sábado, 6 de maio de 2017

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (4.ª SÉRIE) [ VI ]

«RUA CÂNDIDO DE OLIVEIRA ( 2 )»
 Rua Cândido de Oliveira - (2016) -  (Um troço para Norte da "Rua Cândido de Oliveira")  in  GOOGLE EARTH 
 Rua Cândido de Oliveira - (2016)  -  (Panorâmica de parte dos OLIVAIS-SUL onde está inserida a "RUA CÂNDIDO DE OLIVEIRA)  in   GOOGLE EARTH
 Rua Cândido de Oliveira - ( 2016 )  -  (Parte Sueste da "RUA CÂNDIDO DE OLIVEIRA")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Cândido de Oliveira - ( 2016)  -  (A "RUA CÂNDIDO DE OLIVEIRA" na parte Norte do BAIRRO)   in   GOOGLE EARTH 
 Rua Cândido de Oliveira - (2016)  -  (Um troço da "RUA CÂNDIDO DE OLIVEIRA  a Norte na Freguesia dos OLIVAIS-SUL)  in   GOOGLE EARTH
 Rua Cândido de Oliveira - (Anos 50 do Século XX)  -  ("CÂNDIDO DE OLIVEIRA" foi director do Jornal desportivo "OS SPORTS", fundou e dirigiu o jornal "A GAZETA DESPORTIVA")  in  FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL 
 Rua Cândido de Oliveira - (Depois de 25.04.1074)  -  (Quando "CÂNDIDO DE OLIVEIRA" foi preso no TARRAFAL em 1942, teve ocasião de escrever um livro "TARRAFAL-O PÂNTANO DA MORTE", que só foi publicado depois do 25 de Abril a título póstumo)  in    COISAS
Rua Cândido de Oliveira - (07.03.1974)  -  (Primeira página do Jornal »A BOLA» de Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo)   in   MADE IN PORTUGAL  


(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (4.ª SÉRIE) [ VI ]

«A RUA CÂNDIDO DE OLIVEIRA ( 2 )»

"CÂNDIDO DE OLIVEIRA", alentejano cedo veio para LISBOA a fim de ser educado na prestigiosa Instituição dos "JERÓNIMOS". 
Nunca se esqueceria, aliás, desse período da sua vida; tendo sido jogador e capitão da equipa do BENFICA durante seis anos, acabou por deixar o então prestigiado clube para fundar o "CASA PIA ATLÉTICO CLUBE", onde continuou a sua carreira. (Diga-se de passagem que, logo no primeiro ano de actividade, o "CASA PIA", capitaneado por "CÂNDIDO", ganhou o Campeonato de LISBOA).
Fez parte, em 1921, da primeira selecção portuguesa. Mais tarde viria a ser seleccionador e treinador.
Assim. no "SPORTING", dirigiu a célebre equipa onde pontificavam os "cinco violinos", na última época em que estes alinharam juntos. E na "ACADÉMICA" lançou grandes nomes do futebol português, como "MÁRIO WILSON", criando uma verdadeira escola que dava prazer ver jogar.
Treinou ainda o "F. C. do PORTO" e até o clube brasileiro "FLAMENGO".

Mas é como jornalista que mais nos interessa este homem do desporto. E também nesta profissão foi dos maiores. Começou a sério num diário um tanto efémero chamado "VITÓRIA". Foi depois director de "OS SPORTS". Fundou e dirigiu a revista "FUTEBOL" e o Jornal "GAZETA DESPORTIVA". Finalmente, lançou-se naquela que seria a empresa jornalística da sua vida; funda com RIBEIRO DOS REIS e VICENTE DE MELO em 1945 o jornal "A BOLA", a que os adeptos dos desportos em geral e do futebol em particular usavam chamar "a bíblia".
Mal imaginava mestre "CÂNDIDO DE OLIVEIRA" como a "sua" imprensa e o "seu jornal" se transformariam a ponto de hoje existirem tantos jornais desportivos.
Faleceu em serviço, como enviado especial de "A BOLA" ao "CAMPEONATO DO MUNDO DE FUTEBOL" em 1958 a ESTOCOLMO, quando seu coração parou de bater.
"CÂNDIDO DE OLIVEIRA" foi ainda grande figura humana, democrata convicto que tomou desassombradas posições públicas contra o regime de SALAZAR. A sua coragem intelectual só teve paralelo na sua coragem física. Foi sujeito a um sem-número de prisões a cabo pela PIDE. Brutalmente torturado e espancado aponto de lhe terem partido todos os dentes, em 1942 é enviado para o Campo do "TARRAFAL" [ 1 ], onde permaneceu até 1944. Sobre esse campo, escreveu um livro chamado "TARRAFAL-O PÂNTANO DA MORTE", publicado a título póstumo, após o 25 de Abril de 1974.
Foi autor de vários livros sobre futebol, como "O FUTEBOL: TÉCNICAS E TÁCTITAS" (1935); "A FORMAÇÃO DOS JOGADORES DE FUTEBOL" (1938); "FUTEBOL, DESPORTIVO PARA A JUVENTUDE" (1940" e "OS SEGREDOS DO FUTEBOL" (1947).
Pela sua importância no futebol português, foi dado o seu nome à "SUPERTAÇA", instituída pela FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL.
Mas LISBOA não o esqueceu e, se antes do 25 de Abril não o tinha podido homenagear porque o ESTADO NOVO não o via com bons olhos, consagrou-lhe em 1979 numa RUA DE LISBOA nos OLIVAIS, assim que lhe foi possível.

[ 1 ] - TARRAFAL - A COLÓNIA PENAL DO TARRAFAL no lugar de CHÃO BOM do Concelho do TARRAFAL na ILHA DE SANTIAGO em CABO VERDE. 
Foi criada pelo GOVERNO PORTUGUÊS no ESTADO NOVO em 23.04.1936. O CAMPO DO TARRAFAL ou CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL, como ficou conhecido.
Com a queda do regime SALAZARISTA em 25 de Abril de 1974, CABO VERDE torna-se independente a 5 de Julho de 1975.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS(4.ª SÉRIE)[VII]-RUA CARLOS BOTELHO»

Sem comentários: