sábado, 9 de maio de 2015

LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ I ]

«O LARGO DO INTENDENTE E SEU ENQUADRAMENTO»
 Largo do Intendente - (2012) Foto de Teresa Diniz - (O "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" de "cara lavada") in  OS MEUS ÓCULOS DO MUNDO
 Largo do Intendente - (2007)  - (Panorama do "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" com obras a decorrer na época)  in  GOOGLE  EARTH 
 Largo do Intendente - (2007) - Aspecto do "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" visto de outro ângulo)  in  GOOGLE EARTH
 Largo do Intendente - (1960) Foto de João H. Goulart  (Antiga entrada para o "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE", quem venha da "RUA DA PALMA") ( Abre em tamanho grande)   in  AML
Largo do Intendente - (entre 1940 e 1959) Foto de António Passaporte (1901-1983)  Fachada do Edifício entre a "RUA DA PALMA" e o "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE",Prémio VALMOR 1908, Arquitecto da obra premiada ARNALDO REDONDO ADÃES BERMUDES)  (Abre em tamanho grande)  in  AML  

LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ I ]

«O LARGO DO INTENDENTE E SEU ENQUADRAMENTO»


O «LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE» pertence à antiga freguesia dos "ANJOS", hoje pela REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012 pertence à freguesia de «ARROIOS». (A freguesia dos ANJOS, PENA e S. JORGE DE ARROIOS, foram integradas, passando a formar uma só freguesia - ARROIOS).
Este LARGO fica entre a "RUA DA PALMA", "RUA DO BENFORMOSO", "RUA DOS ANJOS", "TRAVESSA DO CIDADÃO JOÃO GONÇALVES", "TRAVESSA DA CRUZ AOS ANJOS" e "TRAVESSA DO MALDONADO".
O "LARGO" era há muito conhecido pelo "LARGO DO INTENDENTE" em virtude de o "INTENDENTE-GERAL DA POLÍCIA" "DIOGO INÁCIO PINA MANIQUE" (1733-1805), ali ter o seu Palácio. Só em 30 de Junho de 1955, por EDITAL MUNICIPAL, passou a chamar-se "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE".
O Largo onde o  INTENDENTE mandou fazer a sua casa era, até então, ponto de passagem sem história especial, a não ser o facto de lá terem existido umas estalagens mencionadas em registos da freguesia dos ANJOS, do século XVI.
O facto de PINA MANIQUE para ali ter ido morar deu pois, azo ao nascimento de uma importante via que, como já se frisou (na RUA DO BENFORMOSO), era serventia obrigatória para quem quisesse dirigir-se ao Norte.
Se andarmos uns passos em redor do LARGO DO INTENDENTE encontramos o que resta do prédio apalaçado mandado edificar por DIOGO INÁCIO DE PINA MANIQUE.
Outro Palácio deste Largo, e que teve significado local revestido de certas tradições, pertenceu ao VISCONDE DA GRAÇA "JORGE CROFT" nascido em MANCHESTER no ano de 1808 e faleceu em LISBOA no ano de 1874. Grande proprietário em LISBOA e INDUSTRIAL, foi fundador de uma importante fábrica de Vidros na MARINHA GRANDE. O Palácio situava-se entre os números 31 a 39, junto da "TRAVESSA DO MALDONADO". Por morte do VISCONDE no século XIX, herdaram o prédio uns sobrinhos, que em 1908 o venderam à COOPERATIVA DE VIVERES A RETALHO. Com o fecho da COOPERATIVA em 1913, o extinto palácio, já como casa de rendimento, onde passaram vários retalhistas e inquilinos, esteve em muito mau estado de conservação, estando nesta altura recuperado.
Nesta LARGO existiu o "CHAFARIZ DO INTENDENTE" mandado erguer por influência do "INTENDENTE-GERAL DA POLÍCIA" entre os anos de 1823 e 1824, sendo em 1917 transferido para outro local.
Existe ainda um prédio de gaveto formado pela AVENIDA ALMIRANTE REIS, 2 a 2k, e o LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE, 1 a 6. Uma obra do Arquitecto "ADÃES BERMUDES" que lhe valeu o PRÉMIO VALMOR EM 1908. Imóvel classificado pelo IIP- Imóvel de Interesse Público - Decreto Lei nº 28/82, DR, I Série, nº 47, pág. 426, de 26.02.1982 (LINK:)
Nota histórica - Artística - Obra do arquitecto revivalista Adãe Bermudes, a sua construção remonta a 1908. Trata-se de um edifício que congrega em si diversos elementos estilísticos, resultando o todo num ecletismo arquitectónico ao qual foi, por isso, atribuído o PRÉMIO VALMOR no mesmo ano da sua edificação.
Esta construção de quatro pisos, estrutura-se em planta longitudinal, que termina num corpo semicircular, coroado por uma cúpula. Em ambas as fachadas do edifício encontramos um revestimento azulejar policromo, preenchido por pavões e motivos florais, ao nível do tímpano dos frontões . À procura de uma linguagem decorativa ARTE NOVA nos azulejos e na malha sinuosa do ferro forjado, alia-se um sabor neo-barroco, patente na cúpula do edifício e nos seus ornatos.
Sabe-se que estes sítios na encosta dos Montes da GRAÇA e de S. GENS era uma zona fértil em argila, o que levou muitos oleiros à fixação de suas explorações e Olarias. O topónimo anda perto deste LARGO com os nomes de RUA DAS OLARIAS, LARGO DAS OLARIAS, ESCADINHAS DAS OLAIAS e BECO DAS OLARIAS", e assim sendo não podíamos deixar de nos referirmos à olaria mais importante na nossa época, que se instalou em 1849 no LARGO DO INTENDENTE ainda, por "ANTÓNIO COSTA LAMEGO", embora seja mais conhecida pela "CERÂMICA DA VIÚVA LAMEGO".  

O arranjo artístico do "LARGO DO INTENDENTE" esteve sujeito a um concurso de votação pública, subordinado às "Melhores  Ideias para o LARGO DO INTENDENTE". O projecto "URBAN UMBRELLA", de PIERRE PERISSINOTTO, foi o vencedor. Existe um pequeno vídeo a circular no Facebook, de onde retiramos este apontamento. (no âmbito da iniciativa "FabLab in The City".)

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ II ] O PALÁCIO DO INTENDENTE PINA MANIQUE»

Sem comentários: