sábado, 22 de fevereiro de 2014

RUA DO GRILO [ XIV ]

 Rua do Grilo - (2007) (Uma vista panorâmica da "Rua do Grilo" dividindo as instalações, no lado esquerdo da foto podemos observar os Silos da "MANUTENÇÃO MILITAR") in GOOGLE EARTH
 Rua do Grilo - (1988) Foto de António Sacchetti (Sala do forno contínuo para o fabrico de pão na "Manutenção Militar") in  CAMINHO DO ORIENTE
Rua do Grilo - (2012) Foto de autor não identificado (Aspecto de um forno revestido a azulejos da fábrica do Outeiro-Águeda, de 1954 na "MANUTENÇÃO MILITAR") in  RESTOS DE COLECÇÃO

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO GRILO [ XIV ]

«A MANUTENÇÃO MILITAR ( 5 )»

A «MANUTENÇÃO MILITAR» durante os anos 90 desempenhou um novo tipo de funções. Em várias situações de apoio humanitário, responsabilizou-se pela recepção, armazenamento, distribuição e transporte de milhares de produtos e alimentos.


Actualmente encontra-se em actividades de serviços e apoio à ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, COMÉRCIO DE FARDAS MILITARES, COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEL para veículos motorizados, distribuição de PRODUTOS ALIMENTARES e RAÇÕES DE COMBATE.

Referente ao ano de 2005 encontrámos na INTERNET um documento em PDF onde se referia à "M.M.". Trata-se de um mestrado e pertence à "UNIVERSIDADE DE LISBOA- FACULDADE DE BELAS ARTES" tem como título: "UMA NOVA REDE DE MUSEUS PARA O EXÉRCITO" de Francisco António Amado Rodrigues - Mestrado em Museologia e Museografia - 2005. "(...) a "M.M." é um estabelecimento Fabril do Exército com autonomia administrativa,financeira e patrimonial. No entanto, tem dependência funcional do COMANDO DA LOGÍSTICA. A sua Sede localiza-se em Lisboa. A principal missão da "M.M." é apoiar o Exército nas actividades de fabrico e de apoio logístico nas classes de víveres, combustível e lubrificantes, artigos de cantina e expediente e impressos. Também apoia actividades de pesquisa e instrução no âmbito do SERVIÇO DE INTENDÊNCIA e assegura o apoio logístico às FORÇAS NACIONAIS DESTACADAS em países estrangeiros, em missão de paz. (...) o seu organograma não contempla um museu (ou núcleo Museológico).
No entanto, no gabinete de apoio à Direcção possuí um (a) técnico (a) superior com licenciatura em História.
A "M.M." tem a "SALA DE EXPOSIÇÃO CORONEL "LUÍS ANTÓNIO VASCONCELOS DIAS", onde está essencialmente preservado algum património material da sua actividade Comercial e Industrial. (...) A sala de Exposições da "M.M." não se encontra regularmente aberta ao público. Ainda não possui "REGULAMENTO DE MUSEU" em 2003, o que inviabiliza a avaliação sobre as suas metas, objectivos e política do "MUSEU" de forma a cumprir a designação considerada pelo "CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS" e, mais recentemente, pela lei nº 4/2004 de 19 de Agosto de 2004. O ingresso de visitantes é registado apenas a partir de 2001 e, até 2003, o seu número foi sempre inferior a 500".
No Blogue "PATRIMÓNIO NACIONAL" de "RUI PONTE SOUSA" em 10.05.2012 publicava sobre este "MUSEU DA MANUTENÇÃO MILITAR - LISBOA", e dizia ele: "Aqui se encontram várias máquinas industriais de cozinha bem como maquetas e fardamento do pessoal civil. Uma das atracções deste museu é o local onde se encontram os fornos do pão com frentes forradas com painéis de azulejos da fábrica do OUTEIRO - ÁGUEDA, com data da década de cinquenta, e que mostram as várias fases do fabrico do pão, desde a sementeira até ao produto final". ( é recomendável uma visita a este Blogue, é bastante interessante além de ter  muitas fotos do Museu).
A "MANUTENÇÃO MILITAR" está consagrada na toponímia de LISBOA, pela "RUA DA MANUTENÇÃO" (que lhe tiraram posteriormente o MILITAR) e  a "TRAVESSA DA MANUTENÇÃO", artérias desta freguesia do "BEATO". (embora a população desta zona lhe chamasse sempre "RUA DA MANUTENÇÃO MILITAR").

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO GRILO [ XV ] -O CINE-PÁTRIA» 

Sem comentários: