quarta-feira, 3 de junho de 2015

LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ VIII ]

«EPISÓDIOS NO "LARGO DO INTENDENTE" no final do século XX (3)»
 Largo do Intendente Pina Manique - (2013) (O "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" na freguesia de ARROIOS, já significativamente renovado) (Abre em tamanho grande) in TOPONÍMIA DE LISBOA -CML
 Largo do Intendente Pina Manique - (2010) (Prédio de gaveto entre a Av. ALMIRANTE REIS, 2 e 2k e o "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE, 1 a 6 Fachada poente) in DIRECÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL
 Largo do Intendente Pina Manique - (2007) Foto da SIPA  (Vista lateral do antigo "Chafariz do Intendente" colocado desde 1917 no lugar do DESTERRO, virado para a "RUA DA PALMA") in MONUMENTOS
Largo do Intendente Pina Manique - (1969) (O "Largo do Intendente" prédio decorado com azulejos, no lado direito a espreitar o Edifício da VIÚVA LAMEGO)  in   AML 

(CONTINUAÇÃO)- LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ VIII ]

(EPISÓDIOS NO "LARGO DO INTENDENTE" NO FINAL DO SÉCULO XX (3)»

A noite do "INTENDENTE" não arrasta muito para além das duas da manhã. 
Os que ali vão, estão de passagem para outro lado. Os que ali moram, vão trabalhar para outro sítio. Em geral, explica "ISILDA" - "as mulheres seguem para o TÉCNICO ou para a DEFENSORES DE CHAVES",  onde fazem o resto da noite.

"AUGUSTA" tem 62 anos. E, nas suas próprias palavras, já não vai nessas andanças: "Já não valho um caracol. Estou velha e este pessoal já não me liga". Os clientes da "AUGUSTA" têm normalmente duas características; "São velhos ou então desesperados". Às vezes, raras, também "atende" alguns quarentões. Nunca na vida, diz, se meteu em quaisquer drogas. No entanto, confessa, bebe uns bagaços. "AUGUSTA" quase não ganha para o que come. Se tem algum lucro é porque dispensa um quarto de pensão ou luxos afins: "À noite, é mesmo ali atrás das camionetas, ou numa escada". Durante o dia, repousa. "Dá mesmo fome".
Naquela RUA, "AUGUSTA" conhece quase toda a gente: "chegam aí miúdas que nem sabem onde se vêm meter. Um mês depois, estão apanhadas". Se não for um "CHULO", será um "dealer". 
Diz quem conhece todos os estabelecimentos de uma ponta da "RUA DO BENFORMOSO". Do "TONINHO" ao "BEIRA DOURO", o "GT", o "CRAZY-TIMES", o "ARISTOF", o "ISTAMBUL", o "PALMA", o "BORDA DE ÁGUA", o "CANGURU", os outros parecem iguais. Não são. Todos têm os seus atractivos e os seus perigos. Diz "AUGUSTA" com orgulho que escapou a tudo isso e muito mais. Sabe que já não escapa ao que tem... "tenho andado com muitas dores. Um dia destes morro para aí a um canto!" 
A "TRAVESSA DO CIDADÃO JOÃO GONÇALVES" já está muito próximo da AVENIDA ALMIRANTE REIS para que reine a total descontracção. Nada que impeça as meninas da "SEX-SHOP", que fica mesmo ao lado da mais frequentada casa de jogos da  área, de expor no corpo alguns artigos da casa.
Ainda não era meia-noite e o negócio estava preto. A polícia não arredava pé. Ainda por mais, um velhote resolveu " estacionar" no chão, mesmo por baixo dos anúncios luminosos. Do interior do estabelecimento saiu um rapagão para convencer tal personagem a levar a sua garrafa de tinto e o saco de plástico para outras paragens.
Quase se gerava ali nova confusão.
Coisa normal, no lugar onde os ânimos não dormem.
[Esta reportagem, como foi dito no início, foi escrita pelo Jornalista "LUÍS PEDRO CABRAL" em 1998 no já desaparecido JORNAL INDEPENDENTE].

Felizmente para nós e para todos os moradores do "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE", que as coisas mudaram substancialmente no aspecto social e uma verdadeira transformação do "LARGO", dando-lhe uma nova face, edifícios recuperados, embora não esteja tudo concluído, mas existem promessas que isso irá acontecer.
O comércio de Droga ali instalado depois da desactivação do "CASAL VENTOSO" está gradualmente a dispersar-se para outras paragens.
Parece castigo. O "INTENDENTE PINA MANIQUE" que tanto combateu os mendigos as prostitutas e os maus costumes, décadas e décadas mais tarde, o "LARGO" com seu nome, viria a ser conhecido exactamente pelo sentido inverso.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ IX ]-O CHAFARIZ DO INTENDENTE/DESTERRO (1)».

Sem comentários: