quarta-feira, 30 de abril de 2014

LARGO DO CARMO [ I ]

 Largo do Carmo - (2014) (Desenho adaptado do "LARGO DO CARMO" e seu enquadramento - Sem Escala - APS)  -  LEGENDA - 1)LARGO DO CARMO - 2)CHAFARIZ DO CARMO - 3)AS RUÍNAS DA IGREJA DO CARMO - 4)CONVENTO DO CARMO(GNR) - 5)PALÁCIO VALADARES  - 6)A CAPELA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO - 7)IGREJA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - 8)ELEVADOR DE SANTA JUSTA - 9)IGREJA DE SÃO ROQUE - 10)IGREJA DE NOSSA SENHORA DO LORETO - 11)IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO - 12)BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES - 13)TEATRO DA TRINDADE. (As RUAS assinaladas a vermelho já foram publicadas neste Blogue) in  ARQUIVO/APS
 Largo do Carmo - (Século XV) Desenho de Jesuíno A. Ganhado) - (Planta Geral do território do "CARMO E DA TRINDADE" no final do século XV. Acentua-se o traçado das vias de comunicação que se tinham anteriormente esboçado, e documenta-se o povoamento da "Vila Nova de Santa Catarina" e do "Rossio da Trindade"  in  O CARMO E A TRINDADE 
 Largo do Carmo - (Século XVI) (Desenho de Jesuíno A. Ganhado) - (Planta geral do Território do "CARMO E DA TRINDADE" no final do século XVI. Podendo ver-se já o seu povoamento, incluindo novas ruas de "Vila do Olival", abertas no princípio do século, nas herdades dos TRINOS e dos CARMELITAS)  in  O CARMO E A TRINDADE
 Largo do Carmo - (1939) (Desenho de Jesuíno A. Ganhado) (Planta do Território do CARMO E DA TRINDADE, no segundo quartel do século XX) in  O CARMO E A TRINDADE
Largo do Carmo - (2013) (Panorama do sítio do CARMO, vendo-se no lado esquerdo as "Ruínas da Igreja", o Elevador de Santa Justa e o Convento do Carmo (hoje GNR), bastante acrescentado com novos edifícios) in GOOGLE EARTH 

LARGO DO CARMO [ I ]

«O LARGO DO CARMO ( 1 )»

O «LARGO DO CARMO» (antigo "Terreiro ou Adro do Carmo" no século XV) pertenceu à antiga freguesia do SACRAMENTO, hoje freguesia de «SANTA MARIA MAIOR» no âmbito da "REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA" em 2013 .
O LARGO DO CARMO está rodeado de CALÇADAS, RUAS e TRAVESSAS. Assim na parte Sul temos a CALÇADA DO SACRAMENTO, RUA ALMIRANTE PESSANHA (antiga "Travessa do Sacramento), para Poente a TRAVESSA DO CARMO e RUA DA TRINDADE, a Norte RUA DA OLIVEIRA ao CARMO (antiga Rua da Oliveira), RUA DA CONDESSA (antiga Condessa da Vidigueira) e CALÇADA DO CARMO (antiga Calçadinha do Carmo). Para Nascente tem apenas o antigo PÁTIO DO CARMO ou CORREDOR DO CARMO que dá acesso ao Elevador de Santa Justa e tem hoje o nome de TRAVESSA DOM PEDRO DE MENESES.

O LARGO DO CARMO não se parecia nada como o que hoje se apresenta, era pouco mais de metade da área actual. Não tinha ainda os seus Jacarandás, nem o bulício das pessoas nas esplanadas e seus quiosques.
Tudo se terá modificado com o Terremoto de 1755, acreditamos mesmo que toda a obra exceptuando as "RUÍNAS DA IGREJA DO CONVENTO DO CARMO" (com seu aspecto no presente), todo o resto por ali é obra nova dos séculos XVIII e XIX. (As plantas que publicamos são eloquentes).
Assim, no século XVI já esta zona era um pouco urbanizada em torno dos seus dois Conventos: da TRINDADE e do CARMO, dentro da MURALHA FERNANDINA.
No LARGO DO CARMO podemos ainda destacar o antigo PALÁCIO DO CONDE DE VALADARES, (antes pertencia aos PESSANHAS) do século XIV, foi mais tarde a UNIVERSIDADE DE LISBOA, também designado (ESTUDO GERAL), a casa do JUDEU NAVARRO.  Um outro casarão urbano, enorme prédio de rendimento, também com frente para o LARGO DO CARMO, tendo as laterais viradas para a CALÇADA DO SACRAMENTO e RUA DO ALMIRANTE PESSANHA; foi construído no espaço onde existia (antes do Terramoto) o Palácio que pertenceu aos ALBUQUERQUE MEXIAS, antepassados dos CONDES DE SOUZEL.
Este LARGO dá para a RUA DA OLIVEIRA (antes do Olival) reminiscência toponímica do sítio do OLIVAL, ou HERDADE DO OLIVAL do século XV.
A RUA DA CONDESSA também lhe é convergente, ficando esta rua em frente do POSTIGO DO CONDE ou TORRE DO CONDESTÁVEL (D. NUNO ÁLVARES PEREIRA) aberto na MURALHA FERNANDINA da cidade, no pátio da antiga ESCOLA ACADÉMICA, que tomou o nome do CONDESTÁVEL, por estar situada em terrenos da herdade do CONDE SANTO, adquiridos por este para a construção do CONVENTO E IGREJA DO CARMO. Esta antiga artéria que vinha da TORRE DO CONDESTÁVEL para o TERREIRO DO CARMO e descendo a RUA DO SACRAMENTO ligava à actual RUA GARRETT, tinha o nome de CAMINHO PÚBLICO DO POSTIGO DO CARMO no século XV.
A RUA DO DUQUE (do Cadaval) (antiga Rua da Condessa de Cantanhede e mais antiga a Rua dos Galegos), torna-se quase paralela com a RUA DA CONDESSA  sendo convergente à CALÇADA DO CARMO, (antiga Calçadinha do Carmo), que vem finalizar no LARGO DO CARMO e foi aberta na encosta dos terrenos do CONVENTO para onde as habitações dos CARMELITAS tinham a face Poente.
Por escritura de 27 de Novembro de 1855 a Câmara comprou ao MARQUÊS DE TORRES NOVAS as barracas que estavam na passagem entre o TEMPLO DO CARMO e o Palácio deste titular, resto das ruínas que o terramoto fizera na casa nobre de JOÃO COSTA CARNEIRO, incluída no domínio dos VALADARES.
COMO CURIOSIDADE
Depois do Terramoto, o povo de LISBOA tinha uma expressão que ainda nos dias de hoje se usa dizer: «CAIR O CARMO E A TRINDADE». Esta expressão, que significa algo de estrondoso, surpreendente ou de grande impacto, remonta ao terramoto de um de Novembro de 1755, quando os CONVENTOS DO CARMO e da TRINDADE, localizados no sítio da PEDREIRA em LISBOA desabaram. Durante o Terramoto, ouviu-se um enorme estrondo. Quando os habitantes descobriram qual tinha sido a verdadeira causa de tal barulheira, logo disseram: CAIU O CARMO E A TRINDADE, isto é, desabaram os CONVENTOS DO CARMO E  DA TRINDADE.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DO CARMO [ II ] O LARGO DO CARMO ( 2 )»   

Sem comentários: