quarta-feira, 8 de novembro de 2017

RUA BARTOLOMEU DIAS [ V ]

«O CONVENTO DO BOM SUCESSO E SUA IGREJA»
 Rua Bartolomeu Dias -  (2012) - Foto de Rui Teodósio  -  (Fachada principal da "IGREJA DO COLÉGIO DO BOM SUCESSO" na RUA BARTOLOMEU DIAS)  in   LISBOA UM OLHAR PARA O PASSADO
 Rua Bartolomeu Dias - (Século XVII)  -  (Interior da Cúpula da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, fundada em 1640) Foto da FUNDAÇÃO OBRA SOCIAL DAS RELIGIOSAS DOMINICANAS IRLANDESAS - que agradecemos-)   in  FOSRDI
 Rua Bartolomeu Dias -  (Interior da  "IGREJA DO CONVENTO DO BOM SUCESSO"  na RUA BARTOLOMEU DIAS)  in  FLCKR
 Rua Bartolomeu Dias -  (1991)   -  (CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO - PORTAL DA IGREJA ( IPPC)   in  DIRECÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL
Rua Bartolomeu Dias  -  ( 1990 )  -  (Interior do "CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO" Claustro e fonte central)  in  PATRIMÓNIO CULTURAL DA CML

(CONTINUAÇÃO) - RUA BARTOLOMEU DIAS [ V ]

«O CONVENTO DO BOM SUCESSO E SUA IGREJA»

O «CONVENTO» teve o seu apogeu nos finais do século XVII, início do séc. XVIII, e entrou com a extinção das "ORDENS RELIGIOSAS EM PORTUGAL" em 1834.
O único período em que tiveram de abandonar o CONVENTO, foi de 4 semanas, quando fecharam e se fundiram alguns CONVENTOS mas as freiras DOMINICANAS do BOM SUCESSO, conseguiram voltar de novo ao seu CONVENTO com a promessa de se dedicarem ao ensino de raparigas. Aliás, já o faziam antes com algumas filhas de fidalgas, especialmente no ensino do INGLÊS, pelo que lhes foi relativamente fácil voltarem para o ensino.

A IGREJA estava concluída no ano de 1670, quando foi transferido para o seu interior o "SANTÍSSIMO SACRAMENTO", embora o resto da construção se prolongasse até 1688, concluindo-se os dormitórios, estes da responsabilidade de MANUEL CERQUEIRA CAMPOS.
A "IGREJA" é de planta "oitavada", com contrafortes rematados por "Pináculos" e "Cúpula" revestida de azulejos. Segundo alguns estudiosos, as obras da construção da Igreja foram dirigidas pela "Vigária" da ordem, uma portuguesa de nome "MARIA MADALENA DE CRISTO" que ali se encontra sepultada.
A porta do exterior é voltada a NORTE e encimada por um nicho com a imagem de "NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO". Interiormente, situa-se do lado direito da IGREJA a porta de entrada, e a "CAPELA-MOR" que está orientada para poente. Os seis arcos das capelas laterais têm pilares lavrados. Por cima dos arcos e dos retábulos da capela ficam seis janelas, tendo a separá-las paredes de cantaria onde foram colocadas pinturas representando figuras ilustres da família DOMINICANA, figurando entre elas a de "SANTA JOANA PRINCESA", filha de "DOM AFONSO V", que também vestiu o hábito da ORDEM.
O "ARCO DA CAPELA-MOR" é o maior, ocupando o retábulo, todo o vão. Assenta em oito colunas de "Jaspe" matizado. A abóbada da CAPELA-MOR  é de pedra e o tecto forma como que "um dossel sobre o sacrário", o trono é de prata e tem pinturas atribuídas a BENTO COELHO DA SILVEIRA (Século XVII), representando cenas do «CÂNTICO DOS CÂNTICOS» e é rematado por uma enorme coroa. O grande crucifixo suspenso é trabalho do século XVIII.
No retábulo do ALTAR-MOR encontram-se as imagens de SÃO FRANCISCO e SÃO DOMINGOS em baixo, e SANTO ANTÓNIO e SÃO TOMÁS em cima.  A imagem de "NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO" é venerada desde o início da fundação do CONVENTO, tendo apenas saído de sua casa durante quatro semanas, quando as freiras foram obrigadas a ausentar-se, voltando ao CONVENTO com elas. Num dos lados da CAPELA-MOR encontra-se o TÚMULO de "DONA IRIA DE BRITO" (CONDESSA DE ATALAIA), e no lado oposto o do seu filho, que faleceu de acidente aos 13 anos. Em oposição ao ALTAR-MOR encontram-se dois coros, superior e inferior, com cadeiras e altares com frontal de azulejo e imagens.  O claustro é sóbrio, de dois pisos, e ao centro tem o fontanário.  Num dos lados situa-se o refeitório do século XVII, construído pouco depois da fundação do CONVENTO.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA BARTOLOMEU DIAS [ VI ] O CONVENTO DO BOM SUCESSO E AS "RAIVAS"(DOCE CONVENTUAL)».

Sem comentários: