sábado, 20 de junho de 2015

CALÇADA DE DOM GASTÃO [ I ]

«A CALÇADA DE DOM GASTÃO E SEU ENQUADRAMENTO»
 Calçada de Dom Gastão - (1856-1858) Filipe Folque (PLANTA Nº 16 - A zona do GRILO. A CALÇADA DO GRILO, possivelmente da segunda metade do século XVII, separa duas áreas bem distintas. Para Norte os Conventos: GRILOS e GRILAS, para Sul, duas propriedades dos Leite de Sousa (depois TAVAREDE) e Senhores das Ilhas Desertas. Separadas estas duas propriedades por uma antiga Azinhaga do Grilo, que perdeu actividade e substituída com a abertura da CALÇADA DO GRILO, muito mais larga)  in   ATLAS DA CARTA TOPOGRÁFICA DE LISBOA
 Calçada de Dom Gastão - (2007) (Uma panorâmica do sítio do Grilo e CALÇADA DE DOM GASTÃO, vendo-se na parte de cima a antiga zona da "ILHA DO GRILO")  in GOOGLE EARTH
 Calçada de Dom Gastão - (2005) Foto de APS  (Fachada do Palácio da "QUINTA DE LEITE SOUSA", arranjo destacável da segunda metade do século XVIII. Notam-se as duas janelas "cegas", correspondente a duas paredes mestras mais antigas, evidenciando o carácter do arranjo palaciano que sofreu esta casa da quinta) in  ARQUIVO/APS
 Calçada de Dom Gastão - (2015) Foto gentilmente cedida pelo amigo RICARDO MOREIRA. (Final da "CALÇADA DE DOM GASTÃO" esquina com a RUA JOSÉ ANTÓNIO LOPES. Quarteirão destinado a ser demolido para ali "nascer" um eventual prédio de rendimento ou Condomínio fechado, no local da bem lembrada "FARMÁCIA CONCEIÇÃO" dos nossos tempos das décadas de 40 e 50 do século passado)  in  ARQUIVO/APS 
Calçada de Dom Gastão - (2015) - Foto gentilmente cedida pelo amigo RICARDO MOREIRA (Lado esquerdo da "CALÇADA DE DOM GASTÃO", edifícios recentemente edificados, onde estão instalados os CTT e as novas instalações da "FARMÁCIA CONCEIÇÃO")  in ARQUIVO/APS


CALÇADA DE DOM GASTÃO [ I ]

«A CALÇADA DE DOM GASTÃO E SEU ENQUADRAMENTO»

A «CALÇADA DE DOM GASTÃO» (antiga "CALÇADA DO GRILO") pertence à freguesia do  «BEATO». Começa na "RUA DO GRILO" no número 145 e finaliza na "RUA DE XABREGAS" no número 2. Tem como convergente no lado direito as "ESCADINHAS DE D. GASTÃO" (antiga Azinhaga) que dividia entre si duas propriedades desde a "ESTRADA DE MARVILA" até à parte Sul. Existiu logo a seguir às "ESCADINHAS" o chamado "LARGO DE DOM GASTÃO" (conforme nos indica o Mapa de Filipe Folque, e nos dá conta um documento do espólio do Arquivo Municipal de Lisboa). Sabe-se que esta CALÇADA DE DOM GASTÃO foi alinhada em 1916 e que para além desta artéria existiu também o "LARGO DE DOM GASTÃO", já que ambos os arruamentos aparecem numa planta de 1892 referente à construção da "RUA DA MANUTENÇÃO" que antes era leito do RIO e permitia o acesso ao cais fluvial do Palácio de DOM GASTÃO.
Na parte poente desta Calçada vamos ainda encontrar no lado direito a "RUA JOSÉ ANTÓNIO LOPES" e no lado esquerdo (Já sensivelmente em terrenos da Rua de Xabregas) a "TRAVESSA DA MANUTENÇÃO" (antiga Travessa da Manutenção Militar do Estado).

Este topónimo que se perde na memória da cidade é bastante antigo, supõe-se estar ligado a um dos membros da família "COUTINHO" de nome "GASTÃO" que neste local edificou o seu Palácio.
O espaço envolvente à "CALÇADA DE DOM GASTÃO" é denominado por nomes sonantes, conforme suas épocas. "D. GASTÃO COUTINHO" senhor das "ILHAS DESERTAS" 1º Conde da TAIPA. "LUÍS CID DA SILVA E OLIVEIRA" que no início do século XVIII, era um dos senhores da "QUINTA DO GRILO". 
Nestas paragens existiu ainda "O PÁTIO DE LUÍS CID" (1724) e o "PÁTIO DO SIDE" (1738), mais tarde aparece por ligação de herdeiros "FERNÃO LEITE DE SOUSA MATOS", seu neto de nome "FERNÃO LEITE DE SOUSA" (Sargento-Mor de Lisboa em 1748 e já vivia na QUINTA do sítio do GRILO), tendo ficado como administrador da casa o mais novo "JOSÉ LEITE DE SOUSA".
Durante a maior parte do século XIX, a QUINTA DO GRILO e a casa esteve na posse de "JOÃO DE ALMADA E QUADROS" "1º CONDE e BARÃO DE TAVAREDE".
O nome da propriedade era transformado de acordo com o nome dos seus proprietários - "VILA ZENHA", depois "VILA MARIA LUÍSA", onde foi instalado um colégio privado (EXTERNATO CAMILO CASTELO BRANCO-1941) antecessor da "CASA PERSEVERANÇA" controlada pela "VOZ DO OPERÁRIO" em 1914.  No lado direito da casa estava a "ESCOLA OFICIAL Nº 20" (que já não existe em 2015), funcionando nesse espaço e nos anexos de todo o lado direito a "EKA" Palace, uma organização de artes culturais de carisma indiano, que tal como as escolas e externatos ali radicados, contribuíram para a descaracterização dos seus interiores das antigas casas nobres.

Na entrada da "VILA MARIA LUÍSA" existiram até 1978 em cima das suas colunas uns jarrões que lhe emprestavam um certo valor artístico, hoje não se sabe para onde foram , e as colunas começam lentamente a ceder, para dar lugar à passagem de viaturas.
Entre a "VILA MARIA LUÍSA" e a "CALÇADA DO GRILO" existiu o "LARGO DE D. GASTÃO", casas que pertenceram à "CASA DE DOM GASTÃO". Funciona nesse espaço no nº 42 uma oficina de carros "AUTO MECÂNICA CENTRAL DE XABREGAS, LDA", há um bom par de anos.
Atravessamos a CALÇADA para o outro lado ficando nas nossas costas a "RUA DO GRILO".  Começamos no  Inicio da CALÇADA DE DOM GASTÃO, no número 1, 3 e 3A (mesmo em frente da "CALÇADA DO GRILO") são as instalações da "DROGARIA MOREIRA" já muito antiga e nosso conhecido de outros tempos, logo a seguir uns edifício novos e uma abertura, espaço de uma demolição recente. Segue-se algumas casas de "DOM GASTÃO". No primeiro andar, com entrada pelo nº 13 funcionaram nas décadas de 40 e 50 os "SERVIÇOS-MÉDICOS SOCIAIS - FEDERAÇÃO DA CAIXA DE PREVIDÊNCIA - Posto Nº 28. No número 13-A em finais de 40 existia ali uma fábrica de refrigerantes, hoje ocupada pela firma "J. M. LDA. - ROLHAS".
O "CENTRO ESCOLAR REPUBLICANO ELIAS GARCIA" funcionou no 1º andar com entrada pelo Nº 15, que depois de 1974 era nesse mesmo espaço, uma secção do "PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS".
E chegamos propriamente dito ao que resta do antigo "PALÁCIO DE DOM GASTÃO", um prédio hoje bastante modificado, que tinha um cais para o RIO, hoje "RUA DA MANUTENÇÃO". Neste espaço está instalada desde 1975  (que lhe tem introduzido várias modificações e benfeitorias) a «COOPERATIVA DE ENSINO "OS PIONEIROS"», com entrada pela Nº 21. Nos números 21-A a 23 está instalada uma sucursal da CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS. Os CTT estão localizados no Nº 25 e a "FARMÁCIA CONCEIÇÃO" que durante muitas décadas esteve  (no outro lado da Calçada) com esquina para a RUA JOSÉ ANTÓNIO LOPES, ocupa hoje o Nº 29-B. No final desta Calçada tornejando para a "TRAVESSA DA MANUTENÇÃO" existe uma dependência do Banco "SANTANDER TOTTA" num edifício alto, novo, e de habitação.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«CALÇADA DE DOM GASTÃO [ II ]-A QUINTA LEITE DE SOUSA ( 1 )».

Sem comentários: