quarta-feira, 9 de março de 2016

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS - 3.ª SÉRIE [ XIV ]

«RUA EDUARDO SCHWALBACH ( 1 )»
 Rua Eduardo Schwalbach - (2015) - (Entrada da "Rua Eduardo Schwalbach" na parte Nascente, junto da "Rua da Casquinha")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Eduardo Schwalbach - (2015) - ( A "Rua Eduardo Schwalbach" no "BAIRRO DE SANTA CRUZ" em BENFICA)  in  GOOGLE EARTH
 

Rua Eduardo Schwalbach - (1970) - Foto de Arnaldo Madureira     ("BAIRRO DE SANTA CRUZ", moradia na esquina da "Rua Eduardo Schwalbach")  in   AML 
 Rua Eduardo Schwalbach - (1961) Foto de Artur Inácio Bastos - (A antiga "RUA - 9" do "BAIRRO DE SANTA CRUZ" que em 1969 viria a ostentar o nome do jornalista "EDUARDO SCHWALBACH" in   AML 
 Rua Eduardo Schwalbach - (Março de 1917) - (Rosto da edição gráfica de um dos números musicais da revista de "Eduardo Schwalbach" "O DIA DE JUÍZO", com música de ALVES COELHO "Pai"). in HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL 
Rua Eduardo Schwalbach - (1944) - (Foto do Jornalista "EDUARDO SCHWALBACH" inserida no seu livro de memórias "À LAREIRA DO PASSADO")  in  LIVREIRO MONASTICON

(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS - 3.ª SÉRIE [ XIV ]

«RUA EDUARDO SCHWALBACH ( 1 )»

A «RUA EDUARDO SCHWALBACH» pertence à freguesia de «BENFICA».  Começa na "RUA DA CASQUILHA" no número 53 e finaliza na "RUA COMANDANTE AUGUSTO CARDOSO" no número 76 no "BAIRRO DE SANTA CRUZ".  São convergentes para esta rua a "RUA CORONEL CAMPOS GONZAGA" a "RUA IRENE LISBOA" e a "RUA ALFREDO PIMENTA"(também ele jornalista).
Lisboa, deu o nome da RUA ao jornalista, 23 anos após sua morte.
Por EDITAL de 10 de Abril de 1969 foi transformada a "RUA-9" do então recente "BAIRRO DE SANTA CRUZ" na "RUA EDUARDO SCHWALBACH".
Tanto a Política como o Teatro eram, Geralmente, os outros amores dos jornalistas de gerações passadas. Ao que parece, a primeira terá ganho a batalha, já que, nos tempos que correm, mais frequente é ver a gente das redacções a ser mordida pelo micróbio político-partidário do que a deixar-se contagiar pelo gosto daquela a que era uso chamar-se a nobre " ARTE DE TALMA".
Com "EDUARDO SCHWALBACH" não se sabe, ainda hoje, como classificar: se foi um homem de teatro e também jornalista, ou foi um jornalista que também escrevia para o Teatro. Possivelmente,  nem ele sabia... Entre o "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" e o "TEATRO NACIONAL", fosse alguém capaz de escolher a sua segunda casa.
"EDUARDO FREDERICO SCHWALBACH" nasceu em LISBOA, na antiga "RUA FORMOSA" (hoje Rua de "O SÉCULO") em 18 de Maio de 1860, tendo falecido em 08 de Novembro de 1946 também em LISBOA. A sua mãe faleceu quando ele mal completara oito dias, acabou depois por viver com uma avó, na "TRAVESSA DO COLÉGIO" (antiga freguesia da PENA, hoje "ARROIOS").Fez os seus primeiros estudos em escolas que ao tempo funcionavam no PALÁCIO ALMADA ( ou da INDEPENDÊNCIA) e na "RUA DO OURO", no sítio onde veio a ter lugar o GRANDELLA.
À semelhança de seu avô, ingressou na carreira militar e chegou mesmo ao posto de Alferes.
Apesar do seu apelido Alemão, este homem de letras era lisboeta de nascimento, e neto do "GENERAL JOÃO SCHWALBACH", um militar de origem germânica que viera para PORTUGAL com o exército inglês, para dar uma ajuda contra as invasões francesas, e se batera nas batalhas de ROLIÇA e do BUÇACO. Acabando por se naturalizar português e combatendo pelos liberais, o general fora mais tarde feito VISCONDE DE SETÚBAL.

"EDUARDO SCHWALBACH" queria bastante mais que a carreira militar. Foi seu amigo "GERVÁSIO LOBATO" que o introduziu nos meios literários e jornalísticos. Estava lançada a sua nova vida, tendo visto os seus primeiros escritos publicados no "DIÁRIO DA MANHÃ". Lançou-se em seguida na aventura do lançamento de um vespertino chamado " A TARDE". Em 1902 era Director da "REVISTA DO CONSERVATÓRIO REAL DE LISBOA". Mas, em 1924, tendo "AUGUSTO DE CASTRO" sido chamado a desempenhar funções diplomáticas, acabou por ser convidado para a direcção do "DIÁRIO DE NOTÍCIAS", função que desempenhou durante toda a permanência do jornalista-embaixador lá por fora.
Assim, esteve naquele matutino ( que então era feito no BAIRRO ALTO) até 1930 e depois em novo período, bastante mais curto, nos anos 40.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS-3.ª SÉRIE [ XV ]-RUA EDUARDO SCHWALBACH (2 )» 

Sem comentários: