sábado, 8 de novembro de 2014

RUA LEITÃO DE BARROS [ I ]

«A RUA LEITÃO DE BARROS ( 1 )»
 Rua Leitão de Barros - (2014) (Um troço da "RUA LEITÃO DE BARROS" de Nascente para Poente, na freguesia de "São Domingos de Benfica")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Leitão de Barros - (2007) ( Vista panorâmica (parcial) da "FREGUESIA DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA" onde se insere a "RUA LEITÃO DE BARROS")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Leitão de Barros - (Década de 60 do século XX) (Livro "OS CORVOS" de Leitão de Barros com desenhos de João Abel Manta.  "LISBOA Rainha do Tejo". Crónicas dominicais reunidas  em dois Tomos. ( Abre em tamanho grande ) in  FRENESI LOJOA
 Rua Leitão de Barros - (1930)  ( "LEITÃO DE BARROS" ao comando das operações, para mais um dos seus filmes, supostamente a "MARIA DO MAR")  in   CINEMA SAPO 
Rua Leitão de Barros - (1930) (Cartaz publicitário,  resumo do argumento e ficha técnica do filme "MARIA DO MAR", uma obra fundamental de "LEITÃO DE BARROS")  in  MARIA DO MAR

RUA LEITÃO DE BARROS [ I ]

«A RUA LEITÃO DE BARROS ( 1 )»

A «RUA LEITÃO DE BARROS» pertence à freguesia de «SÃO DOMINGOS DE BENFICA», começa na "RUA PADRE FRANCISCO ÁLVARES", em frente do número 14 e não tem saída.
Completou este mês 44 anos que, por EDITAL de 4 de Novembro de 1970, publicado no Diário Municipal do dia 7 seguinte, que mandou dar o nome do artista àquele que era o primeiro impasse à RUA PADRE FRANCISCO ÁLVARES.   LISBOA consagra assim um seu filho que muito a enobrecera e a propagandeara.
"LEITÃO DE BARROS" homem irrequieto e talentoso, foi vasta e diferenciada a sua colaboração com os periódicos e, além da escrita,  há a salientar o facto de ter sido um renovador de certos géneros.

«JOSÉ JÚLIO MARQUES LEITÃO DE BARROS» nasceu em LISBOA a 22 de Outubro de 1896, e faleceu também em LISBOA em 29 de Junho de 1967. Frequentou a ESCOLA DE BELAS-ARTES, concluindo o 3º ano de Arquitectura, o que não dispensou de passar também pelas FACULDADES DE CIÊNCIAS e LETRAS e ainda cursar as cadeiras necessárias ao exercício do Magistério secundário. Completo o curso da ESCOLA NORMAL SUPERIOR da UNIVERSIDADE DE LISBOA e realizado o exame de Estado, foi nomeado professor de liceu, cargo que exerceu durante alguns anos, leccionando DESENHO e MATEMÁTICA no "LICEU PASSOS MANUEL", em LISBOA.
Os jornais atraíam-no: começou por colaborador num antigo "CORREIO DA MANHÃ" e na primeira série de "A CAPITAL". Passou depois por uma efémera "IMPRENSA DA MANHÃ" e pela revista "ABC", muito dedicado às questões históricas. 
Mas o seu sentido artístico e o grande poder de crítica não lhe permitiam que ficasse só a escrever crónicas saborosas.
Fundou e dirigiu o semanário "DOMINGO ILUSTRADO" (1925-1927), com o qual lançou entre nós o magazine leve, de actualidades.
Foi seguindo atentamente as transformações dos processos gráficos e não resistiu em seguir para a ALEMANHA onde aprendeu o processo da heliogravura ou (Fotogravura).
Voltando a PORTUGAL, um acordo com a empresa do "DIÁRIO DE NOTÍCIAS", dava-lhe a hipótese de relançar o "NOTÍCIAS ILUSTRADO" (1928-1935), sob a sua direcção e utilizando os modernos processos. Mais tarde, surgiram dificuldades que o levaram a abandonar esse projecto e a fundar outra revista que teve vida mais dilatada:o famoso "O SÉCULO ILUSTRADO"
A sua última ( e talvez hoje a mais recordada) participação na feitura de jornais passou de novo no "DIÁRIO DE NOTÍCIAS", onde manteve durante anos uma saborosa crónica dominical, intitulada genericamente  "OS CORVOS". Aqui não se limitava a uma visão descrita e típica da sua cidade, antes se "espraiando" em observação e bom humor sobre toda a vida nacional. Muitas dessas crónicas vieram a ser reunidas em dois tomos, com ilustração de "JOÃO ABEL MANTA", constituindo hoje uma preciosidade dos Alfarrabista de LISBOA e não só.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA LEITÃO DE BARROS [ II ] -A RUA LEITÃO DE BARROS (2)».

Sem comentários: