Luís Paiva Boléo (Fachada da "Igreja do Beato" na "Rua do Grilo") in PANORAMIO 
 Rua do Grilo - (2011) Foto de Luís Paiva Boléo (Capela-mor setecentista da "Igreja do Beato", tendo o altar ornado com colunas salomónicas de mármore policromo) in PANORAMIO
Rua do Grilo - (2013) - (Lateralmente à artéria o antigo "Convento dos Grilos" e "Igreja do Beato" na "Rua do Grilo") in GOOGLE EARTH

CONTINUAÇÃO - RUA DO GRILO [ V ]

«A IGREJA PAROQUIAL DE S. BARTOLOMEU DO BEATO ( 1 )»

A «IGREJA PAROQUIAL DE S. BARTOLOMEU DO BEATO» está integrada no conjunto de edifícios de que fazia parte também o «CONVENTO DOS GRILOS», na Quinta que pertenceu a "GONÇALO VASQUES DA CUNHA". Este templo encontra-se contemplado com várias designações: "IGREJA DO BEATO" ; "IGREJA DO GRILO"; "IGREJA DO MONTE OLIVETE"; "IGREJA DE S. BARTOLOMEU DO BEATO" e "IGREJA DOS AGOSTINHOS DESCALÇOS".
A sua fundação remonta ao século XVII, pelos irmãos "DESCALÇOS DE SANTO AGOSTINHO", instalados em PORTUGAL desde 02.04.1663.
Um violento incêndio destruiu por completo a Igreja primitiva. Reconstruida prontamente, não sofreu grandes danos com o terramoto de 1755, o que ainda assim obrigou a algumas obras.
O mesmo não aconteceu com a antiga «IGREJA PAROQUIAL DE S. BARTOLOMEU", situada no "LARGO DOS LÓIOS" ao (Castelo de S. Jorge), tendo o incêndio que se seguiu destruído praticamente todo o recheio, incluindo os respectivos livros de registos. 
Em 1770 instalou-se esta antiquíssima paróquia no "CONVENTO DO BEATO" (depois de ter passado por vários espaços), mas em 16 de Outubro de 1835, devido ao estado de ruína a que chegara o "CONVENTO DE S. BENTO DE XABREGAS", dos Cónegos Seculares de "S. JOÃO EVANGELISTA", vulgarmente chamado "CONVENTO DO BEATO". Ordenou o Governo de então que a mesma fosse transferida para o "CONVENTO DE SANTA MARIA DE JESUS DE XABREGAS" (antiga Fábrica do Tabaco).
Por oposição do povo e atendendo ao péssimo estado do templo dos "FRANCISCANOS", era mais acertado colocar a paróquia na "IGREJA DO CONVENTO DOS AGOSTINHOS DESCALÇOS" ao "GRILO".
Foi determinada a transferência da paróquia para o extinto "CONVENTO DOS GRILOS" em 28 de Novembro de 1835, para a "IGREJA DO CONVENTO DE Nª. SENHORA DA CONCEIÇÃO DO MONTE OLIVETE" vulgarmente cognominado de "GRILO", dos "RELIGIOSOS AGOSTINHOS DESCALÇOS", para onde foi solenemente em 27 de Dezembro do mesmo ano, onde hoje permanece, ocupando apenas a "IGREJA" e a "SACRISTIA".
O "CONVENTO DO BEATO" onde anteriormente se achava a paróquia foi vendido, e nele se encontra funcionando, assim como na Igreja a "FÁBRICA DE MOAGEM DA COMPANHIA INDUSTRIAL PORTUGAL E COLÓNIAS", hoje "A NACIONAL". O território onde se estabeleceu de novo a paróquia pertencia às freguesias de "SANTA ENGRÁCIA" e de "SANTA MARIA DOS OLIVAIS", e os seus limites, do lado Oriental, foram nessa altura rectificados por um Decreto do CARDEAL PATRIARCA DE LISBOA, "D. MANUEL GONÇALVES CEREJEIRA",  datado de 8 de Setembro de 1942.
Repare-se que depois do terramoto de 1755, teve esta paróquia a sua sede em duas Igrejas de extintos conventos.
O certo é que a paróquia de "S. BARTOLOMEU DO BEATO" continua ainda na "IGREJA DO GRILO", mas por "IGREJA DO BEATO" passaria então a ser impropriamente a ser designada. 

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO GRILO [ VI ]-A IGREJA PAROQUIAL DE S. BARTOLOMEU DO BEATO (2)» 

Sem comentários: