quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

RUA DO GRILO [ XI ]

 Rua do Grilo - (1964) Foto de APS (Programa do espectáculo realizado pela F.N.A.T. no Salão de Festas da "MANUTENÇÃO MILITAR", por ocasião do seu aniversário) in  ARQUIVO/APS
 Rua do Grilo - (1964) - Foto de APS (Elenco do Espectáculo realizado pela F.N.A.T. no Salão de Festas da "M.M.", no dia do seu aniversário 6 de Junho de, dedicado ao seu pessoal) in ARQUIVO/APS
 Rua do Grilo - (2006) (A "MANUTENÇÃO MILITAR" numa perspectiva vista dos silos) in RESTOS DE COLECÇÃO
Rua do Grilo - (2013) - (A "MANUTENÇÃO MILITAR" pelo lado Norte junto da linha ferroviária, que representava a cerca do antigo "Convento das freiras Grilas") in GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO - RUA DO GRILO [ XI ]

«A MANUTENÇÃO MILITAR ( 2 )»

As instalações da «MANUTENÇÃO MILITAR» passaram de uma construção religiosa: o antigo «CONVENTO DA FREIRAS GRILAS» (profanado), a um conjunto fabril monumental, marcado pelo ritmo da "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL".
O grande edifício que actualmente identifica a "MANUTENÇÃO MILITAR", reconstruído segundo os planos do engenheiro e professor da "Escola do Exército", "JOAQUIM RENATO BAPTISTA", data do último quartel do século XIX. Ostenta um relógio (comprado e instalado posteriormente, provavelmente nos anos 50 do século XX), é caracterizado por uma simetria de formas e de volumes marcados por um corpo central com frontão.
O edifício espelha uma arquitectura industrial de influência tipicamente inglesa e muito aplicada às industrias do ESTADO, muito embora corresponda provavelmente, às fundações do antigo Convento.
Com a construção de diversos edifícios, numa vasta área desde o Tejo, onde foi conquistado alguns terreno (aterros), de que são exemplo o "CAIS DA MANUTENÇÃO MILITAR", mais tarde integrado na A. G. P. L., revestindo-se de uma feição mais industrial e onde se encontravam a maioria das actividades produtivas de panificação e bolachas, para o "Exército Português". 
A "RUA DO GRILO" delimita uma área Sul e uma área Norte. Assim, a Norte encontram-se instalações com uma compleição racionalista e cujas funções se relacionam mais com os serviços administrativos, de que destacamos o edifício da Direcção, bom exemplo de arquitectura, executado pela firma «SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES AMADEU GAUDÊNCIO, LDA» em 1929. O espaço Norte foi alargado através de terrenos insolventes. A aquisição de uma parte da "Quinta dos Duques de Lafões" é disso exemplo.
O acesso a esta zona, que fica para lá da linha do caminho de ferro, teve de ser rasgada através de um túnel sob a linha férrea do Norte, onde possuíam largas instalações designadas por; "GARE DA MANUTENÇÃO". Parte dos terrenos localizados nesta área foram utilizados para construção de algumas habitações sociais.
A "MANUTENÇÃO MILITAR", a par da implementação da industria alimentar preocupou-se também com os trabalhadores, tanto civis como militares.  Ainda que estas preocupações tenha começado principalmente a partir dos anos 20, é durante a década de quarenta que sofre um forte impulso, inserindo-se na política social desenvolvida pelo " ESTADO NOVO".
Alguns dos serviços criados relacionam-se com o apoio materno-infantil (creches, escolas pré-primária e primária), a assistência médica e medicamentosa, com a caixa de previdência para o pessoal. E outras iniciativas tiveram lugar com um Refeitório, Sala de Estar e Balneário e ainda uma sala de Cinema e Espectáculos, inaugurado no ano de 1959 e a sua construção foi efectuada por empreitada de "CARLOS DURÃO"  de iniciativa dos Directores Coronel "ROSADO JÚNIOR" e Coronel "MANUEL DOMINGOS".  O Super Mercado é do risco do Arquitecto "NUNO CABEÇADAS" de 1977.
Ainda aquando do aniversário da «MANUTENÇÃO MILITAR» era usual fazer-se uma grande festa realizada no salão de festas deste departamento, um "Serão para trabalhadores" organizado pela F.N.A.T. e dedicado ao pessoal em serviço na "MANUTENÇÃO MILITAR". Além do espectáculo cultural e recreativo, era habitual presentearem não só com um magnifico "Beberete", como era entregue a cada colaborador da F.N.A.T., um saco com os produtos que a "M.M." ali produzia. Tenho ainda ideia de um tipo de bolachas (fabrico exclusivo da "M.M.") de duas qualidades: uma amanteigado e outra de chocolate, (se não estou em erro) eram designadas por "TARATAS" eram uma delícia.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO GRILO [ XII ] A MANUTENÇÃO MILITAR (2)»  

Sem comentários: