quarta-feira, 30 de março de 2016

RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ V ]

«A IGREJA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA»
 Rua São João da Praça - ( 2009 )- Foto de APS - (Fachada da "IGREJA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA", coroada por um frontão com óculo de tímpano e fogaréus no cimo das prumadas)  in ARQUIVO/APS
 Rua São João da Praça - (2010) - Foto de autor não identificado - (Interior da "IGREJA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA" no século XXI, em ALFAMA)  in  GUIA DA CIDADE
 Rua São João da Praça - (2009) Foto de APS - ( A "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" no sentido poente, vendo-se no final ao nosso lado direito, o início da "SÉ PATRIARCAL DE LISBOA" in  ARQUIVO/APS
Rua São João da Praça - (2009) - Foto de APS - ( A antiga porta do "CHAFARIZ DE EL-REI" é hoje, apenas, um corredor entre a "RUA DO CAIS DE SANTARÉM" e a "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA", com passagem pelas "TRAVESSA SÃO JOÃO DA PRAÇA" ou "TRAVESSA CHAFARIZ DE EL-REI")  in   ARQUIVO/APS


(CONTINUAÇÃO) - RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ V ]

«A IGREJA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA»

O lugar da edificação da actual «IGREJA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA" é o mesmo que a tradição atribui à ERMIDA (nada restando dela) consagrada pelo pai de "SANTO ANTÓNIO" a "SÃO JOÃO DEGOLADO", em acção de graças pela comprovação da sua inocência.
A IGREJA data do princípio do século XIV, pelo menos, e teve por orago "SÃO JOÃO DEGOLADO", ou seja "SÃO JOÃO BAPTISTA"; existiram ainda padroeiros de nomeação real, o último dos quais foi "D. PEDRO ANTÓNIO DE NORONHA DE ALBUQUERQUE", 1.º MARQUÊS DE ANGEJA (Século XVII), 2.º CONDE DE VILA VERDE (1661-1731).

O templo, que tinha sido alterado no reinado de D. DINIS, não resistiu ao Terramoto de 1755 que o destruíra por completo. Esta IGREJA era relativamente pequena e pobre, no entanto foi reconstruida  no 3.º quartel do século XVIII, ficando concluída no ano de 1789. Depois de ser construída em pleno reinado de "DONA MARIA I (1734-1777-1816), encontra-se hoje de pé, embora também tenha ardido em parte, sofrendo grande ruína, em 3 de Maio de 1896, aquando do incêndio da "FÁBRICA A VAPOR ALLIANÇA" de "JOÃO LUÍS DE SOUSA & FILHO, na "RUA DO BARÃO", 7 a 19.
Fez-se então sob o patrocínio da "RAINHA D. AMÉLIA DE ORLEAN" (1865-1951) e do "CARDEAL PATRIARCA DE LISBOA", "D. JOSÉ NETO (1841-1920), uma subscrição pública para reedificação e restauro da "IGREJA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA" .

A sua parte exterior não torna notável o edifício, apresentando uma certa sobriedade no seu conjunto. A fachada é coroada por um frontão com óculo no tímpano e fogaréus na prumada da "pseudapilastra". O portal, de frontão semicircular é interrompido por um medalhão com relevo do "AGNUS DEI".
O interior é de uma só nave oitavada, altares sob tribunas,coro-alto e capela-mor rectangular. é de salientar a decoração de dois altares rococó do cruzeiro, num dos quais, o do lado da "EPISTOLA", pode ver-se a "VIRGEM DA MÃO" da autoria do escultor "MACHADO DE CASTRO".
Nos altares do lado da "EPISTOLA" estão quatro imagens barrocas de grande qualidade, entre as quais o "SÃO JOÃO BAPTISTA" e o "SÃO SEBASTIÃO", do altar de "N. S. dos DONS". Das três imagens do lado do "EVANGELHO" é especialmente louvável o "SÃO JOSÉ COM O MENINO", no altar de "SÃO RAFAEL".
 na Capela-mor, duas imagens concorrem com o "SÃO JOÃO BAPTISTA" do altar; a "VIRGEM COM O MENINO" e o "SÃO JOÃO EVANGELISTA".
São ainda de mencionar a alizar rococó de azulejos policromos  da Sacristia, com coroamentos recortados e as duas credências seiscentista, de embrechados, proveniente da desaparecida "IGREJA DO LARGO DE SÃO RAFAEL".

Diz-nos "NORBERTO DE ARAÚJO" nas suas "PEREGRINAÇÕES EM LISBOA" que: "na Sacristia guardam-se algumas pedras expressivas que faziam parte da pequenina Ermida de Nossa Senhora do Rosário, sobre o Arco deste nome na "RUA DA JUDIARIA".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«EUA SÃO JOÃO DA PRAÇA[ VI ]NOTÍCIAS HISTÓRICAS DA FREGUESIA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA»

Sem comentários: