quarta-feira, 18 de novembro de 2015

RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA [ XVII ]

«O LARGO DE S. MAMEDE E SUA IGREJA»
 Rua da Escola Politécnica - (1993) Foto de FOTOVOO - (Uma panorâmica do "LARGO DE S. MAMEDE" com a Igreja no topo e suas escadarias. O LARGO com "Calçada à portuguesa" preenche quase a sua totalidade)  in  SÉTIMA COLINA 
 Rua da Escola Politécnica - ( 2000 )- Pormenor do "LARGO DE S. MAMEDE". Cortou-se a velha "Quinta do Noviciado", com uma rua que ligava o antigo SALITRE (antiga Rua Nova de S. Mamede), e destinou-se a esquina para local do novo Templo) in  GOOGLE EARTH
 Rua da Escola Politécnica - (1912) Foto de Garcia Nunes - (A "IGREJA DE S. MAMEDE" no LARGO DE S.MAMEDE, edificação de 1924, um projecto do Arquitecto Raul Martins)  in  AML

Rua da Escola Politécnica  - (entre 1955 e 1970) Foto de Artur Pastor - (No "LARGO DE S. MAMEDE", a antiga Agência do Banco Pinto & Sotto Mayor, um sinaleiro dirigindo o transito, e nessa época os eléctricos viravam neste LARGO com a "chapa" GOMES FREIRE) (Abre em tamanho grande)  in  AML 

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA [ XVII ]

«O LARGO DE S. MAMEDE E SUA IGREJA»

O «LARGO DE SÃO MAMEDE», junto à Igreja da mesma invocação, é um topónimo que data provavelmente do século XVIII, altura em que se iniciou a construção da "IGREJA DE SÃO MAMEDE". Embora o "LARGO" não seja muito antigo, sabemos que foi solicitado à Câmara em 1852, pela "Irmandade Fabriqueira do Novo Templo". Para isso, cedeu um terreno ao município com a condição de nunca se poder nele edificar qualquer construção. Assim nasceu o "LARGO DE SÃO MAMEDE", cuja arborização e empedramento são mais tardios, iniciados somente em 1907.

Após o Terramoto de 1755, irrompeu para estes lados uma verdadeira euforia construtiva. O ESTADO ou o POMBAL, tentou discipliná-la através de projectos tocados por alguma utopia. Mas foi a iniciativa privada que sobretudo por aqui deu cartas e dispôs da sua vontade própria. Excepto, curiosamente no local do "LARGO DE SÃO MAMEDE".
Por força dos decretos de expulsão dos JESUÍTAS, todos estes terrenos até ao RATO passaram, por confisco, para a posse da COROA
Tinham pertencido à grande "QUINTA DO NOVICIADO DA COTOVIA", que POMBAL entendeu por então transformar em "COLÉGIO DOS NOBRES".
A iniciativa de urbanização destes terrenos coube, ao poder real. POMBAL achou por bem redistribuir as freguesias da CAPITAL. Como na parte velha grande número delas tinham desaparecido por força do cataclismo, não se justificando a sua reconstrução, o poder entendeu por bem levá-las para outros sítios, onde de facto o crescimento constante da população as requeria. Assim, "SÃO MAMEDE" foi escolhida para orago da nova freguesia que ia pastorear os vizinhos cada dia mais numerosos da velha COTOVIA. Estas mudanças revolucionárias da história alfacinha tiveram a sua consagração legal em Dezembro de 1769.

Cortou-se a velha "QUINTA DO NOVICIADO" com uma RUA que ligava ao antigo SALITRE, baptizada de "RUA NOVA DE SÃO MAMEDE", e destinou-se a esquina para o local do novo  TEMPLO.
A construção da IGREJA foi iniciada em 1782 mas arrastou-se por falta de verbas. Em 1840 estava-se  em ruínas o que  tinha sido erguido, e aquando da inauguração em 18 de Agosto de 1861, estava ainda por acabar.

Andando um pouco para trás para nos referirmos à paróquia inicial de "SÃO MAMEDE" que data de 1312, se não de 1220 como parece provado, (no dizer de NORBERTO DE ARAÚJO, nas suas Peregrinações em LISBOA), sendo o seu primeiro TEMPLO erigido na encosta ocidental do monte  do "CASTELO", depois totalmente destruída pelo Terramoto, acolhendo-se na paróquia de "SÃO CRISTÓVÃO" de onde passou em 1761 para a ermida de SÃO PATRÍCIO, perto do seu primitivo local, onde se conservou até até Janeiro de 1769. Nesse ano transita para a ERMIDA DE N.ª SENHORA DA MÃE DE DEUS E DOS HOMENS", no sítio do "VALE  PEREIRO" que passou a ser sede provisória da paroquial. Esta Ermida estava na antiga "RUA DO VALE DO PEREIRO", perto do demolido Quartel de Caçadores Nº 2, e dela não restam vestígios. O local desta ermida, na actual LISBOA, corresponde aproximadamente ao leito da RUA RODRIGUES DA FONSECA, onde está cortada pelas; RUA BRAAMCAMP e RUA ALEXANDRE HERCULANO. E como dissemos uma nova Igreja foi começada a construir em 1782, no sítio do actual LARGO DE SÃO MAMEDE.

A "IGREJA DE SÃO MAMEDE", de uma só nave, não tem qualquer significado histórico ou expressão de arte pura; é agradável e composta como se vê, devendo o risco do Arquitecto RAUL MARTINS. Entre as imagens nela venerada destaca-se uma "NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO" que veio do "COLÉGIO DOS NOBRES". Em 1927, foi inaugurada uma capela dedicada a "NOSSA SENHORA DE FÁTIMA" e aos "SANTOS PORTUGUESES". No centro da passagem do corredor do corpo da IGREJA para o cartório, foi em 1932 colocada uma imagem de NOSSA SENHORA em mármore, que chegou a ser atribuída a BERNINI e veio do antigo "CONVENTO DA ESPERANÇA".

Em redor do pequeno "LARGO", dispõem-se alguns edifícios privados interessantes do século XVIII, dois dos quais merecem tratamento especial; os PALÁCIOS ou CASAS-NOBRES de "REBELO DE ANDRADE-SEIA e do "MORGADO ALAGOA". Logo á direita da Igreja, fazendo esquina para a "RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA", ergue-se um enorme casarão, cujo elemento decorativo que o caracteriza é o caprichado fecho superior das janelas. Uma espécie de FLOR-DE-LIS que remata o arco-quebrado das molduras em pedra. Foi essa mansão construída por um dos grandes comerciantes lisboetas de meados do século XIX, "ANTÓNIO LOPES FERREIRA DOS ANJOS", irmão do "POLICARPO DOS ANJOS", senhor da bela casa (que já falámos) ao "PRÍNCIPE REAL"

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA[ XVIII ]-O MUSEU BOCAGE»

2 comentários:

José Leal disse...

Exmos Senhores
Gostaria de obter o contacto de email do editor deste blog
Cumprimentos
José Leal
jricardoleal@gmail.com

APS disse...

Caro José Leal

Já lhe enviei um MAIL, indicando onde pode encontrar a referencia ACERCA DE MIM-Ver o meu perfil no BLOGUE.

Despeço-me com amizade

Cumprimentos
APS