sábado, 1 de julho de 2017

RUA ALFREDO DA SILVA [ IX ]

«O PENSAMENTO DA FUSÃO ENTRE A "CAF" E A "CUF"»
 Rua Alfredo da Silva - (2016)  -  (A "RUA ALFREDO DA SILVA" em LISBOA, no sentido Oeste, na freguesia da "AJUDA")   in   GOOGLE  EARTH
 Rua Alfredo da Silva - (1899)  -  (Uma das FÁBRICAS DA CUF em ALCÂNTARA, LISBOA )  in  FOTOBIOGRAFIAS SÉCULO XX
 Rua Alfredo da Silva - (1899)  -  (A Fábrica de Adubos Químicos da CUF em ALCÂNTARA, LISBOA)   in   FOTOBIOGRAFIAS SÉCULO XX
 Rua Alfredo da Silva - ( 1903 )  -  (Um DIPLOMA atribuído à "COMPANHIA UNIÃO FABRIL - CUF". na EXPOSIÇÃO AGRÍCOLA e de PRODUTOS MINERALÓGICOS)  in  FOTOBIOGRAFIAS SÉCULO XX
Rua Alfredo da Silva - ( 1907 )  -  (Fábrica de Azeites de ALFERRAREDE. adquirida por ALFREDO DA SILVA, fazendo parte do plano de expansão da C.U.F. no início do século XX, a secção de trituradores)   in    FOTOBIOGRAFIAS SÉCULO XX


(CONTINUAÇÃO) - RUA ALFREDO SILVA [ IX ]

«O PENSAMENTO DA FUSÃO ENTRE A "CAF" e a "CUF"»


«ALFREDO DA SILVA» tomava posse como administrador-gerente no ano de 1893 da "COMPANHIA ALIANÇA FABRIL -CAF".
O país estava em franca mudança, nesse início da década de 90 do século XIX, "a crise financeira não agiu sobre a economia apenas através da flutuação e baixa de câmbios. Assim ajudou a implantar novas ideias económicas".
Em 1892 "OLIVEIRA MARTINS" na altura MINISTRO DAS FINANÇAS, procura erguer barreiras alfandegárias para suavizar a impetuosa concorrência vinda do exterior, criando assim condições para a industria emergente Nacional. Já na década passada era reclamada esta protecção para a industria, que em 1886 só os TÊXTEIS obtiveram.
Nesse ano de 1893 parece dar o passo decisivo, ao afastar-se dos negócios do "BANCO LUSITANO", entregando-o nas mãos dos seus amigos "PETRA VIANA" e "JOSÉ AUGUSTO MOREIRA DE ALMEIDA", após acórdão favorável do TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA de 29.08.1894, que homologava a «CONCORDATA» com os principais credores. Talvez eventualmente pretendesse dedicar-se exclusivamente à CAF, mas no ano seguinte já o vemos acumular com o cargo de Director da «CARRIS».
O novo gerente contava com gente da sua total confiança, que vai buscar ao "BANCO LUSITANO". 
A equipa esforça-se por implementar as vendas de determinados produtos. Uma embalagem mais atractiva de VELAS cognominada "NAVIO" venderia muito bem. No ano de 1895 lança uma nova actividade: a importação de ADUBOS QUÍMICOS.
Mas nem tudo era um mar de rosas. Em particular a concorrência com outras empresas do ramo, (em 1896 existiam 24 estabelecimentos de pequena dimensão no sector Industrial do SABÃO). Entre elas uma parece merecer especial atenção, a COMPANHIA UNIÃO FABRIL, sediada em LISBOA, com fábrica no "LARGO DAS FONTAINHAS", também dedicada ao "sabão de todas as qualidades e ainda óleos de palmiste, linhaça, purgueira, amendoim e rícino, além de coconote para engorda de animais e adubos para terra". Esta empresa fundada em LISBOA em 1865 pelo "CONDE DA JUNQUEIRA" com o capital de 200 contos de réis, contava agora com HENRIQUE BURNAY entre os principais accionistas.
Então com 26 anos "ALFREDO DA SILVA", à frente da CAF não se dava por satisfeito. E começa, segundo DIAS MIGUEL, a "GIZAR UM PROJECTO AUDACIOSO": a fusão da sua empresa com a rival C. U. F.. O "estudo do problema deverá ter-se efectuado em meados de 1897". A solução da fusão seguia aliás o "modelo típico das crises capitalistas".

Um incêndio de grandes proporções terá atingido a "COMPANHIA ALIANÇA FABRIL-C.A.F." na noite de 04.02.1889, precipitaria os acontecimentos. Apesar dos avultados prejuízos, traduzidos na destruição de metade da Fábrica, lá estava o jovem Industrial "ALFREDO DA SILVA" nessa difícil segunda-feira a dar mostras de uma enorme presença de espírito, ao fazer publicar na imprensa, logo no dia seguinte, um anúncio aos clientes: sem deixar de pedir a preferência pelos produtos nacionais, assegurava que dentro de dias a fábrica poderia cumprir os contractos de fornecimentos, para isso, estavam a ser tomadas todas as providências para normalizar a situação.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA ALFREDO DA SILVA [ X ]-A REORGANIZAÇÃO DAS FÁBRICAS». 

Sem comentários: