sábado, 11 de julho de 2015

CALÇADA DE DOM GASTÃO [ VII ]

«A COOPERATIVA DE ENSINO "OS PIONEIROS"»
 Calçada de Dom Gastão - (2012) - (Antigo "Palácio de D. Gastão", actualmente a "Cooperativa de Ensino "Os Pioneiros", sediada neste edifício desde 1974) in COOPERATIVA DE ENSINO "OS PIONEIROS"
 Calçada de Dom Gastão - (2015) - (Foto gentilmente cedida pelo amigo RICARDO MOREIRA) (A "CALÇADA DE DOM GASTÃO" no lado direito da calçada, o edifício de cor rosa corresponde à «Cooperativa de Ensino "OS PIONEIROS"», no antigo Palácio de Dom Gastão) in ARQUIVO/APS
 Calçada de Dom Gastão - (2005) Foto de APS - (Um pormenor do "PALÁCIO DE DOM GASTÃO" com os espaços ocupados para diversas firmas e instituições) in  ARQUIVO/APS
 Calçada de Dom Gastão - ( 1979 ) -Foto cedida gentilmente pelo amigo RICARDO MOREIRA (Foto tirada nas instalações de "OS PIONEIROS" - antigo "PALÁCIO DE DOM GASTÃO - alunos do primeiro Ciclo. No lado esquerdo podemos observar a balaustrada setecentista que dava para a "RUA DA MANUTENÇÃO", o antigo cais de D. Gastão)  in  ARQUIVO/APS
Calçada de Dom Gastão - ( 1978 ) - Foto gentilmente cedida pelo amigo RICARDO MOREIRA.(Foto tirada nas instalações de "OS PIONEIROS" - antigo Palácio de Dom Gastão - alunos do primeiro Ciclo.  Na parte de trás podemos ver a entrada para a Vila MARIA LUÍSA, ainda com os jarrões cimeiros)  in  ARQUIVO/APS


(CONTINUAÇÃO) - CALÇADA DE DOM GASTÃO [ VII ]

«A COOPERATIVA DE ENSINO "OS PIONEIROS"»

O conjunto palaciano que outrora constituiu uma das mais celebres residências aristocratas desta zona de LISBOA, não é fácil apurar com exactidão perante a confusão estabelecida de construções que hoje se erguem dos dois lados da "CALÇADA DE DOM GASTÃO".
Possivelmente numa dessas residências aristocratas dos "SENHORES DAS ILHAS DESERTAS" na "CALÇADA DE DOM GASTÃO", no número 21, ocupando todo o edifício, e ainda a parte de trás que dava para o cais de embarque dos proprietários de então, (hoje na "RUA DA MANUTENÇÃO") está instalada a «COOPERATIVA DE ENSINO "OS PIONEIROS"», fundada no período do pós 25 de Abril de 1974, por um movimento colectivo orientado para a defesa de um ensino democrático e justo, (segundo os seus estatutos) no qual alunos e trabalhadores tiveram os seus direitos e deveres garantidos.

Dissidentes de um estabelecimento de ensino homólogo, professores, funcionários e encarregados de educação reuniram-se em Outubro de 1974 numa Assembleia Geral que culminou na organização do movimento em COOPERATIVA. Adoptou-se o nome "OS PIONEIROS", em virtude de a instituição ser a primeira COOPERATIVA DE ENSINO criada de raiz em PORTUGAL.
A conotação esquerdista que a designação encerra foi consideravelmente bem aceite entre a população devido às tendências  políticas predominantes na ZONA DE XABREGAS.
Com a colaboração com alguns elementos da JUNTA DE FREGUESIA DO BEATO, a "COOPERATIVA" instalou-se provisoriamente na "ESCOLA DO CENTRO DE FORMAÇÃO Nº 1 da mesma FREGUESIA.
Em Janeiro de 1975, realizaram-se obras no "PALÁCIO DE DOM GASTÃO" e, em ABRIL desse ano, a COOPERATIVA iniciou a sua actividade no edifício, onde se mantém até hoje. Na sua génese, muitos foram os contributos prestados por entidades externas, destacando-se, nomeadamente o fornecimento de materiais e mão de obra pelo referido "CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BEATO" e ainda a atribuição de apoios para a aquisição de equipamento escolar por parte da FUNDAÇÃO CALOUSTE  GULBENKIAN.
Entre Abril e Junho de 1975, a COOPERATIVA obteve reconhecimento do "INSTITUTO ANTÓNIO SÉRGIO" e autorização do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, tendo regularizado a sua situação legal e eleito, pela primeira vez, os respectivos Corpos Sociais.
Desde então, a «COOPERATIVA DE ENSINO "OS PIONEIROS"» funciona em regime de paralelismo pedagógico. com uma oferta curricular que abrange pré-escolar,  1º e 2º Ciclos.
Integra ainda alguns dos seus membros fundadores, tendo nomeado como sócio honorário, pelos serviços prestados a dedicação, a professora D. MARIA ALICE MARTINS e o Professor MANUEL AGOSTINHO DIAS ( 1 ).

Nos anos lectivos 1981/82 são construídos uns Pavilhões na ala poente do edifício, retirando alguns metros ao pátio de recreio, impossibilitando alguns alunos da sua prática futebolística, coisa que os chocou na altura, e que hoje recordam com saudade.
Foi também por essa ocasião e para maior protecção dos alunos, que na parte Sul foi levantada uma parede na varanda de balaustrada setecentista sobre o antigo cais. Construção da  iniciativa de "D. GASTÃO DA CÂMARA COUTINHO", 8.º SENHOR DAS ILHAS DESERTAS".

- ( 1 ) - Texto elaborado a partir de informações fornecidas por um antigo fundador da Cooperativa, Professor MANUEL AGOSTINHO DIAS e trabalhado pela professora D. CÁTIA RAMALHINHO.

(CONTINUA(-(PRÓXIMO)«CALÇADA DE DOM GASTÃO[ VIII ]-O CENTRO ESCOLAR REPUBLICANO ELIAS GARCIA». 

Sem comentários: